HU fez 76 cirurgias plásticas de caráter tumoral durante a semana

26/11/2010 15:50

Com os quatro pacientes atendidos na manhã desta sexta-feira, dia 26, chegou a 76 o número de procedimentos realizados durante a Maratona de Cirurgias Plásticas do Hospital Universitário da UFSC, que começou segunda-feira. Desta forma, o HU zera a fila de pacientes de todo o Estado que esperavam por operações de reconstrução, todas de caráter tumoral, aproveitando que Florianópolis sediou, durante esta semana, o Congresso Brasileiro de Anestesiologia, evento que liberou parte das salas do centro cirúrgico da casa de saúde.

Vice-reitor Paraná (centro) com os médicos responsáveis pela Maratona: "Houve dias em que a equipe realizou 18 cirurgias, indo das 8h até à 1h da manhã”, afirmou o doutor Rodrigo d’Eça Neve. Foto: Paulo Noronha / Agecom

De acordo com o diretor do hospital, Felipe Felício, o mutirão foi comandado pelos cirurgiões Rodrigo d’Eça Neves, diretor do Serviço de Cirurgia Plástica, Jorge Bins Ely e Zulmar Accioli, que trabalharam ao lado de seis médicos residentes em três salas destinadas exclusivamente a este fim, durante cinco dias. “Houve dias em que a equipe realizou 18 cirurgias, indo das 8h até à 1h da manhã seguinte”, conta o diretor d’Eça Neves. Todas elas estavam previamente agendadas e os pacientes foram atendidos com o uso de anestesia local e liberados em seguida.

Agora, o material retirado será encaminhado para análise de laboratório e, se for o caso, os pacientes serão chamados para uma eventual reoperação. O diretor do Serviço de Cirurgia Plástica calcula que 15% dos casos vão requerer uma nova intervenção. De qualquer maneira, em seis meses os pacientes poderão saber se terão de voltar para realizar novo procedimento. Todo o processo, incluindo consulta e operação, é gratuito.

“Este é o único serviço de cirurgia plástica do Estado que forma novos especialistas”, diz o diretor. Como o HU funciona como escola, os cirurgiões gerais se especializam durante mais três anos para atuarem nesta área. A intenção é repetir a maratona em 2011, evitando que os pacientes de uma doença que pode progredir se submetam a uma fila de espera. “A própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vem estimulando esses mutirões”, informa d’Eça Neves.

Segundo os médicos do HU, a maior parte dos pacientes são pessoas com mais de 40 anos e um histórico de muita exposição ao sol. São agricultores, pescadores, pessoas que trabalham ao ar livre ou que excederam as horas de sol na praia, na juventude.

O cirurgião Rodrigo d’Eça Neves diz que o fato de ter uma população de pele predominantemente clara, sobretudo no Vale do Itajaí, faz de Santa Catarina um Estado com elevada incidência de câncer. “O efeito maléfico do sol é somatório”, conta ele, informando que a quantidade de raios é que pode determinar o risco de desenvolver um tumor. Além da exposição ao sol de forma desregrada, o uso de recursos sem efeito comprovado para o bronzeamento da pele termina por gerar um novo fator de risco.

Pior ainda são as máquinas que bronzeiam, que podem provocar melanomas e que vêm sendo proibidas em quase todos os países. “A boa notícia é que aumentou a consciência acerca dos perigos e há mais informações disponíveis para que as pessoas evitem a exposição excessiva à luz solar”, conclui o médico.

Mais informações na direção do Hospital Universitário, fone (48) 3721-9136.

Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom

Tags: cirurgias plásticasHUmaratonatumor

Hospital Universitário realiza maratona de cirurgias plásticas

19/11/2010 14:28

 

Entrevista com Felipe Felício

Diretor do HU, Felipe Felício

O Hospital Universitário da UFSC realiza de segunda a quinta-feira da próxima semana um mutirão de 50 cirurgias plásticas, com o objetivo de zerar a fila de espera de pacientes de todo o Estado. O centro cirúrgico do HU terá a maioria de suas salas destinadas a esses procedimentos, que serão feitos com anestesia local. “O paciente vai entrar, passar pela cirurgia e sair andando”, garante o diretor do HU, Felipe Felício. O evento faz parte do Congresso Brasileiro de Anestesiologia, que vai acontecer durante toda a semana.

Os procedimentos serão realizados das 12h de segunda-feira, dia 22, às 12h de quinta-feira, 25. Cerca de 30 leitos, além do serviço de hemodiálise do HU, serão destinados exclusivamente a esse fim. A maioria dos pacientes já se internou para esperar a cirurgia, e depois ficará numa sala à espera da alta médica. O diretor alerta que nenhum dos procedimentos tem caráter estético.

Outra maratona – Neste domingo, dia 21, o centro cirúrgico do Hospital Universitário sedia um curso de endoscopia digestiva, dentro da programação da 9ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, com a presença de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Itália, Japão e Venezuela. De acordo com o diretor Felipe Felício, 30 procedimentos endoscópicos invasivos serão feitos com pacientes previamente agendados, vindos de diversas regiões de Santa Catarina.

O curso é uma realização de empresas fornecedoras de insumos para os procedimentos de endoscopia digestiva, com o apoio do HU. “Será uma oportunidade de atualização, com a participação de especialistas respeitados de outros países, envolvendo alta tecnologia”, diz o diretor.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3721-9163 e com o diretor do HU, Felipe Felício, pelo fone 9962-3499.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Foto: Paulo Roberto Noronha/Agecom

Tags: cirurgia plásticaFelipe FelícioHU

Seminário Morte e Luto

17/11/2010 18:14

Dia 22/11, das 8h30 às 12h, e das 14h às 17h30, no auditório do Hospital Universitário (HU). Inscrições pelo telefone (48) 3721-8042, com Cátia, da AAHU. Evento gratuito para os sócios da Associação. Não-sócios pagam R$ 10. As vagas são limitadas.

Ministrantes:

Pr. Mario Sontag, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, capelão do Hospital Universitário da ULBRA – Canoas, RS, mestre em Teologia Prática e especialista em Cuidados Paliativos e Assistência Espiritual Hospitalar.

Laura Cristina da Silva Lisboa de Souza, doutora em Enfermagem/UFSC, professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC e mestre em Enfermagem e Processo de Morte e Morrer: Possibilidades de Cuidado ao Cuidador.

Ana Claudia Moraes, assistente social do HU/UFSC e membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos para Pesquisa e Transplante – CIHDOT.

Charles Roberto Mineiro da Silva, psicólogo formado pela UFSC e membro da RNT – Rede Nacional de Tanatologia.

Frei Luiz Antonio Frigo (Paróquia Santíssima Trindade), teólogo, filósofo, mestre em Ciências da Educação, coordenador da Pastoral Universitária UFSC e assistente Espiritual no HU/UFSC.

Coordenação:

Maria de Lourdes Cardoso

Núcleo de Capacitação – AAHU

Tags: HUmorte e lutoseminárioUFSC