Equipe de xadrez da UFSC se sagrou campeã da Liga do Desporto Universitário

06/06/2011 16:53

Equipe campeã e Pró-reitor Claudio Amante

A equipe de xadrez da UFSC – formada pelos alunos Claudionor Pirola, Diogo Luiz de Oliveira, João Pedro Uczai e Karoliny Taiane da Cruz – foi campeã da Liga do Desporto Universitário 2011. Equipes de 23 estados disputaram o torneio que aconteceu entre os dias 25 a 28 de maio, na cidade de Goiânia/GO.

Na classificação individual, João Uczai conquistou o vice-campeonato, Claudionor Pirola ficou com o 4º lugar e Diogo Luiz de Oliveira obteve a 6ª posição. Karoliny Taiane da Cruz se consagrou vice-campeã na categoria feminina.  A equipe da UFSC fez a maior pontuação da Liga, por meio da soma dos resultados individuais. “O sistema de pontuação do torneio é semelhante a do Campeonato Brasileiro. Consagra-se campeão o time que conseguir o maior número de pontos durante a disputa”, explica Claudionor.

Com os resultados, os estudantes alimentam a expectativa de participar do “Universíade”, um evento desportivo internacional direcionado para atletas universitários, que este ano acontecerá de 12 a 23 de agosto, em Shenzhen, na China. “Pelo regulamento, apenas os campeões estão com o direito garantido de participar dos jogos. No entanto, o mesmo regulamento prevê também a disputa em equipe. Por enquanto estamos aguardando um parecer mais claro do Comitê Organizador”, ressalta João.

Ano passado, a equipe da UFSC foi campeã dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e também da Copa Unisinos de Xadrez. Os acadêmicos contaram com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que auxilia e incentiva a prática desportiva por meio da Divisão de Apoio ao Esporte Universitário (DAEU). Os recursos são do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234/2010).

Foto: Paulo Noronha/Agecom

Mais informações: (48) 3721-9419 e  www.prae.ufsc.br

Por Darilson Barbosa / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: campeã liga do desporto universitárioequipe de xadrez UFSC