UFSC inaugura nova ala do Restaurante Universitário

01/11/2011 11:51

Com 3,3 mil m² e 1500 lugares, novo espçao representa mais do que o dobro das instalações atuais. Fotos: Wagner Behr

A Universidade Federal de Santa Catarina inaugura nesta quinta-feira, 3 de novembro, as novas instalações do Restaurante Universitário, que funciona no campus da Trindade. A obra tem mais de 3,3 mil m², com 1500 lugares, mais do que o dobro das instalações atuais. O RU serve 7 mil refeições por dia, demanda que está em crescimento.

O evento de inauguração acontece nas novas instalações do RU, às 16 horas. O novo prédio também ganhará um nome: Restaurante Universitário Edite Erotides do Nascimento, em homenagem à primeira cozinheira falecida do RU.

Ao entrar no novo restaurante, os usuários encontrarão uma série de inovações. Primeiro, vão poder lavar as mãos nas pias antes de entrar no refeitório. Depois encontrarão um ambiente amplo, com cores vibrantes, climatizado. Se o usuário estiver em cadeira de rodas, poderá subir pelo elevador para acessar o mezanino. A obra conta também com sistema de ventilação, exaustão e piso podotátil, entre outros.

Nesta etapa apenas o refeitório será ativado. “É uma forma de aliviar as filas atuais, que têm uma espera de mais de 20 minutos”, explica a diretora do RU, Deise de Oliveira Rita. Embora a cozinha esteja quase toda equipada, houve problemas na licitação de caldeirões, por isso não há previsão para ativá-la.

Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é de que o RU se torne uma referência também em comida saudável. Para isso foram comprados quatro fornos combinados, capazes de preparar cinco mil refeições simultaneamente, como forma de diminuir a fritura com a oferta de alimentos assados. Nas seis chapas grandes serão preparados alimentos grelhados.

Os novos equipamentos também visam otimizar a produção. Um exemplo é que será possível preparar simultaneamente o almoço e o jantar, pois com a aquisição de dois resfriadores o jantar ficará conservado até o momento de ser servido. A estrutura prevê também uma sala de convivência para os funcionários, com sofás, mesas e TV.

Serviço:
Inauguração do novo prédio do Restaurante Universitário da UFSC
Onde: Campus Universitário da Trindade, Florianópolis (SC)
Quando: dia 3 de novembro, às 16 horas.
Área total: 3.332,24 m²
Valor: R$ 9,828 milhões