Fernando José Spanhol assume cargo na Fundação Universidade do Tocantins

09/06/2011 11:55

Foto: Paulo Noronha / Agecom

Fernando José Spanhol, servidor técnico-administrativo que atuou no Laboratório de Educação a Distância e foi chefe do serviço de expediente do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, acabou de assumir o cargo de vice-reitor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas. Graduado em Pedagogia pela Unochapecó, ele tem mestrado e doutorado em Mídia e Conhecimento pela UFSC e é diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Fernando Spanhol trabalhou durante 17 anos na UFSC, onde foi também professor de Introdução à Educação a Distância e Organizações Intensivas em Conhecimento, supervisor do Lantec/CED, diretor técnico da TV Floripa e coordenador do pólo da Abed/SC. Também lecionou no curso de Pedagogia da Univali, integrou mais de 20 bancas de defesa de monografia, dissertação e tese e participou em cerca de 40 comissões de avaliação e credenciamento para educação a distância da Sesu, Seed, Inep, Capes/UAB e CEE-SC.

Entre as suas áreas de pesquisa estão Gestão e Legislação de Educação a Distância, Desenho Educacional, Sistemas de Tele/Videoconferência, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Continuada, Educação de Adultos, Teorias de Aprendizagem e Mídia e Conhecimento. Ele entrou como servidor e depois fez mestrado e doutorado na UFSC, onde teve participação em pesquisas na área da educação a distância, campo no qual a instituição alcançou grande projeção nacional.

Estado com potenciais
Spanhol diz que foi convidado para o cargo porque a Fundação Universidade do Tocantins, que nasceu como autarquia em 1990, estava precisando de um profissional com vivência institucional e capacidade de planejar as ações da instituição. “A Unitins quer ajudar a desenvolver competências para o crescimento do Estado”, afirma. Todos os seus cursos foram criados levando em conta as potencialidades e demandas do Tocantins, que tem cerca de dois milhões de habitantes.

Na graduação, a Unitins oferece, entre outros, os cursos de Tecnólogo em Agronegócios e Tecnólogo em Mineração. Na educação a distância, há mais opções: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Fundamentos Jurídicos, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Complementação de Estudos. A instituição tem ainda dois mestrados e um doutorado interinstitucional.

Ele conta que o Estado do Tocantins, criado há apenas duas décadas, se destaca na área agrícola e tem um potencial hidrelétrico muito acentuado. Também possui um importante centro de piscicultura da Embrapa e do ponto de vista logístico está na rota do transporte de cargas do centro-oeste para o nordeste, por meio da Ferrovia Norte-Sul e dos rios navegáveis da região. Também a indústria turística se desenvolveu muito depois que a reserva do Jalapão foi descoberta pelos ecoturistas e amantes do turismo de aventura.

Mais informações: (63) 3218-2939 / fernando.s@unitins.br

Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista da Agecom