Pós-graduandos em Engenharia Elétrica ganham Prêmio WEG de Inovação Tecnológica

07/11/2011 09:25

Os vencedores pretendem publicar artigo sobre o trabalho na revista IEEE Transactions on Industrial Eletronics. Foto: Paulo Noronha / Agecom

Márcio Silveira Ortmann e Daniel Augusto Figueiredo Collier, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, ganharam o primeiro lugar no Prêmio WEG de Inovação Tecnológica com uma nova estratégia de controle para geradores elétricos. O projeto orientado pelo professor Marcelo Lobo Heldwein tem como objetivo minimizar as perdas de energia, reduzir o tamanho dos equipamentos, diminuir os custos e evitar a perturbação na rede elétrica, tudo isso com desempenho equivalente às técnicas usadas tradicionalmente. Com o título “Auto-Controle de Corrente para Geradores Elétricos Trifásicos Conectados a Retificadores Auto-Comutados” o projeto foi inscrito na categoria de nível superior e concorreu com 80 equipes de todo o Brasil.

O novo sistema é direcionado à aplicação na rede eólica e, de acordo com Márcio Ortmann, existem diversas formas de fazer a arquitetura gerador-conversor. “Nenhum processo é 100% perfeito, existem perdas. Na energia eólica você tem que aproveitar o máximo, porque uma hora o vento está presente, outra hora não está. Então, há várias coisas que a gente pode fazer, a partir dos sistemas de controle, para utilizar da melhor maneira possível a energia do vento”. De acordo com o professor Marcelo L. Heldwein, com o desenvolvimento nesta área o custo de produção de energia em um sistema eólico está cada vez mais viável, bem como o custo de sua manutenção. Só nesse ano, o valor do KW/h diminuiu em 30%, passando de R$140,00 para R$95,00.

Novas exigências

Infográfico produzido pela equipe demonstra que objetivo é garantir maior qualidade na transferência de energia do gerador para a rede elétrica

Antes o gerador era ligado diretamente na rede elétrica, que ficava suscetível às variações do vento e à consequente perturbação no processamento de energia. Hoje, com as energias renováveis, existem critérios para a conexão, de forma que essas perturbações não sejam transmitidas para a rede elétrica. Segundo Daniel Collier, mais de 70% das empresas no mundo procuram essa configuração para atender às normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Nem toda turbina eólica está instalada em Natal, que tem vento constante”, destaca Daniel, lembrando a frase que a equipe costuma usar.

Para participar, os estudantes tiveram que solicitar patente do novo sistema, processo orientado pelo Departamento de Inovação Tecnológica da UFSC. A premiação foi de R$15.000,00 para os estudantes e R$7.000,00 para o professor. Até o final desse ano, os vencedores pretendem publicar um artigo de oito páginas sobre o seu trabalho na revista científica IEEE Transactions on Industrial Eletronics. “Todo trabalho acadêmico não necessariamente vai se tornar um produto ou vai ser utilizado, pelo menos a curto prazo. Essa técnica que foi proposta é nova, tem um desempenho equivalente à técnica que é utilizada hoje com alguns diferenciais. Ela é mais simples e soluciona problemas que a técnica consolidada tem”, comemora Márcio.

Para mais informações: http://www.weg.net/
– Prof. Marcelo Lobo Heldwein / Email: heldwein@inep.ufsc.br