Estrutura da FURB impressiona comitiva da UFSC

26/08/2011 17:08
Foto: Eduardo Sofiati

Foto: Eduardo Sofiati

A Universidade Regional de Blumenau viveu ontem um dia histórico ao receber a comitiva de alto nível da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para dar início à construção da proposta de instalação do campus da Federal em Blumenau, por intermédio da FURB, como definido com o Ministério da Educação, semana passada, dentro do plano de expansão do governo federal.

A fusão foi comemorada pelo reitor João Natel e pela chefe da comitiva, a pró-reitora de Graduação da UFSC, Yara Maria Rauh Müller, ao final da visita às instalações da FURB. “Estamos dando os primeiros passos no Vale daquilo que será a terceira universidade federal em Santa Catarina”, disse Natel. “Em 2012 já poderemos oferecer as primeiras vagas federais através da FURB”, afirmou a pró-reitora, que representou o reitor Álvaro Prata, ocupado com manifestações de alunos acampados há nove dias na Reitoria, em Florianópolis. “O importante é que possamos fazer um projeto viável ao MEC, e apresentá-lo em 30 dias, como solicitado”, completou Yara. Uma curiosidade: ela nasceu em Indaial e começou na FURB o curso de Ciências Biológicas, na década de 70.

Entre 10 e 18 horas, a comitiva de reconhecimento foi ciceroneada pelo reitor João Natel e a vice-reitora Griseldes Boos, assim como pelos diretores de centro, coordenadores de inúmeros laboratórios (campus 2, 3 e 5) e da Biblioteca, servidores, presidente do Sinsepes, Túlio Vidor, e do comitê pró-federalização, Clóvis Reis.

O prefeito João Paulo Kleinubing e o vice Rufinus Seibt e a deputada Ana Paula Lima acompanharam pela manhã a solenidade de apresentação e entrega da documentação da FURB, no auditório da Biblioteca. Pela UFSC compareceram também Maria Lucia de Barros Camargo (pró-reitora de Pós-Graduação), Luiz Alberton (secretário de Planejamento e Finanças), João Batista Furtuoso (pró-reitor de Infraestrutura) e Luiz Henrique Vieira Silva (pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social).

O objetivo de visita foi permitir uma avaliação inicial da realidade da FURB.  A vice-reitora Griseldes Boos fez apresentação pormenorizada da infraestrutura, de todos os cursos e programas de pesquisa e extensão e do orçamento da Universidade, bem como a situação do corpo discente e dos servidores (docentes e Tas).

Coube ao diretor do Centro de Ciências Jurídicas, professor Antônio Carlos Marchiori, a pedido do reitor, a missão de explicar à comitiva, de maneira consistente e breve, a natureza jurídica da FURB, uma fundação pública de direito público, baseado em farta documentação e pareceres de dois notáveis professores (Paulo Henrique Blasi e Diógenes Gasparini) comprovando ser a FURB uma autarquia municipal especial que faz administração pública.

João Paulo Kleinübing enalteceu a visita como importante passo para “buscarmos em conjunto a expansão da UFSC no Vale através da FURB. Vamos conversar muito e encontrar os caminhos para fazer a melhor integração”, afirmou.

Ao fazer a entrega oficial da documentação da FURB, Natel afirmou: “Daqui nasce nossa federal. É momento histórico para a FURB. O reitor Álvaro Prata sempre deu total apoio à nossa parceria e sempre disse que não concebe uma terceira federal em Santa Catarina sem passar pela FURB”.

Primeiras impressões

Ao final do dia, todos se reuniram no auditório do bloco T, onde a FURB TV transmitiu ao vivo as primeiras impressões da comitiva e as expectativas da comunidade acadêmica.

O reitor João Natel reiterou o desejo da comunidade de “o processo de incorporação da FURB pela UFSC seja integral – servidores, alunos e patrimônio. Vamos buscar construir um plano ao MEC que cubra toda essa absorção, mesmo que de forma gradativa. Mas entendo como um processo irreversível. Hoje é o primeiro ponto de sensibilização da UFSC e do próprio MEC de que temos como contribuir efetivamente para uma forte resposta em favor do ensino superior gratuito no País”.

Natel se mostrou otimista, mas admite que “há muito trabalho pela frente no sentido de pavimentar este caminho até que a FURB seja federalizada, pois esse é o objetivo do Vale do Itajaí”. Defendeu a instalação de um grupo técnico para dar celeridade ao projeto que sensibilize o MEC e o Palácio do Planalto a conceder o aval de absorver a FURB como um todo. “Quanto mais cursos, no primeiro momento, forem absorvidos e criados novos, mais sólida será a construção da terceira federal de Santa Catarina. Essa é a luta do Vale e está apenas começando. Hoje é primeiro passo para que nossa universidade se torne federal, mas o tamanho do passo vai depender da nossa força em sensibilizar Brasília. Que essa incorporação ocorra o mais rápido possível e com todo o apoio político necessário aqui e em Brasília”.

Ao mesmo tempo, o reitor lembra que não se pode perder de vista que corre na Câmara Federal o projeto de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.

Primeiro o campus, diz Yara

Na visão da pró-reitora Yara Müller, o dia foi extremamente produtivo e a visita às instalações causou excelente impressão. “Vamos analisar todo material que recebemos da instituição, compor a comissão mista e apresentar ao MEC um projeto xeqüível, realista e importante também para a FURB. Temos um calendário a cumprir para um rigoroso planejamento das atividades em 2012, 2013, 2014… para ofertas de vagas federais através da FURB. Primeiro precisamos concretizar no MEC a idéia da FURB ser o campus da UFSC em Blumenau. Temos clareza que será um processo gradual. O reitor Álvaro Prata é simpático a idéia que se caminhar para a construção da terceira federal no Estado. Estamos felizes e com perspectiva aberta. Ficou evidente o quanto a FURB e a comunidade está motivada pela universidade federal em Blumenau. Esse é um começo. Iremos e voltaremos para construir esse projeto, que deverá ser em etapas. Somos parceiros. Em 2012, seja março ou agosto, pretendemos oferecer as primeiras vagas em conjunto. Gostaria que vocês mantivessem a euforia com as vagas federais, mas também é preciso entender que caberá ao MEC avaliar o projeto para decidir o que é viável.

Segundo a pró-reitora Maria Lúcia, o desafio será justamente como encaminhar essa parceria. “Não temos hoje as respostas e nem há modelo pronto. Essa é uma vantagem do processo. Vamos desenhá-lo em conjunto, respeitando a história das instituições. Estamos abertos a realizar isso sem ter nenhum elemento pré-concebido, diferente da expansão de outras cidades que começou do zero. Primeiro vamos trabalhar a idéia do campus. Depois ele pode se tornar independente, como ocorreu com Marabá, no Pará. Os cursos e quantas vagas serão oferecidas ainda está aberto”.

Por Michel Ivon Imme Sabbagh/ Jornalismo – CCM FURB

3321-0433 – michel@furb.br