Vestibular UFSC 2012: primeiro dia com muita torcida dos familiares
O Vestibular UFSC 2012 começou neste sábado, 10/12, reunindo estudantes, amigos e familiares nos diversos locais de prova. O campus da Trindade vestiu-se de sol e teve um clima ameno – comparado ao dos anos anteriores – para que os candidatos não penassem tanto durante o concurso.
Depois dos portões fechados, às 13h45min, alguns parentes ainda ficaram nas sombras das árvores, aguardando a finalização de mais uma etapa rumo à conquista de uma vaga na UFSC.
Dedicação e vídeo game
Paloma Cidade Cordeiro fez questão de levar a irmã até a porta do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), onde Paola, de 18 anos, presta o concurso para Biologia. “É minha única irmã; quis ter a certeza de que chegaria bem”, explica. A candidata mora no Ribeirão da Ilha com os pais, e a família achou melhor que ela passasse os dias do vestibular na casa de Paloma, em Capoeiras. A irmã coruja, que faz Educação Física na Udesc, conta que na última semana Paola não deixou os estudos de lado. “Convidei hoje para jogarmos uma partida de vídeo game para relaxar. Insisti até que ela topou. Ela se dedicou muito durante todo ano, abdicou de várias coisas, mas tem que ser assim, né?”.
Convicção como força a mais na hora da prova
Claudete Melniski Salvador e Aldo José Toufanini trocavam ansiedades mas também a certeza de que os filhos dela e o sobrinho dele estão em bom caminho. “Fernando está sempre discutindo política, adora História e pretende ir para a escola de Diplomacia”, ressalta Aldo. “Está fazendo o vestibular para Geografia; nunca pensou em Medicina ou se preocupou em escolher algo que lhe rendesse bons salários”, completa. O tio entende que a convicção de Fernando, de 18 anos, morador de São João da Boa Vista (SP), o impulsiona também a fazer uma boa prova. “Ele saiu de casa dizendo que uma das 40 vagas seria dele”.
Tio Clóvis como inspiração
Moradores de Porto Alegre (RS), Samuel, de 20 anos, e Sarah, de 18, mais que irmãos, são amigos. Vão à academia e ao colégio juntos, e este ano fazem as provas da UFSC também. “Desde a primeira vez que minha filha foi ao dentista, quando pequena, soube que queria fazer Odonto”, relembra Claudete. Samuel, que escolheu Zootecnia, teve como inspiração constante seu tio Clóvis. “Ele é muito entusiasmado: trabalha com gado, dá aulas em duas faculdades e atende pequenos produtores de uma cooperativa. Acho que toda a sua empolgação com o que faz acabou contagiando o Samuel”, explica Claudete.
Critério: qualidade
Aldo, tio de Fernando, conta que passou oito anos de sua vida na UFSC. “Fiz Química e depois trabalhei no Colégio de Aplicação como professor”. Foi por sua influência que Fernando veio prestar o concurso para Geografia. “O nome da Universidade é muito forte lá fora; quando digo que me formei aqui, as pessoas reconhecem a qualidade da UFSC ”, ressalta.
Texto e fotos: Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom
Leia também:
Vestibular UFSC 2012: 3.884 pessoas não comparecem ao primeiro dia de provas
Vestibular UFSC 2012: índice de abstenção será divulgado diariamente
Vestibular UFSC 2012: informações para veículos de comunicação
Na mídia: portais de notícias divulgam vestibular da UFSC
Vestibular UFSC 2012: concurso inicia neste sábado em 23 cidades
Vestibular UFSC 2012: Coperve tem orientações finais aos candidatos
Vestibular UFSC 2012: concurso começa neste sábado com 30 mil candidatos
Vestibular UFSC 2012: candidatos devem estar atentos ao fechamento dos portões às 13h45min
Vestibular UFSC 2012: Coperve divulgará índice de abstenção diariamente
Vestibular UFSC 2012: confira a relação candidato/vaga
Vestibular UFSC/2012: Coperve divulga orientações aos sabatistas
Medicina Veterinária e Meteorologia são os novos cursos da UFSC