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Ciência e Universidade ampliam compreensão sobre questão LGBTQIAPN+ e impactam realidade
Publicado em 28/06/2021 às 8:05Pesquisar, informar, divulgar, formar e incluir. São muitos os verbos que se aplicam à função da Universidade como parte da luta da comunidade LGBTQIAPN+, que celebra no dia 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Para além de um papel pedagógico – o que abrange, por exemplo, a necessidade de explicar a sigla e combater o preconceito – as ações realizadas por núcleos dedicados a estudar o assunto formam profissionais conscientes de uma questão social importante, podendo, inclusive, impactar a realidade.
>> LGBTQIAPN+: mais do que letras, pessoas
Um desses impactos mais diretos veio por meio de um estudo do qual o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) – pioneiro na UFSC e no Brasil – participou. Em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Goiás, o núcleo realizou, já na primeira década dos anos 2000, uma pesquisa então inédita sobre conjugalidades e parentalidades LGBTQIAPN+ no país. Seu desdobramento, segundo lembra a coordenadora do NIGS, Miriam Grossi, foi importante para a decisão do STF de equiparar a conjugalidade de pessoas do mesmo sexo com o casamento heterossexual. “Sem dúvida pesquisas científicas são fundamentais, sobretudo neste momento de grandes retrocessos políticos para que a sociedade entenda que pessoas LGBTQI+ são cidadãos como os outros e que têm o direito de se casar, ter filhos, serem amados por suas famílias”, pontua.
Recentemente, o Núcleo de Direitos e Diversidade (NEDD) também uniu o campo da pesquisa à intervenção social: um dos estudos executados pela equipe levou à propositura da ação que reconheceu o direito de constar na certidão de nascimento o real gênero a que uma pessoa se sentia pertencente. “No caso em particular, por tratar-se de uma pessoa não binária, a conquista se deu justamente pelo direito de não constar nenhum dos gêneros binários”, lembra o líder do grupo, professor Clarindo Epaminondas.
Para o professor, a ciência que é produzida nas universidades pode ser considerada responsável por uma mudança de paradigma sobre temas como casamento igualitário, autodeterminação de gênero e sexo e outros temas, o que reforça a correlação direta entre a ciência e o mundo. “Ao contrário do que se pareça, estudar a diversidade sexual inclui entender como funciona a sociedade”, pondera.
Os casos de impacto direto na realidade podem ser considerados paradigmáticos por gerarem rupturas e provocarem mudanças na vida cotidiana de cerca de 15% a 20% da população, conforme indica o professor Rodrigo Moretti, do Epicenes: Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde. “A gente deve lembrar que a ideia de minoria é um termo da ciência política e se refere à minoria nas decisões, não em termos numéricos. Então, por mais que a gente provavelmente tenha uma porcentagem maior de pessoas heterossexuais e cisgêneras na humanidade, as pessoas LGBT+ também estão presentes”, afirma, reforçando a relevância de lançar o olhar da ciência ao assunto.
Para a professora Olga Regina Zigelli Garcia, líder do Laboratório Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em sexualidades (Afrodite), a universidade, por meio da pesquisa, tem o papel não só de colaborar com as diferentes formas de existência, como de compreender que a existência dentro da diferença tem muito a agregar para o próprio pensamento científico. “Os campos de saber precisam cuidar da diversidade nos espaços de formação para que ela se torne um lugar próspero, um lugar frutífero. Neste caso, é preciso instituir programas sérios de acesso, permanência e êxito de discentes, bem como promover cursos não só para docentes e discentes, mas fundamentalmente para os papéis de poder dentro das instituições”, comenta.
Informar e divulgar
De acordo com o pesquisador Assis Felipe Menin, do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), um dos principais centros de pesquisa sobre o assunto no Brasil, o relatório mais recente da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia, indica que 237 pessoas foram mortas de forma violenta em 2020 “simplesmente por expressarem e viverem aquilo que são”. Menin ressalta que esse número pode ser maior, já que muitos casos não entram na lista das violências da população dissidente sexual. “Logo, o pessoal é político, e a universidade, por excelência, tem a função de compreender os fenômenos sociais”.
Os núcleos de ensino, pesquisa e extensão cumprem um papel adicional nesse cenário: contribuem com a informação, uma das principais ações contra o preconceito. Só no IEG, são 21 laboratórios, da UFSC e de outras instituições, preocupados com a temática. O instituto é formado por frentes de atuação que dão visibilidade ao assunto, entre eles o Fazendo Gênero, simpósio internacional que ocorre desde 1994, o Centro de Documentação (CEDOC-IEG), uma biblioteca especializada em estudos das sexualidades dissidentes e hétero, o Espaço Cultural Gênero e Diversidade e a Revista Estudos Feministas. “A preocupação do IEG nesse momento, para além das frentes dos estudos e pesquisas na interseccionalidade de gênero, raça, feminismos entre outros, é no fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão”, registram.
A professora Miriam Grossi, do NIGS, reforça a importância do projeto de extensão Papo Sério, que foi desenvolvido por mais de uma década pelo núcleo. “Fazíamos oficinas de sensibilização a estas temáticas em escolas públicas da Grande Florianopolis”, lembra. O projeto foi paralisado por conta da pandemia, mas as investigações do núcleo continuam. “O grupo está dedicado a entender questões como envelhecimento de gays, impacto das políticas conservadoras contra a diversidade sexual no espaço da escola, violências contra estudantes LGBT em escolas, como gays produzem conjugalidade a partir da decoração de suas casas”, comenta.
No Afrodite, atualmente, 25 estudantes da graduação à pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, mais sete pesquisadores e um servidor técnico-administrativo atuam no ensino, pesquisa e extensão. Um dos eixos é justamente voltado para o desenvolvimento de formações mensais nas temáticas de gênero, diversidade sexual e sexualidades que são abertas ao público em geral e obrigatórias para pessoas que compõem o grupo. “Estudar questões relacionadas à diversidade sexual é contribuir para o entendimento de que cada pessoa é única em seu processo de viver e, portanto, deve ser respeitada em suas especificidades”, afirma a coordenadora Olga Regina Zigelli Garcia.
O Epicenes também alia a pesquisa, o ensino e a extensão em suas práticas, atuando em campo interdisciplinar. O grupo promove pesquisas nas temáticas de Gênero e de Diversidade Sexual aplicadas à saúde, mas também é espaço formativo para profissionais de saúde e das ciências sociais. “Se a gente for pensar, seja no âmbito da educação ou da saúde, você desconsiderar uma característica tão importante quanto a orientação afetiva, a expressão de gênero e orientação sexual das pessoas é você desconsiderar vários elementos que fazem com que essas pessoas tenham uma vida diferente dos outros 80%. Isso é uma percentagem muito significativa”, explica Moretti.
Formar e incluir
A formação de profissionais atentos às diversidades e a sua inclusão efetiva é outro eixo de ação dos núcleos que tematizam a questão LGBTQIAPN+ na UFSC. Menin, do Instituto de Estudos de Gênero, lembra que a universidade, aliada à ciência, pode contribuir com a pluralidade e o respeito às sexualidades dissidentes no seu ambiente – e que o ingresso dessa parcela da população é o primeiro passo para acolher esses grupos que historicamente sempre estiveram fora.
“Uma dessas ações, entre outras, é a abertura de cotas para o ingresso das identidades trans nos programas de pós-graduação, que garantem a apropriação desse saber científico e a mobilização de diferentes formas de saberes”, indica. “Ao acolher essa população e as suas especificidades, que não estão relacionadas apenas às demandas mais urgentes da violência física, mas da ordem do psicológico, do jurídico, da saúde, a universidade pública contribui para a sua pluralização”, complementa.
O professor Moretti, do Epicenes, acredita que a Universidade pode contribuir com a formação de sujeitos capazes de compreender as diversidades e de serem sensíveis a ela. Para ele, uma instituição como a UFSC pode atuar em dois grandes blocos: mapear, por meio das pesquisas, o que essas pessoas passam nas suas vidas, articulando diferentes campos do saber, e formar profissionais aptos a lidarem com isso. “Cada vez mais a universidade forma estudantes nessa temática e, com toda certeza, quanto mais isso ocorre, mais você vai ter futuros profissionais nos diversos campos do saber e da sociedade atuando em prol das pessoas LGBT+”.
Este aspecto também é lembrado pelo professor Epaminondas. Conforme explica, a divisão sexual biológica está impregnada em todos os setores da coletividade, o que por si só já justifica a importância de estudá-la. “Estudar e/ou pesquisar sobre diversidade sexual implica conhecer os mais profundos preâmbulos da sociedade e, como tarefa principal, está a de sugerir intervenções na forma como a diversidade sexual deve ser encarada, discutida e ensinada e compartilhada”, define. O professor explica que os estudos sobre os gêneros e as sexualidades são relativamente novos, e as ciências sociais são a base que permitem o acesso e a problematização de questões que se referem à diversidade. “No Brasil e no ocidente, como regra, foi justamente no âmbito das universidades públicas que tais discussões ganharam eco”, diz.
Por isso, a inclusão de disciplinas que tematizem o assunto também é citada pelas lideranças dos núcleos como fundamental. A professora Olga acredita que é necessário dar visibilidade ao assunto nos currículos. “É necessário que estas discussões façam parte da grade curricular, não apenas com disciplinas eletivas, mas também inserindo disciplinas obrigatórias voltadas a estas temáticas, abordadas de forma interdisciplinar em todas as cadeiras, independentemente da área de formação, incluindo na formação discente não apenas saberes técnicos, mas também pensamentos críticos”.
Para a professora Miriam Grossi, estudar as questões relacionadas à diversidade sexual é muito importante para a sociedade brasileira, pois trata-se de uma questão central da democracia. Menin registra que, historicamente, até pouco tempo estas pessoas eram consideradas doentes. As identidades trans, por exemplo, eram percebidas como portadoras de transtornos mentais. Os preconceitos sobre as sexualidades dissidentes, de acordo com o pesquisador do IEG, ainda geram injustiças e problemas sociais. “Espera-se, portanto, que esse conhecimento produzido na universidade pública seja benéfico em aspectos culturais,sociais, intelectuais e econômicos para essa parcela da população”, diz.
Núcleos da UFSC voltados à temática
Instituto de Estudos de Gênero
O Instituto de Estudos de Gênero é uma referência central quando o assunto são as questões relacionadas à temática LGBTQIAPN+. Profissionais da UFSC também estão ligadas à organização, que reúne seis frentes de atuação, vários laboratórios e núcleos voltados aos estudos de gênero, feminismos, sexualidades, diversidades, interseccionalidades, etc. O Afrodite e o NIGS, por exemplo, fazem parte do IEG.
Epicenes
Epicenes: Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde tenta se constituir como um grupo de pessoas que promovem pesquisa nas temáticas de Gênero e de Diversidade Sexual aplicadas à saúde, mas também enquanto espaço formativo para profissionais de saúde e das ciências sociais, assim como de articulação junto aos Movimentos Sociais.
NEDD
O Núcleo de Estudos em Direito e Diversidades (NEDD) tem enfoque nas temáticas da diversidade sexual e diversidade de gênero.
Afrodite
O Laboratório Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em sexualidades – AFRODITE – visa o fomento das discussões sobre gêneros e sexualidades, visando o respeito às diferenças, tendo em consideração os marcadores socioculturais e o direito das pessoas vivenciarem suas sexualidades em suas singularidades, livres de discriminação e preconceito
Margens
Criado em 1996, o Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens) integra estudantes e profissionais em temáticas sobre gênero e sexualidades em uma abordagem crítica e feminista, em âmbitos local, estadual, nacional e internacional. Possui rede consolidada em parcerias com IES, por meio de ex-doutorandas/os que, agora docentes, coordenam suas próprias equipes.
N’aya
O Núcleo Aya (N’Aya) foi forjado no âmago dos movimentos sociais de Travestis, Transexuais, Transmasculines e Não-bináries do Sul Global e, segundo sua carta de princípios, é “um locus de intelectualidades, sabedorias e experiências travestis e trans no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina com legitimidade de atuação dentro e fora da instituição, com caráter de produção, multiplicação e reflexão de pesquisas e ativismos”.Amanda Miranda/Jornalista da Agecom/UFSC
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Nota de Pesar: falece Nanblá Gakran, ex-professor da licenciatura intercultural indígena na UFSC
Publicado em 27/06/2021 às 14:58O professor Nanblá durante a defesa de sua tese de doutorado, em 2015, na Universidade de Brasília. (Foto: Divulgação)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento, aos 58 anos, do professor Nanblá Gakran, indígena do povo Laklãnõ-Xokleng, ex-professor substituto do Departamento de História da UFSC, atuando, também na Licenciatura Intercultural Indígena. O professor Nanblá faleceu no sábado, 26 de junho.
Ele era doutor em Linguística, com trabalhos voltados à preservação da língua de seu povo. Fez seu pós-doutorado na UFSC, em 2018, na área de Linguística. O professor Nanblá Gakran era a maior autoridade mundial em pesquisa e gramática da língua Laklãnõ.
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Congresso Internacional de Línguas Pluricêntricas recebe propostas de trabalhos
Publicado em 25/06/2021 às 18:41Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021 ocorre o I Congresso Internacional de Línguas Pluricêntricas (PLURI), juntamente com o IV Seminário Internacional da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. O evento, que será realizado na modalidade online, é organizado por investigadores de diversas universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A programação é dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de pós-graduação que tenham interesse na área dos estudos em Línguas Pluricêntricas. Propostas de comunicação individual ou coordenadas podem ser enviadas até 30 de julho. São aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
Línguas Pluricêntricas
As línguas pluricêntricas possuem mais de uma norma linguística, estabelecidas ou em construção, a partir de dois ou mais centros normatizadores, muitas vezes produzidos em diferentes Estados Nacionais. O conceito, que tem sido analisado sob diversos pontos de vista desde sua criação por Heinz Kloss (1967,1978), tem se mostrado produtivo na pesquisa linguística. Permitiu que a pluricentricidade fosse considerada um fenômeno do multilinguismo e da diversidade linguística, uma plataforma de discussão das políticas linguísticas e um vetor para compreender o lugar da variação e mudança linguística na história das línguas. O I PLURI irá debater línguas multicêntricas de todos os continentes, no quadro do multilinguismo do século XXI.
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Estudantes da UFSC participam de desafio internacional sobre o futuro da mobilidade
Publicado em 25/06/2021 às 18:04A E4, equipe de estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está concorrendo na competição internacional Virtual League, da Shell Eco-Marathon. No final de 2020, a E4 conquistou o prêmio “Pitch the Future”, estando atualmente no 10º lugar do ranking global.
Neste ano, os alunos estão concorrendo no desafio “Road to 2050” com o tema “Como deve ser o futuro da mobilidade?”. Para participar, criaram um comercial de 30 segundos com a proposta de explicar que todos devem desempenhar seu papel na democratização da eficiência energética e na preparação de soluções para a mobilidade. Para assistir ao vídeo e votar na equipe E4, basta clicar aqui.
A votação online vai até domingo, 27 de junho.
Mais informações e orientações para votação estão disponíveis no site da competição e no Instagram da equipe.
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Conselho Universitário realiza sessão ordinária na terça-feira
Publicado em 25/06/2021 às 15:25O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) reúne-se em sessão ordinária (on-line) na próxima terça-feira, 29 de junho, às 14h. A sessão será transmitida pelo canal do CUn no YouTube.
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Projeto de extensão sobre substâncias ergogênicas abre processo seletivo para voluntários
Publicado em 25/06/2021 às 12:31Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o projeto de extensão Ações educativas para evitar intoxicações por substâncias ergogênicas (Ergotox), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário, estar matriculado nos cursos de Educação Física ou Nutrição e ter disponibilidade para participar das reuniões quinzenais, que ocorrem nas terças-feiras, às 18h30.
Coordenado pela professora Camila Marchioni, o projeto tem como objetivo aprofundar estudos sobre as substâncias ergogênicas e elaborar materiais educativos utilizados em redes sociais.
Mais informações no Instagram do projeto.
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Divulga UFSC – 25/06/2021 – Edição 1673
Publicado em 25/06/2021 às 12:14Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 25/06/2021 – Edição 1673UFSC tem postos de vacinação contra Covid-19 abertos neste final de semana A Prefeitura de Florianópolis informa que neste sábado, 26 de junho, irá vacinar pessoas de 49 e 48 anos ou mais sem comorbidades. No domingo, 27 de junho, serão vacinadas as pessoas de 47 anos ou mais, sem comorbidades. Nas datas, também poderão se vacinar pessoas elencadas em grupos anteriores. A UFSC abriga um ponto fixo de vacinação de pedestres no Centro de Cultura e Eventos, e outro no centro da Cidade, onde funcionam a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC. Continue a leitura > >.
UFSC empossa quatro novos servidores docentes Na última quarta-feira, 23 de junho de 2021, a Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC) realizou a cerimônia de posse de quatro novos servidores docentes. O evento ocorreu na modalidade remota e teve a participação de gestores e representantes da APUFSC-sindical. Confira no os nomes dos professores empossados e seus respectivos departamentos.
Profissionais do HU explicam relação entre diabetes e Covid-19 Os pacientes com Diabetes Mellitus controlado têm menor risco de complicação pela Covid-19. Por isso, é fundamental, neste período, manter os medicamentos e os cuidados indicados pelos profissionais de saúde. O alerta é da equipe do Ambulatório de Diabetes do Hospital Universitário (HU/UFSC), que divulgou uma série de orientações por ocasião do Dia Nacional do Diabetes (26/06). Continue a leitura > >.
Extensão
Sala Verde divulga programação de atividades para mês de julho
A Sala Verde UFSC divulgou a programação das atividades que ocorrerão durante o mês de julho. No dia 1º de julho, às 9h, Clefaube Estimable comanda a oficina Mosaico em garrafas de vidro. Já no dia 8 de julho, às 9h, acontece a oficina Famílias: comunicação não violenta, ministrada por Alliny Burich. No dia 9 de julho, o Papo Verde aborda a atuação das profissionais Ivone Perassa e Jaqueline Manchein com pessoas em situação de rua. Para fechar os eventos do mês, no dia 22 de julho, o Papo Verde é sobre a Lagoa da Conceição e sistema de governança ecológica, com o professor José Rubens Morato Leite e a mestranda Isabel Pinheiro. Todas as atividades serão realizadas por web conferência, dão direito a certificado de participação e possuem um link próprio de inscrições. Mais informações sobre as atividades e inscrições no site.
Curso de Escrita de Artigos Científicos em Inglês abre inscrições para nova turma
O Curso Virtual de Extensão em Escrita e Publicação de Artigos Científicos em Inglês, organizado pelo campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abriu as inscrições nesta sexta-feira, 25 de junho, para uma nova turma. As aulas serão realizadas entre 12 de julho e 20 de agosto. O curso será ministrado de forma assíncrona através do Moodle Grupos. Acesse o link para as inscrições.
Programa de Mobilidade Virtual promove curso “Direitos Humanos e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”
O Programa de Mobilidade Virtual da UFSC promove o curso “Direitos Humanos e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, que será oferecido de forma assíncrona em língua italiana, aberto a toda a comunidade, incluindo aos parceiros internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. O programa conta com os módulos História dos direitos humanos, Teorias sobre os direitos humanos, Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que serão ministrados em duas turmas diferentes. A turma B, no dia 12 de julho com inscrições, entre os dias 25 de junho e 10 de julho, neste link. Para mais informações, acesse proex.ufsc.br.
Ciclo de palestras discute o luto em diferentes contextos
O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos do Luto (Lappsilu/UFSC) e o Programa Acolher, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promovem o ciclo de palestras Psicologia & luto: diferentes contextos e intervenções. O evento ocorre entre os dias 28 de junho e 2 de julho, no canal do Programa Acolher no Youtube. A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo link até o próximo domingo, 27 de junho. O objetivo dos encontros é salientar que o luto se tornou um assunto emergente em nossa sociedade no período da pandemia de Covid-19. A programação e demais informações podem ser conferidas no site e no Instagram do evento.
Núcleo de Desenvolvimento Infantil promove webinário sobre educação ambiental
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC), realiza o webinário ‘Educação Ambiental na educação básica: propostas pedagógicas em perspectiva’. O evento ocorre nos dias 28 de junho, das 18h30 às 20h30, e 29 de junho, das 8h15 às 17h, e dá direito a certificado de 10 horas de atividades. A atividade é aberta para toda comunidade universitária e as inscrições podem ser feitas no link. Após a inscrição, os endereços de acesso serão enviados por e-mail. O webinário tem o objetivo de apresentar como a educação ambiental é tratada nas diferentes etapas da educação. Mais informações no site.
Evento discute militarização, pandemia e direitos humanos no Peru e no Equador
O Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promove, na próxima segunda-feira, 28 de junho, mais um evento do ciclo América Latina: pandemia, militarização e direitos humanos, com o tema Os casos de Peru e do Equador. Ministrada por Gustavo Gorriti, jornalista do IDL Reporteros em Lima, e Lester Cabrera, professor da Universidad de las Fuerzas Armadas em Quito, a palestra tem início às 16h e transmissão pelo canal do IMDH no Youtube.
Pesquisa
Revista de Serviço Social está com chamada aberta para submissão de artigos
A revista científica Katálysis, vinculada à graduação e à pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com chamada aberta para submissão de artigos para a 1ª edição de 2022 sobre Trabalho, Tecnologias da Informação e Comunicação e Condições de Vida. Os artigos podem ser enviados até 30 de junho pela página do periódico. Mais informações: https://katalysis.ufsc.br ou pelo e-mail revistakatalysis@gmail.com.
Conferência internacional sobre a Wikipédia tem chamada de submissão de trabalhos até 30 de junho
A conferência internacional “Understanding Wikipedia’s Dark Matter – Translation and Multilingual Practice in the World’s Largest Online Encyclopaedia” tem chamada aberta para submissão de trabalhos até 30 de junho. O evento será realizado em dezembro e será 100% on-line. A organização da conferência é da Hong Kong Baptist University, e o professor Lincoln Fernandes, secretário de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC é um dos membros do comitê responsável pela programação do evento. Mais informações no site do evento.
Fapesc e Capes destinam R$ 8,79 milhões em bolsas de pós-graduação em Santa Catarina
Está aberta uma chamada pública para financiar pesquisas em programas de pós-graduação – mestrado, doutorado e pós-doutorado – em Santa Catarina. O investimento de R$ 8,79 milhões é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As submissões devem ser feitas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) até 30 de junho. Continue a leitura > >.
UFSC na mídia: professora comenta os desafios da mobilidade em Joinville para os próximos anos
O Jornal do Almoço da NSC realiza série de entrevistas especiais que fazem parte da programação que comemora os 170 anos de Joinville. Entre os temas abordados estão os desafios da cidade para o futuro, em áreas como economia, questões sociais e mobilidade urbana. Neste último tópico, a especialista convidada foi a arquiteta, doutora em Engenharia de Transportes, e professora da UFSC Joinville, Simone Becker Lopes. A entrevista foi ao ar na quarta-feira, 23 de junho, e contou com perguntas do apresentador a participação de telespectadores por meio de redes sociais. Continue a leitura > >.
Professora da UFSC traduz livro de Eugenio De Signoribus, poeta italiano
A professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, Patrícia Peterle, é a tradutora do livro recém-lançado Nenhum corpo é elementar, do poeta italiano Eugenio De Signoribus. A obra, lançada pela editora carioca 7Letras, aborda temas urgentes e contemporâneos, da imigração à exploração do trabalho. Continue a leitura > >.
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Sala Verde divulga programação de atividades para mês de julho
Publicado em 25/06/2021 às 9:42A Sala Verde UFSC divulgou a programação das atividades que ocorrerão durante o mês de julho. No dia 1º de julho, às 9h, Clefaube Estimable comanda a oficina Mosaico em garrafas de vidro. Já no dia 8 de julho, às 9h, acontece a oficina Famílias: comunicação não violenta, ministrada por Alliny Burich.
No dia 9 de julho, o Papo Verde aborda a atuação das profissionais Ivone Perassa e Jaqueline Manchein com pessoas em situação de rua. Para fechar os eventos do mês, no dia 22 de julho, o Papo Verde é sobre a Lagoa da Conceição e sistema de governança ecológica, com o professor José Rubens Morato Leite e a mestranda Isabel Pinheiro.
Todas as atividades serão realizadas por web conferência, dão direito a certificado de participação e possuem um link próprio de inscrições.
Mais informações sobre as atividades e inscrições no site.
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Profissionais do HU explicam relação entre diabetes e Covid-19
Publicado em 25/06/2021 às 9:36Os pacientes com Diabetes Mellitus controlado têm menor risco de complicação pela Covid-19. Por isso, é fundamental, neste período, manter os medicamentos e os cuidados indicados pelos profissionais de saúde. O alerta é da equipe do Ambulatório de Diabetes do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), que divulgou uma série de orientações por ocasião do Dia Nacional do Diabetes (26/06).
De acordo com a enfermeira Dionice Furlani, do grupo de Enfermagem em Diabetes do HU/UFSC, além do uso regular dos remédios, estes cuidados estão relacionados a alimentação, prática de exercícios físicos e monitoração da glicemia. “São dicas de autocuidado e controle de diabetes em tempos de Covid-19”, reforçou a profissional.
O Ambulatório de Diabetes do HU/UFSC atende pacientes de todas as regiões de Santa Catarina. Foto: Sinval Paulino
O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde, como lesões na retina do olho, alterações renais, pé diabético (ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera), infarto e infecções, entre outros.
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UFSC na mídia: professora publica artigo sobre reabertura da Estrada do Colono
Publicado em 25/06/2021 às 9:24A professora Michele de Sá Dechoum, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou nesta sexta-feira, dia 25 de junho, um artigo na página da Agência Bori sobre a aprovação, em regime de urgência, do Projeto de Lei (PL) 984/2019, que permite a reabertura da Estrada do Colono no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e altera a Lei Federal que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal 9985/2000). A docente afirma no texto que “com argumentos tecnicamente questionáveis” e “sem uma discussão ampla sobre sua repercussão”, o PL pode impactar de forma irreversível o Parque Nacional do Iguaçu.
“Essa não é a primeira tentativa de reabertura da Estrada do Colono, que corta a floresta exuberante de uma das primeiras unidades de conservação criadas no Brasil. Desta vez, o PL 984, de autoria do deputado Vermelho (PSD/PR), propõe a criação de uma nova categoria de unidade de conservação que não existe na legislação brasileira, chamada no documento de ‘estrada-parque’. Ao contrário do que parece, a proposta de reabertura não se configurará como uma estrada-parque para apreciação da natureza e turismo ecológico, algo que realmente existe em outros países”, traz a publicação.
A Estrada do Colono fica localizada na parte de floresta mais bem conservada do Parque Nacional do Iguaçu e está completamente tomada por vegetação nativa. Criado em 1939, o parque cobre pouco mais de 185 mil hectares na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina. Junto ao Parque Nacional de Iguazú, na Argentina, essa área contínua de floresta é responsável por proteger espécies raras e ameaçadas de fauna, como a onça-pintada, a harpia e o bugio, e da flora, como a peroba-rosa e o palmito-juçara.
> Clique AQUI para acessar a íntegra do artigo
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Curso de Escrita de Artigos Científicos em Inglês abre inscrições para nova turma
Publicado em 25/06/2021 às 0:01O Curso Virtual de Extensão em Escrita e Publicação de Artigos Científicos em Inglês, organizado pelo campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrirá as inscrições nesta sexta-feira, 25 de junho, para uma nova turma. As aulas serão realizadas entre 12 de julho e 20 de agosto.
As aulas serão ministradas pela professora Júlia Niemeyer (UFSC) e pelo professor Michiel Daam (Universidade Nova de Lisboa) com o objetivo de facilitar a escrita de artigos em inglês com dicas e exemplos práticos.
O curso tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), da Secretaria de Educação à Distância (Sead), da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e faz parte do Programa de Mobilidade Virtual da UFSC. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, da UFSC e comunidade externa, bem como estudantes internacionais. O curso será ministrado de forma assíncrona através do Moodle Grupos.
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UFSC empossa quatro novos servidores docentes
Publicado em 24/06/2021 às 19:22Na última quarta-feira, 23 de junho de 2021, às 16h30, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou a cerimônia de posse de quatro novos servidores docentes. O evento ocorreu na modalidade remota e teve a presença da vice-reitora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto; da Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Carla Cristina Dutra Burigo; além de outros representantes da administração central e da APUFSC-sindical.
Confira abaixo os nomes dos professores empossados e seus respectivos departamentos:
Nome Cargo Lotação MARINA RAIJCHE MATTOZO ROVER Professor do Magistério Superior – Adjunto A Departamento de Ciências Farmacêuticas PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO Professor do Magistério Superior – Adjunto A Departamento de Saúde Pública JULIAN ASDRUBAL BURITICA GARCIA Professor do Magistério Superior – Adjunto A Departamento de Engenharias da Mobilidade TAYARA FARIA RUARO Professor do Magistério Superior – Auxiliar A Departamento de Ciências da Saúde -
Empresa Júnior de Farmácia promove minicurso sobre Aromaterapia
Publicado em 24/06/2021 às 18:59A Empresa Júnior Integrada de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (EJIFAR/UFSC) promove o minicurso “Desvendando os mistérios da Aromaterapia”. A atividade será 100% online, de forma síncrona, e fornece certificado de participação de 3 horas. Será disponibilizado um drive com materiais complementares do minicurso, como cartilhas, vídeos de especialistas na área e artigos científicos.
O curso será ministrado na primeira quinzena em julho, sendo seis turmas disponíveis. As inscrições custam R$ 23 e devem ser feitas neste site.
Mais informações pelo Instagram da EJIFAR.
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‘Escutas e afetos: interpretações do cotidiano’ é tema da aula inaugural do curso de Biblioteconomia
Publicado em 24/06/2021 às 18:39O Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na próxima quinta-feira, 1º de julho, às 19h, a aula inaugural “Escutas e afetos: interpretações do cotidiano”. O evento tem como convidada a cantora, compositora e escritora Fabiana Cozza. Todos podem participar e não é necessário fazer inscrição. A atividade será transmitida pelo canal do YouTube do curso de Biblioteconomia.
Fabiana Cozza já ganhou duas edições do Prêmio da Música Brasileira (melhor cantora de samba e melhor álbum em língua estrangeira) e é reconhecida por críticos como uma intérprete de destaque na música brasileira contemporânea. A cantora já gravou oito discos, sendo os dois últimos Canto da noite na boca do vento (2019) e Dos Santos (2020). A artista, que também é doutoranda no Instituto de Artes da Unicamp, tem sido uma divulgadora da cultura afro-brasileira e do empreendedorismo negro.
Para participar da atividade, basta acessar este link.
Mais informações sobre a aula inaugural podem ser solicitadas pelo e-mail: biblioteconomia@contato.ufsc.br
O trabalho de Fabiana Cozza pode ser acessado neste site.
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Divulga UFSC – 24/06/2021 – Edição 1672
Publicado em 24/06/2021 às 11:57Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 24/06/2021 – Edição 1672
Publicações de autoria feminina se destacam na classificação da UFSC em ranking internacional
O número de publicações de autoria feminina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destaca na classificação do Leiden Ranking, produzido pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda. Entre os quatros indicadores existentes no levantamento, ‘Gênero’ coloca a UFSC em sua melhor colocação entre as 1.225 universidades avaliadas em 69 países. O Leiden Ranking é baseado em dados bibliográficos de publicações científicas, em particular em artigos publicados em revistas científicas. Continue a leitura > >.
SBPC elege nova diretoria, que terá professora da UFSC como integrante
A votação nas eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terminou nesta terça-feira, 22 de junho. O filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, será o novo presidente da entidade. Uma das três vagas de secretaria, será ocupada pela professora do Departamento de Antropologia da UFSC Miriam Pillar Grossi. Continue a leitura > >.Concurso literário está com inscrições abertas até 30 de junho
O I Concurso Franklin Cascaes – Contos, organizado pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 30 de junho. A seleção resultará em uma publicação, na forma de coletânea de contos que abordam o tema Pandemia de Covid-19. Para participar, basta ter nascido no estado de Santa Catarina ou nele residir há pelo menos dois anos. Mais informações: acesse o regulamento e o site.
Ensino
PPG em Bioquímica abre seleção para doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina abriu, de 23 de junho a 30 de julho, as inscrições para o processo de seleção e admissão no nível de doutorado. São nove vagas com matrículas a partir do mês de agosto de 2021. Antes de fazer a inscrição é necessário entrar em contato com o provável professor orientador, para obter informações mais detalhadas sobre a sua linha de pesquisa. As inscrições são realizadas online. Acesse o edital completo.
CFH promove recepção virtual para calouras e calouros do primeiro semestre de 2021
A recepção às/aos calouras/os 2021 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) foi realizada de 14 a 18 de junho. O acolhimento foi feito em formato remoto pelas coordenadorias de curso, pela direção do Centro e por alunos/as dos centros acadêmicos. Mais informações na página do CFH.
Atuação profissional do cientista de alimentos é tema de live
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na quinta-feira, 24 de junho, às 19h, um evento sobre a graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e temas que envolvem a área. É uma das ações em comemoração ao Dia do Cientista de Alimentos, comemorado em 28 de junho. A atividade será transmitida pelo canal do CCA no Youtube.
Pós em Física promove o seminário ‘S-PLUS – Investigando o céu do hemisfério sul em 12 bandas ópticas’
O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC irá promover o seminário “S-PLUS – Investigando o céu do hemisfério sul em 12 bandas ópticas”, com o professor Fábio Rafael Herpich, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG-USP. O evento será realizado no dia 25 de junho, sexta-feira, às 10h15, pelo YouTube, e é de presença obrigatória para alunos da disciplina Seminários. Mais informações pelo e-mail ppgfsc@contato.ufsc.br.
Programas de Educação Tutorial de cursos de Engenharia selecionam novos integrantes
Os Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciam processo seletivo para os semestres 2021.1 e 2021.2. Para estudantes do curso de Engenharia de Produção, a oportunidade é para o semestre 2021.2. Basta ter interesse em desenvolver competências técnicas e comportamentais e se inscrever pelo link até a próxima sexta-feira, 25 de junho. Já para o PET de Engenharia Elétrica, basta se inscrever até domingo, 27 de junho, pelo formulário. Leia mais > >.
Extensão
Professora da UFSC ministra palestra sobre carreira e aposentadoria
A professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rebeca Barcellos realiza nesta sexta-feira, 25 de junho, às 14h, palestra com o tema Carreira e aposentadoria: o poder das histórias que contamos (e das que não contamos) sobre nós. O evento será realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina no YouTube.
Curso de Escrita de Artigos Científicos em Inglês abre inscrições para nova turma em junho
O Curso Virtual de Extensão em Escrita e Publicação de Artigos Científicos em Inglês, organizado pelo campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrirá as inscrições no dia 25 de junho para uma nova turma. As aulas serão realizadas entre 12 de julho e 20 de agosto. Link para as inscrições .
Sociedade de Debates da UFSC promove Campeonato Catarinense de 25 a 28 de junho
A Sociedade de Debates da UFSC (SdDUFSC) promove de 25 a 27 de junho, a sexta edição do Campeonato Catarinense de Debates, por meio de plataformas digitais. Os debates ocorrem no modelo parlamentar britânico. O evento contará com a participação de pessoas de todo o Brasil, como universitários da USP, UFRJ, UFMG, UFRN, dentre outras instituições de ensino. As inscrições estão abertas para dupla de debatedores e para juízes. A participação em campeonatos de debate é uma oportunidade de expandir conhecimentos e desenvolver a oratória, criatividade e capacidade argumentativa, além de conhecer e cooperar com outros estudantes. Mais informações aqui.
Minicurso do software GeoGebra está com inscrições abertas
O Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 28 de junho a 6 de julho, a segunda edição do Minicurso introdutório de GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. A atividade ocorre de forma assíncrona pela plataforma do GeoGebra e é voltada para quem não conhece o software. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 25, pelo formulário.
Palestra aborda a restauração ecológica e as redes de sementes no Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP/UFSC) realiza nesta sexta-feira, 25 de junho, às 13h, a palestra Restauração ecológica e as redes de sementes no Brasil. O evento conta com a participação de Eduardo Malta Campos Filho, biólogo do Instituto Socioambiental. A palestra é aberta para toda comunidade e será transmitida pelo canal do PPGFAP no Youtube. Mais informações no Instagram e no Facebook do PPGFAP.
Empresa júnior de Jornalismo promove conversa com Mário Motta
Na sexta-feira, 25 de junho, às 19h30, a Comunica!, empresa júnior do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove evento com o jornalista e apresentador Mário Motta. O Talks com Mário Motta consiste em uma conversa entre o jornalista e estudantes, com foco em sua trajetória na profissão e seus 35 anos à frente de um dos maiores telejornais do estado. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade acadêmica e as inscrições são feitas pelo link.
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UFSC na mídia: professora comenta os desafios da mobilidade em Joinville para os próximos anos
Publicado em 24/06/2021 às 11:28O Jornal do Almoço da NSC realiza série de entrevistas especiais que fazem parte da programação que comemora os 170 anos de Joinville. Entre os temas abordados estão os desafios da cidade para o futuro, em áreas como economia, questões sociais e mobilidade urbana. Neste último tópico, a especialista convidada foi a arquiteta, doutora em Engenharia de Transportes, e professora da UFSC Joinville, Simone Becker Lopes.
A entrevista foi ao ar na quarta-feira, 23 de junho, e contou com perguntas do apresentador a participação de telespectadores por meio de redes sociais. A professora Simone destacou a necessidade da adequação de Joinville à Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, e a priorização de meios ativos de transportes, como bicicletas; de meios coletivos em detrimentos de meios individuais, como automóveis, e de modos sustentáveis, que poluem menos e contribuem para o deslocamento de pedestres e ciclistas. Outro ponto levantado na entrevista, foi a necessidade de análises e estudos abrangentes para entender o funcionamento da mobilidade na cidade como um todo, a fim de encontrar soluções para problemas recorrentes na vida dos cidadãos joinvilenses.
Clique aqui para acessar a íntegra da entrevista.
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Jornada sobre ensino médio em Santa Catarina será realizada nos dias 6, 7 e 14 de julho
Publicado em 24/06/2021 às 11:20A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) realizam nos dias 6, 7 e 14 de julho, a VI Jornada do Ensino Médio em Santa Catarina. O evento é aberto para toda comunidade, será transmitido pelo canal do IFC no Youtube e dá direito a certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo link até a próxima terça-feira, 6 de julho.
Nesse ano, o tema da jornada é “O currículo Base para o Ensino Médio Catarinense: documento oficial em debate” e abordará questões sobre o currículo base do território catarinense, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em março desse ano.
Serão três mesas de debate, com abordagem acerca dos principais desafios, limites e possibilidades no contexto do ensino médio em Santa Catarina. Entre os convidados de uma das mesas está Juares da Silva Thiesen, professor do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC).
Mais informações sobre a jornada e sua programação completa no site.
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Professor da UFSC lança livro sobre a música como elemento de conforto para pessoas que estão no fim de suas vidas
Publicado em 24/06/2021 às 10:29A música como elemento de conforto e paz no âmbito físico e psicológico para as pessoas que estão no fim de suas vidas. Esse é o tema do livro Tanatomusicologia: música, espiritualidade e cuidado no fim da vida, lançado pelo professor da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única do campus de Curitibanos da UFSC Vladimir Araujo da Silva.
A obra reconhece a música como recurso de cuidado em diferentes contextos, bem como os seus efeitos nas dimensões física, psicológica, social e espiritual dos seres humanos. O livro também apresenta uma abordagem de cuidado interdisciplinar, que busca promover qualidade de vida e morte digna para pacientes com doenças que ameaçam a vida e qualidade de vida e assistência ao luto para os seus familiares; o uso da música como recurso de cuidado; e a importância da espiritualidade e da religiosidade nesse processo. O intuito é fundamentar uma modalidade clínica/musical, considerada uma subespecialidade em cuidados paliativos, que articula música e espiritualidade no fim da vida.
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Publicações de autoria feminina se destacam na classificação da UFSC em ranking internacional
Publicado em 24/06/2021 às 9:56O número de publicações de autoria feminina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destaca na classificação do Leiden Ranking, produzido pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda. Entre os quatros indicadores existentes no levantamento, ‘Gênero’ coloca a UFSC em sua melhor colocação entre as 1.225 universidades avaliadas em 69 países.
O Leiden Ranking é baseado em dados bibliográficos de publicações científicas, em particular em artigos publicados em revistas científicas. Atualmente, baseia-se no banco de dados Clarivate Analytics Web of Science como fonte primária e não usa dados obtidos diretamente das universidades. Na listagem, são considerados quatro parâmetros de análise: 1. Impacto científico (artigos publicados na base de dados Web of Science de 2016 a 2019); 2. Colaborações (artigos em parceria com outras instituições); 3. Acesso aberto (proporção de artigos livres em relação aos restritos); 4. Gênero (proporção de autoras).
Quando considerados os indicadores ‘Impacto científico’, ‘Colaborações’ e ‘Acesso aberto’, a Universidade figura entre as posições 430 e 480 no ranking internacional. Na classificação por gênero, a instituição catarinense passa a ocupar o 334º lugar, sendo a 10ª melhor colocada na América Latina e 8ª no Brasil. O levantamento contabiliza 17.741 publicações pela Universidade, sendo 7.185 delas (40,5%) de mulheres. Há ainda 811 publicações registradas como gênero desconhecido.
A professora Maique Weber Biavatti, superintendente de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), afirma que o ranking reforça a posição da Universidade vista em outras classificações, mas considera que a falta de recursos para pesquisa brasileira dificulta a competitividade com as melhores instituições do mundo. “A UFSC tem um protagonismo bastante importante na ciência brasileira considerando o tamanho da Universidade e a abrangência dela. Sempre ficamos entre as dez melhores universidades em vários rankings. Quanto à classificação mundial, sabemos que somos um país periférico, então é muito difícil chegarmos no mesmo ponto onde estão países centrais e que recebem um grande financiamento. Acho que fazemos um trabalho milagroso diante do baixo financiamento que temos. E para o incentivo à pesquisa, infelizmente, não é um cenário favorável este que estamos vivendo”, avaliou.
Ainda em relação ao indicador ‘Gênero’, chama a atenção a proporção na divisão por áreas do conhecimento. A única em que o percentual de publicações femininas é superior às masculinas é na área das Ciências biomédicas e de saúde: 3.132 autorias masculinas (49,6%) e 3.186 autorias femininas (50,4%). Nas demais, a representatividade feminina é inferior. Nas Ciências da computação e Matemática, por exemplo, a participação das mulheres constitui apenas 10% do total de publicações (ver tabela abaixo).
Autoria masculina Autoria feminina Ciências biomédicas e de saúde 3.132 (49,6%) 3.186 (50,4%) Ciências da vida e da terra 2.495 (55,5%) 2.000 (44,5%) Ciências da computação e Matemática 1.033 (90%) 115 (10%) Ciências físicas e Engenharias 3.598 (67,4%) 1.737 (32,6%) Ciências sociais e humanas 298 (67,1%) 146 (32,9%) Para a professora Maique, a leve vantagem em uma das áreas não é suficiente para consolidar uma maioria. “Compartilhar o protagonismo, do ponto de vista de igualdade, seria 50%. Mas se você considerar que nas Ciências da saúde, em geral, historicamente a participação feminina é muito superior a 50,4%, então não chega a ser representativa, uma vez que a área é predominantemente exercida por mulheres. Ainda há uma participação masculina bastante grande, apesar de a maioria das pessoas que se formam na área da Saúde serem do sexo feminino”, salientou.
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Rede Nacional de Pesquisa realiza treinamento de professores para uso da ferramenta ConferênciaWeb
Publicado em 24/06/2021 às 9:13A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) irá realizar treinamento sobre o ConferênciaWeb orientado a professores que utilizam (ou querem utilizar) a ferramenta. Serão dois horários disponíveis para os interessados no dia 2 de julho, sexta-feira: às 10h e às 14h. O evento, remoto, será realizado na Sala de Treinamentos do ConferênciaWeb.
Mais informações pelos e-mails wescley.silva@rnp.br e mirella.honorio@rnp.br
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PPG em Bioquímica abre seleção para doutorado
Publicado em 23/06/2021 às 16:01A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina abriu, de 23 de junho a 30 de julho, as inscrições para o processo de seleção e admissão no nível de doutorado. São nove vagas com matrículas a partir do mês de agosto de 2021.
As inscrições são realizadas online. Antes de fazer a inscrição é necessário entrar em contato com o provável professor orientador, para obter informações mais detalhadas sobre a sua linha de pesquisa. O edital completo pode ser acessado aqui. O programa foi criado em 2008 e foi o primeiro a oferecer cursos de Mestrado e Doutorado na área de Bioquímica em Santa Catarina.
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Grupo de pesquisa da UFSC Curitibanos promove simpósio em Ambiente e Saúde
Publicado em 23/06/2021 às 14:44O grupo de pesquisa Análise Socioambiental no Planalto Catarinense (ASAM), do campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina promove, nos dias 29 , 30 de junho e 01 de julho, o Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde (SEAS -2021). O evento é totalmente virtual e tem como público alvo estudantes, pesquisadores e público em geral com afinidades com as temáticas Ambiente, Saúde e Desenvolvimento e Ambiente, Saúde e Educação. A programação é gratuita e ocorrerá pela plataforma Zoom para quem se inscrever, mas também será transmitido no YouTube e Facebook da UFSC Curitibanos
O simpósio busca fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região por meio da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente, saúde e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeiam os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas.
A proposta do evento também é fortalecer produção intelectual interdisciplinar em temáticas sobre saúde, ambiente e desenvolvimento. Na programação, estão previstas mesas sobre a temática, suas perspectivas e seus agentes de transformação, além de grupos de trabalho coordenados. A mesa de abertura será no dia 29 de junho, a partir das 8h30. A temática Desafios em saúde e ambiente será abordada com palestras das professoras Sônia Hess, Márcia Grisotti e Fernanda Savicki de Almeida, mediada pela professora Zilma Isabel Peixer.
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Instituto Memória e Direitos Humanos promove evento sobre casos de Peru e Equador
Publicado em 23/06/2021 às 13:23O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina promove, no Ciclo de Palestras América Latina: pandemia, militarização e direitos humanos, o evento Os casos de Peru e Equador. A palestra ocorre na segunda-feira, 28 de junho, às 16h, no canal YouTube do IMDH.
Os convidados são o jornalista do IDL Reporteros, em Lima, Gustavo Gorriti, e o professor da Universidad de las Fuerzas Armadas, em Quito, Lester Cabrera. O ciclo aborda a disseminação dos dispositivos de controle no contexto da pandemia Covid-19 na América Latina, bem como seu impacto sobre o estado dos direitos humanos na região.
O Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC tem o objetivo de organizar uma Memória sobre Direitos Humanos no Brasil, disponibilizar seu conteúdo através de atividades de ensino, pesquisa e extensão e recolher informações sobre violações de Direitos Humanos e contribuir para a sua proteção e promoção. Mais informações em imdh.ufsc.br, facebook.com/imdhufsc, instagram.com/imdh.ufsc, twitter.com/ImdhUfsc ou no email imdh@contato.ufsc.br
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Atuação profissional do cientista de alimentos é tema de live
Publicado em 23/06/2021 às 13:07O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na quinta-feira, 24 de junho, às 19h, um evento sobre a graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e temas que envolvem a área. A atividade será transmitida pelo canal do CCA no Youtube.
A live CCA Conecta: vamos conhecer o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos? É uma das ações em comemoração ao Dia do Cientista de Alimentos, comemorado em 28 de junho. O profissional da área estuda todos os aspectos dos alimentos, desde a sua composição até os caminhos que ele percorre para chegar ao consumidor.
Participam do encontro Carmen Maria Olivera Muller, professora e subcoordenadora do curso; Maria Manuela Camino Feltes, coordenadora de estágios; Cecília Cassimiro P. Nehring, cientista de alimentos formada pela UFSC; e os graduandos de Ciência e Tecnologia de Alimentos Carolina dos Passos Teixeira, Gustavo Da Silva Fortunato e Milena de Oliveira Dutra.
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Concurso literário está com inscrições abertas até 30 de junho
Publicado em 23/06/2021 às 12:23O I Concurso Franklin Cascaes – Contos, organizado pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 30 de junho. A seleção resultará em uma publicação, na forma de coletânea de contos que abordam o tema Pandemia de Covid-19.
Para participar, basta ler o regulamento do concurso e ter nascido no estado de Santa Catarina ou nele residir há pelo menos dois anos. As inscrições são feitas pelo e-mail concurso.literario.editora@contato.ufsc.br, com cópia secundária para concurso.literario.editora@gmail.com.
A Editora da UFSC edita livros de divulgação científica, cultural e literatura. A ideia de promover concursos literários surgiu com o objetivo de incentivar a produção artística em Santa Catarina. Foram realizados, desde 2010, concursos que abrangem os mais importantes gêneros literários: romance, roteiro, crônica, poema, conto e tradução de poesia.
Mais informações no site.