UFSC promove o I Seminário dos alunos da pós em literatura

15/08/2011 13:52

Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Literatura da UFSC provoca diálogo entre 71 mestrandos e doutorandos em torno de objetos que vão do romance, poesia, música, teatro, novela, jornal, às histórias em quadrinhos. Mesas-redondas serão acompanhadas pelo crítico Luiz Costa Lima. O seminário será realizado de 16 a 18 de agosto no CCE.

Modernismo Brasileiro, poesia, literatura e crítica brasileira, poesia religiosa,hipertextualidade,literatura, arte e cultura africana, italiana e argentina, performancee dramaturgia. É só uma pequena mostra das pesquisas que mestrando e doutorandos debaterão dentro das 19 mesas temáticas que compõem o I Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, marcado para o período de 16 a 18 de agosto, no Centro de Comunicação e Expressão. O evento abre às 9 horas de terça, no Auditório Henrique Fontes, com o pronunciamento da pró-reitora de Pós-Graduação Maria Lúcia Camargo e a conferência do professor de Literatura Raul Antelo (UFSC) refletindo sobre o desejo e o vazio no processo depesquisa. Luiz Costa Lima (UERJ/ PUC-RJ), considerado um dos mais importantes críticos brasileiros, faz o encerramento,na sexta-feira, às 18 h, com a conferência A História e a Teoria Literárias entre nós.

Logo após a conferência, às 20 horas, Costa Lima fará o lançamento de seu livro inédito publicado pela UFSC, Escritos de Véspera (veja resenha), uma reunião de ensaios de crítica literária que atravessam o estruturalismo e o pós-estruturalismo. Em sua conferência, o visitante ilustre também fará um comentário crítico geral sobre o andamento das pesquisas dos estudantes de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. São 71 comunicaçõesinvestigando questões éticas e estéticas emergentes da contemporaneidade,embutidas em temáticas, autores, obras e objetos textuais não ortodoxos, como:literatura e animalidade; infância, educação e histórias em quadrinho;crônica; estética e filosofia; música; jornalismo cultural; literatura e cidade; memória e inventário; guerra e ditaduras; cinema e televisão.

O desafio de realizar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado é sempre mais estimulante quando as etapas do processo de pesquisa podem ser compartilhadas e mediadas pelos seus pares. Organizado pela Representação Discente da PPGL, o Seminário pretende proporcionar o encontro entre todos os alunos e favorecer a conversa, a reflexão e a socialização das suas pesquisas. O evento é, assim, um alargamento de horizontes pela perspectiva crítica do outro. “Temos o intuito não do consenso, mas de um diálogo plural e heterogêneo que potencialize a singularidade dos alunos e de suas pesquisas”, conforme explica a doutoranda Ana Carolina Chernicchiaro, uma das coordenadoras do seminário.

A programação completa e o resumo das conferências e das comunicações estão no site do evento: http://seminalitufsc.wordpress.com/

Fonte: Jornalista Raquel Wandelli/ seCArte

99110524, 37219602 e 32845304