Vestibular UFSC 2012: concurso começa neste sábado com 30 mil candidatos

07/12/2011 18:13

O Vestibular UFSC/2012 será realizado nos dias 10,11 e 12 de dezembro, em 23 cidades catarinenses (confira aqui o endereço dos locais (cidades)/setores de provas). As provas acontecem entre 14h e 18h, mas os candidatos devem estar atentos para o fechamento dos portões às 13h45min. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) comunica que, assim como vem acontecendo nos últimos anos, o índice de abstenção do concurso será divulgado diariamente, ao final do dia. Já os gabaritos das provas serão divulgados somente no último dia do vestibular (12 de dezembro), após o término da prova, no site www.vestibular2012.ufsc.br.

O concurso oferece 5.991 vagas para 85 cursos e habilitações nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. São dois novos cursos: Veterinária (oferecida no campus de Curitibanos) e Meteorologia (em Florianópolis). No dia 10 de dezembro, serão realizadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, segunda língua (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras), Matemática e Biologia; no dia 11, as provas são de História, Geografia, Física e Química; e o dia 12 é reservado para a redação e quatro questões discursivas.

De acordo com a Coperve, o número de inscritos é de 30.388. O curso de Medicina continua sendo o mais disputado na Universidade Federal de Santa Catarina, com 49,61 candidatos por vaga. Na sequência aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (16,35 candidatos por vaga), Engenharia Civil (14,39), Direito Diurno (13,17) e Engenharia Química (12,86). Com exceção de Medicina, Engenharia Química e Relações Internacionais, o número de candidatos por vaga é maior entre os alunos de escolas públicas do que na média geral da disputa. O novo curso de Medicina Veterinária ficou entre os dez mais procurados, com índice de 10,73 candidatos por vaga.

Do total de participantes, 138 optaram por fazer as provas em Língua Brasileiras de Sinais (Libras) ou escolheram Libras como segunda língua no exame; em torno de 2,7% referem-se à cota destinada aos candidatos negros, 23,1% são de alunos oriundos de escolas públicas e os demais 74,2% incluem-se na categoria geral.

Acesso ao local de prova: das 13h às 13h45min

Para ter acesso ao local de prova, o candidato deverá estar portando:

– Documento de Confirmação de Inscrição;

– Original do RG, cujo número consta na Inscrição;

– Caneta esferográfica de tinta preta ou azul (fabricada em material transparente).

Obs.: Opcionalmente o candidato poderá portar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (material transparente).

Locais das provas

As provas serão realizadas em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Cuidado com eletrônicos
Como em outros anos, o presidente da Comissão Permanente do Vestibular, professor Júlio Felipe Szeremeta, alerta para o cuidado com eletrônicos. Durante a realização das prova o candidato não poderá portar telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, MP-player, iPod ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum dos objetos, esses deverão ser desligados, envelopados, identificados e deixados na sala, em local visível, antes do início da prova. Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.

Canetas transparentes
Para ter acesso ao local de provas, o candidato deve ter em mãos o original do documento de identidade informado no Requerimento de Inscrição e o documento de Confirmação da Inscrição. Para transcrever as respostas para o cartão resposta e para as folhas oficiais de redação e das questões discursivas, deve utilizar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul. Na resolução das provas o candidato poderá usar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (fabricada em material transparente).

Enem
A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como percentual de 30% no Vestibular 2012. Contudo, caso a composição com o conceito do Enem prejudique o candidato, prevalecerá a nota do vestibular.

Ações Afirmativas
As vagas oferecidas no Vestibular UFSC/2012 serão preenchidas de acordo com o Programa de Ações Afirmativas:

– 70% das vagas de cada curso serão destinadas à classificação geral;
– 20% de cada curso serão destinadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
– 10% de cada curso serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas;
– Nove vagas suplementares serão destinadas a candidatos autodeclarados indígenas.

Saiba mais:

Prova 1
Dia 10/12/2011
14h às 18h
– Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas);
– Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano ou
Libras (08 questões de proposições múltiplas);
– Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2
Dia 11/12/2011
14h às 18h
– História (10 questões de proposições múltiplas);
– Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
– Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3
Dia 12/12/2011
14h Às 18h
– Redação;
– 4 questões discursivas

Matrículas
Os classificados para os primeiro e segundo semestres letivos de 2012 vão realizar a matrícula nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2012, nos respectivos campi, exceto os candidatos classificados para o Curso de Engenharia de Materiais, que deverão efetuar esse procedimento nos dias 2 e 3 de fevereiro. Orientações sobre a documentação e as normas  serão publicadas no site www.vestibular2012.ufsc.br, após a divulgação da relação dos candidatos classificados.

Relação candidatos/vaga

http://www.vestibular2012.ufsc.br/relacao_candidatosVaga.pdf

Comunicado Oficial aos Sabatistas

http://www.vestibular2012.ufsc.br/comunicado_sabatistas.pdf

Confirmação de Inscrição

http://www.vestibular2012.ufsc.br/confirmacao.html

Apresentação do Vestibular UFSC/2012

http://www.vestibular2012.ufsc.br/apres_vest2012.pdf

Leia também:

Vestibular UFSC 2012: Coperve divulgará índice de abstenção diariamente

Vestibular UFSC 2012: confira a relação candidato/vaga

Vestibular UFSC/2012: Coperve divulga orientações aos sabatistas

Medicina Veterinária e Meteorologia são os novos cursos da UFSC

Mais informações: www.vestibular2012.ufsc.br ou (48) 3721-9200.

Tags: Vestibular UFSC 2012