Administração Central entrega documento ao Diretório Central dos Estudantes

23/08/2011 09:52

A Administração Central da UFSC entregou ao Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos nesta segunda-feira, 22/8, ofício em resposta a questionamentos do corpo discente. Na semana passada, estudantes que mantêm vigília no hall da Reitoria foram recebidos pelo reitor Alvaro Toubes Prata para diálogo sobre temas como a paralisação dos servidores técnico-administrativos da UFSC, a expansão da instituição, a falta de professores em vários cursos e a redução do número de vagas no curso de Economia. Diversos pontos foram registrados em documento entregue ao reitor. O ofício entregue pessoalmente pelo reitor aos estudantes traz informações e esclarecimentos às reivindicações estudantis. Abaixo a íntegra do documento.

Ofício n.º 460 /2011/GR

Florianópolis, 22 de agosto de 2011

Ao Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos

Em atenção ao documento desse Diretório, datado de 17/08/2011 e entregue a este Gabinete, vimos informar:

Não haverá redução de vagas no Curso de Graduação em Economia no próximo vestibular. Houve uma proposta, neste sentido, aprovada pelo Colegiado do Curso e que tramita na Câmara de Ensino de Graduação que, neste momento, se encontra em diligência ao Colegiado do Curso. Em relação à esta proposta, reafirmamos nosso compromisso em assegurar que o assunto seja discutido com maior profundidade antes de retornar à Câmara de Ensino de Graduação. Destacamos que nos últimos três anos foram criados 24 cursos de graduação na universidade e promoveu-se um aumento superior a 50% nas vagas nos concursos vestibulares. Isto representa um crescimento nunca visto anteriormente. No período de 2003 a 2007, houve um crescimento de apenas 8% nas vagas de ingresso na UFSC. Estes dados asseguram que não há política de redução de vagas na Universidade, mas uma política de expansão que vem inserindo uma grande parcela de nossos jovens no ensino superior.

Quanto à greve dos servidores técnico-administrativos, a administração da UFSC reafirma o seu apoio às reivindicações dos servidores técnico-administrativos e a disposição em continuar, através da ANDIFES, buscando negociações que permitam que os servidores se sintam contemplados e as universidades retornem ao seu pleno funcionamento. Este apoio também é institucional, conforme já expressado oficialmente pelo Conselho Universitário e amplamente divulgado à comunidade universitária. Nas últimas semanas, o Reitor participou de várias reuniões em Brasília e tem se posicionado firmemente para que sejam retomadas as negociações entre o Governo Federal e a FASUBRA. É de nosso interesse que estas atividades sejam de conhecimento de toda a comunidade e poderão também ser repassadas, em detalhes, a uma comissão especialmente designada por essa Diretoria.

Quanto às edificações, superamos as dificuldades associadas ao cronograma em atraso e vamos finalizar as obras da terceira Ala do Restaurante Universitário em setembro. A conclusão final do RU, incluindo a instalação de todos os equipamentos, está prevista para meados do mês de outubro próximo. Com esta expressiva expansão do Restaurante Universitário, o número de refeições servidas diariamente passará, em média, de 2.800 para 7.000 refeições em 2011. Após a conclusão da obra, o RU terá uma capacidade para 1.500 lugares em ambiente climatizado e área de produção dentro dos padrões modernos de elaboração de alimentos. Foi, também, implantada uma política de alimentos saudáveis, sendo parte orgânica, livres de agrotóxicos e originados da agricultura familiar.

Quanto à Moradia Estudantil, estamos trabalhando para que as obras sejam finalizadas até o final de outubro de 2011. O novo mobiliário já está em processo final de licitação, e já bem adiantado o processo de aquisição dos eletrodomésticos e utensílios, que foram definidos por uma comissão constituída pela PRAE, moradores e lideranças estudantis.

Quanto ao Prédio de sala de aulas, foi acordado com a empresa responsável que as obras serão finalizadas em novembro de 2011. Assim, no semestre de 2012.1, teremos aproximadamente 7.000 m2 de salas de aula à disposição da nossa comunidade.

Quanto à política de pessoal, esclarecemos que a contratação de servidores técnico-administrativos e docentes depende de aprovação do Legislativo, por solicitação do Governo Federal. A Administração da Universidade tem se empenhado junto ao Governo Federal, através de seu Reitor e da ANDIFES, no sentido de expandir o quadro de servidores para fazer face à expansão das universidades. Informamos que, dos 400 docentes previstos para atender ao REUNI, 250 já foram contratados e a expectativa é de que neste semestre serão abertos novos concursos, conforme Projeto de Lei já encaminhado ao Legislativo pelo Governo Federal. Desta forma, a UFSC será contemplada com a contratação de mais 150 docentes, podendo atender também a demanda de seus Campi em Joinville, Curitibanos e Araranguá. Quanto ao quadro de técnico-administrativos, recém finalizamos concurso para contratação de 152 novos servidores, que estão sendo empossados. Nos últimos três anos contratamos perto de 1.000 novos servidores, entre docentes e técnico-administrativos.

Finalmente, informamos que não há posição conservadora da Universidade em relação aos seus cursos. Recentemente, foram implantadas novas propostas pedagógicas e curriculares nos cursos como a Engenharia da Mobilidade em Joinville, e Design, na sede, bem como a implantação de um criterioso sistema de avaliação das disciplinas, em funcionamento desde o semestre de 2010.2.

Administração Central
Universidade Federal de Santa Catarina

<!–[if !mso]>
Tags: greve na UFSC