UFSC tem postos de vacinação contra Covid-19 e Influenza; acompanhe informações

17/06/2021 12:04

>> Informações sobre a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da UFSC

>> Emita aqui a sua declaração de vínculo com a UFSC (indispensável para vacinação contra a Covid-19)

Esta notícia será periodicamente atualizada com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis 

Parte dos milhares de vacinados contra a Covid-19 e Influenza em Florianópolis terão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na memória: a instituição abriga um ponto fixo de vacinação de pedestres, das 9h às 16h, funcionando no Centro de Vacinação Trindade, localizado no Centro de Cultura e Eventos, e também o Centro de Referência de Vacinação do Centro, localizado no centro da Cidade, onde funcionam a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC. Além disso, são organizados drive-thrus de vacinação, abertos e anunciados pela Prefeitura de Florianópolis. Todos os pontos de vacinação organizados na UFSC e em outros pontos da cidade são geridos pela Secretaria Municipal de Saúde, e têm contribuído com o combate à pandemia.

>> Saiba se é a sua vez de vacinar-se e onde tomar a vacina no Covidômetro Floripa


COVID-19 | Atualização sobre vacinação

Pessoas de 50 e 51 anos sem comorbidades serão vacinadas neste sábado (19).

Na data, também poderão se vacinar pessoas elencadas em grupos anteriores.

Para vacinação de grupos elencados anteriormente, a lista da documentação necessária para receber o imunizantes está disponível no site: https://covidometrofloripa.com.br/.

Locais para vacinação das 9h às 16h:

Centro de Eventos da UFSC – Drive-thru e Ponto Fixo;

Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira – Drive-thru e Ponto Fixo;

Antigo Aeroporto – Drive-thru e Ponto Fixo;

Beira-mar Continental – Apenas drive-thru

Estádio Orlando Scarpelli – Apenas ponto Fixo;

SEAD/UFSC – Ponto Fixo;

Floripa Shopping – Apenas Ponto Fixo.

Documentação: documento com foto e comprovante de residência. A administração municipal orienta para que a população que puder, atualize o cadastro no SUS com antecedência pelo Alô Saúde (0800-333-3233).


INFLUENZA | Vacinação segue em pontos fixos e Centros de Saúde nesta quarta e quinta-feira

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, segue vacinando os grupos já elencados anteriormente contra influenza nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de junho. A vacinação ocorrerá em pontos fixos, por livre demanda, e em Centros de Saúde, mediante agendamento ou demanda espontânea, dependendo da realidade de cada região.

A população vacinada deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para que o público receba a vacina contra a Influenza e contra a Covid-19. Caso alguém seja de um dos públicos alvos da campanha de vacinação, e não tenha fechado prazo para receber o imunizante, poderá se vacinar posteriormente.

Pontos fixos de vacinação das 9h às 16h

– Antigo Aeroporto;
– Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
– Centro de Eventos da UFSC.

Nos Centros de Saúde de Florianópolis, mediante agendamento por WhatsApp, ou por demanda espontânea dependendo da realidade de cada Região. Haverá ainda vacinação domiciliar de pessoas com dificuldade de locomoção. O agendamento, ou consulta se há demanda espontânea na Unidade, deve ser feito por meio da equipe de saúde da família. Todos os contatos estão disponíveis por meio do link: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/.
Públicos vacinados e documentos necessários

– Pessoas com comorbidades: Atestado médico descrevendo comorbidade, receita de medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos ou para asma (corticoide inalatorio ou oral), comprovante de vacina COVID-19, atestado conforme modelo do site covidometrofloripa.com.br;

– Pessoas com deficiência permanente: atestado médico de acordo com o modelo do site covidometrofloripa.com.br;

– Trabalhadores do transporte coletivo: carteira de habilitação tipo D e contracheque de um dos últimos 3 meses (Maio, Abril ou Março). Para cobrador e fiscal é necessário apenas contracheque de um dos últimos 3 meses;

– Forças de segurança e salvamento: carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição (modelo no Covidometro);

– Forças Armadas: carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição (modelo no Covidometro);

– Caminhoneiros: carteira de Habilitação tipo C ou E, mais contracheque ou carteira de trabalho comprovando exercício da função.

A vacinação contra a influenza permite prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos e sobrecarga sobre os serviços de saúde, além de reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Outro fator importante é que com a vacinação, são evitadas potenciais idas aos hospitais e Centros de Saúde, atualmente mais sobrecarregados por conta da pandemia de covid-19. Desta maneira, a imunização é de extrema importância para garantir o bem estar individual e coletivo, promovendo uma melhor saúde pública.


Como funciona?

Todo o processo de vacinação é coordenado pela Prefeitura e atualizado diariamente no Covidômetro, o portal de informações sobre a pandemia. Lá, é possível conferir o andamento do calendário de vacinação. Em caso de dúvidas e para conferir a atualização do cadastro, consulte o Covidômetro ou ligue para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

O que levar?

Na fase de vacinação dos idosos, é preciso levar um documento com foto. O recomendado é que, antes de ir ao local, o idoso faça o cadastro no sistema Alô Saúde, da prefeitura de Florianópolis, para atualizar os seus dados de prontuário (confira a situação do seu cadastrado pelo telefone 0800-333-3233). Os dados atualizados no momento da vacinação aceleram o processo e a dinâmica do serviço.

Nas outras etapas de vacinação, é preciso acompanhar o que é necessário levar no Covidômetro.

Cuidados básicos

A administração municipal reforça que é indispensável o uso de máscaras, não apenas no momento da vacinação, como em qualquer ambiente fora da residência. Para aqueles que estiverem com suspeita ou confirmação de Covid-19, ou forem contato de casos confirmados quando convocados pelo calendário, a vacina não é recomendada. Recomenda-se aguardar o fim do tratamento.

Drive-thru na UFSC

Os drive-thru são organizados pela Prefeitura de Florianópolis em diversos pontos da cidade. Um deles é localizado na UFSC, mas só funciona em momentos previamente determinados. Na UFSC, o drive-thru segue o seguinte fluxo: os veículos entram exclusivamente pela rótula da Trindade (Rua Roberto Sampaio Gonzaga), e saem pelo Pantanal (Av. Dep. Antonio Edu Vieira). Podem ir ao drive thru somente aqueles convocados conforme o calendário de vacinação disponível no Covidômetro.

Clique para ampliar

Ponto de vacinação para pedestres

Os pedestres também podem ser vacinados, conforme o calendário, dentro do Centro de Eventos da UFSC, das 9h às 16h.

Centro de Referência de Vacinação do Centro

Montado em unidade da UFSC localizada na na rua Dom Joaquim, 757, Centro, o local tem sido disponibilizado para vacinar principalmente profissionais da saúde. O prédio abriga a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC. 

Clique para ampliar

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Tags: coronavírusCovid-19Prefeitura de FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação covid-19