Notícias da UFSC
  • Projeto 12:30 lança episódio de série para relembrar shows dos anos 90

    Publicado em 12/08/2022 às 11:37

    O Projeto 12:30 lança na quarta-feira, 17 de agosto, o terceiro episódio da série de vídeos intitulada “Arquivo 12:30”, para relembrar apresentações musicais que aconteceram nos anos de 1990, na Concha Acústica da UFSC. A série conta com quatro episódios que estão indo ao ar quinzenalmente, nas quartas-feiras, às 12h30, pelo canal do Youtube do projeto. O terceiro episódio é com o Grupo Engenho, que se apresentou na UFSC pelo Projeto 12:30 em 1999. A gravação do show foi realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), em parceria com a TV UFSC.

    A série “Arquivo 12:30” tem como objetivo apresentar ao público um pouco da memória do Projeto 12:30 que, desde sua criação em 1986, promove apresentações culturais, principalmente de música, no cotidiano da vida universitária. Os quatro episódios da série contam parte da história do projeto, o qual segue ativo e se reinventando após o período de pandemia, com realizações de atividades virtuais pelo Youtube e redes sociais.

    Criado em 1979, em Florianópolis, o Grupo Engenho ficou conhecido pelo trabalho baseado na música regional, valorizando principalmente a cultura da Ilha de Santa Catarina, mas dentro de um contexto social e político. Em 2011, depois de alguns anos inativos, o grupo retoma as suas atividades relembrando os sucessos da formação com a qual se tornou conhecido no final dos anos 70 e início dos 80. Desta formação, reuniram-se, novamente, os músicos Alisson Mota, Marcelo Muniz, Chico Thives e Claudio Frazê tendo como convidados especiais Marcelo Besen na sanfona e Carlos Augusto Vieira no violino, assim como Manoella Vieira nos vocais.

    No show realizado no Festival de Música da UFSC, em 28 de agosto de 2011, 2.000 pessoas, entre fãs e novos entusiastas, vibraram por mais de 1 hora, com “o espírito mergulhado em nostalgia e afeto histórico”. Em 2012, o Grupo Engenho realizou o show “De Trés Ont‘onte a dijáoji” no palco do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A apresentação foi uma antologia do trabalho do Grupo que embalou a mobilização universitária catarinense desde os tempos pré-redemocratização. Por isso, é uma das bandas que até hoje seguem na memória afetiva de pelo menos duas gerações.

    Projeto 12:30

    Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural. Apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

    Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” durante 2021. Agora em 2022, no formato semipresencial, segue promovendo atividades online. As apresentações virtuais ficaram disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e foram, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio.

    Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

    Acesse o canal do Youtube do Projeto 12:30 através do link:
    https://www.youtube.com/c/Projeto1230UFSC

    Serviço:
    O quê: Terceiro episódio da série “Arquivo 12:30” com o Grupo Engenho.
    Quando: 17 de agosto, quarta-feira, às 12h30.
    Onde: Canal do Youtube – Projeto 12:30 UFSC – https://www.youtube.com/c/Projeto1230UFSC
    Quanto: Gratuito.
    Contato: projeto1230@contato.ufsc.br ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail: bianca.kaizer@ufsc.br
    WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497
    Mais sobre o Projeto 12:30 em www.dac.ufsc.br e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

     Bianca Kaizer de Oliveira, coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC, com informações da banda.


  • Campus Trindade: acesso à UFSC pelo bairro Pantanal será fechado temporariamente

    Publicado em 12/08/2022 às 10:38

    A Prefeitura Municipal de Florianópolis irá fechar provisoriamente a entrada, via bairro Pantanal, ao Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir da próxima segunda-feira, 15 de agosto. O acesso à rua Engenheiro Andrey Cristian Ferreira pela rua Deputado Antônio Edu Vieira será interditado por um período de 20 dias corridos, em função da obra de duplicação no local.

    Durante o período, o acesso de automóveis e ônibus à UFSC pelo bairro Pantanal ficará interditado. Da mesma forma, a via em frente à Praça da Cidadania permanecerá fechada. A barreira instalada próxima ao antigo Centro de Convivência será liberada temporariamente. Assim, a entrada e a saída de veículos para setores como a Reitoria, o Centro de Desportos (CDS) ou o Centro Tecnológico (CTC) serão realizadas pela rua Engenheiro Andrey Cristian Ferreira, no bairro Carvoeira.

    Os serviços públicos de coleta de resíduos e de transporte coletivo serão mantidos, mas terão mudanças de trajeto, conforme orientações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano para o transporte público (em pdf):

    • Linhas 137 – Volta ao Morro Pantanal Norte via Titri e 138 – Volta ao Morro Pantanal Sul via Titri: não acessarão a Rua Engenheiro Andrey Cristian Ferreira, pois estará bloqueada – seguindo pela Dep. Antônio Edu Vieira.

    • Linha 185 – UFSC semidireto: entrará na UFSC pela Rua Roberto Sampaio Gonzaga, retornando para acessar a Rua Delfino Conti, Rua Dep. Antônio Edu Vieira e segue normal.

    As linhas 135 – Volta ao Morro Carvoeira Norte via Titri e 136 – Volta ao Morro Carvoeira Sul via Titri operam normalmente.


  • Nota de repúdio: UFSC se manifesta quanto à ação da PM em ato pela democracia

    Publicado em 12/08/2022 às 9:58

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta veemente protesto contra o uso da força excessiva, truculência e abusos cometidos pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina na prisão de uma estudante da Universidade que participava do ato em defesa do Estado Democrático de Direito. A jovem, detida supostamente por fazer pichações, foi imobilizada à força, em atitude de nítida truculência. No momento da prisão fica evidente a atitude injustificável dos policiais, que deveriam estar no ato para garantir a segurança dos manifestantes.

    É simbólico que isso tenha ocorrido no mesmo dia em que a UFSC abriu suas portas para acolher um evento pró-democracia. Inadmissível, também, é convivermos com atitudes autoritárias em repressão a manifestações pacíficas e legítimas em favor da liberdade e dos direitos sociais e fundamentais.

    Atos isolados, suposições ou preferências ideológicas não podem ser alegados por integrantes de forças de segurança para justificar truculência contra manifestações a favor da democracia. Em um período como o que vivenciamos, é fundamental que as forças de segurança permaneçam restritas às suas atribuições constitucionais. Infelizmente, atualmente convivemos com o aparelhamento de partes do Estado que são fundamentais para o próprio funcionamento da democracia. É importante estarmos alertas.

    Os atentados contra a democracia não ocorrem de maneira generalizada. Eles são realizados em pequenas atitudes como as que presenciamos nesta noite de 11 de agosto.

    A sociedade não pode ter vergonha de lutar pela democracia, pela preservação do direito de livre manifestação do pensamento e das ideias: “Estado democrático de direito sempre!”

    Por outro lado, a UFSC espera uma manifestação do governo do Estado de Santa Catarina sobre as orientações a sua força de segurança para lidar com este momento histórico do país, no que se refere a defesa da democracia, bem como sobre este caso em particular.


  • Profor divulga cursos de formação continuada para docentes

    Publicado em 12/08/2022 às 9:45

    O Programa de Formação Continuada divulgou a agenda de atividades formativas para o semestre letivo 2022.2. Os cursos ofertados são uma oportunidade para conhecer e compartilhar experiências e práticas pedagógicas.

    O Profor tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento pedagógico continuado aos professores, sendo de caráter obrigatório para aqueles que estão em estágio probatório e facultativo aos demais docentes da instituição. Há pelo menos 19 cursos com inscrições abertas. Os cursos serão ministrados nas modalidades remota e presencial, conforme programação.

    Confira as opções disponíveis

    – Curso: Divulgação científica nas diferentes áreas e métodos de pesquisa

    – Curso: Educação como prática social na contemporaneidade: a linguagem e suas Interações

    – Curso: Estudantes com deficiência na universidade

    – Curso: Moodle Avançado

    – Curso: Aprendizagem baseada em jogos e formação para as mídias no Ensino Superior

    – Curso: Princípios, conceitos e estratégias de avaliação

    – Curso: Ações sobre permanência estudantil e combate à evasão

    – Curso: Microsoft Teams como ferramenta de apoio ao ensino presencial e à gestão de projetos

    – Curso: Ações pedagógicas e práticas educacionais para inclusão e acolhimento aos discentes

    – Curso: Avaliação discente como um desafio docente no processo de ensino e aprendizagem

    – Curso: Gestão universitária: Coordenação de curso, chefia de departamento, participação em colegiados e câmaras, estrutura universitária e dinâmicas da liderança e administração no ensino superior

    – Oficina de Comunicação Não Violenta para docentes

    – Curso: Promoção de saúde mental e atenção psicossocial no ambiente universitário

    – Curso: Ações afirmativas na UFSC e relações étnico-raciais

    – Curso: Seminário Temático Cognitivo aplicado a Cursos da saúde

    – Curso: Oficina de Comunicação Não violenta para docentes

    – Curso: Integração Institucional a Novos(as) Docentes

    – Curso: Pode uma universidade ser acolhedora? Uma abordagem às vivências universitárias promotoras de bem-estar e sucesso escolar

    – Curso: Legislação da Carreira Docente


  • Servidores da UFSC podem preencher Pesquisa de Satisfação

    Publicado em 12/08/2022 às 8:20

    O Plano de Gestão e Logística Sustentável da UFSC lançou o formulário de Pesquisa de Satisfação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina. O questionário está dividido em oito áreas:  I) ambiente do trabalho remoto II) outros sobre trabalho remoto III) capacitação IV) chefia V) instituição VI) reconhecimento profissional VII) relações interpessoais VIII) geral. Cada seção aborda uma esfera da pesquisa e possui perguntas com respostas de múltipla escolha ou dissertativas.

    Os resultados da pesquisa serão utilizados para compor o indicador “satisfação no trabalho” que está presente no plano e também irá impulsionar ações específicas para melhorar a qualidade de vida dos servidores nos seus ambientes de trabalho. Para responder, clique no formulário.


  • Laboratório da UFSC detecta anomalias que afetam o desempenho de aerogeradores

    Publicado em 12/08/2022 às 7:35

    Foto: Divulgação /AQTech

    Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Integração Software/Hardware (Lisha) do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve o projeto Detecção de anomalias em aerogeradores usando inteligência artificial, buscando aplicar técnicas de inteligência artificial (AI), machine learning (aprendizado de máquina) em particular, a dados operacionais e de vibração para detectar condições específicas de desempenho na operação de geradores eólicos de energia elétrica.

    Como máquinas que são, os aerogeradores estão sujeitos a forças que vão além daquela aplicada pelos ventos nos rotores, e essas forças podem causar vibrações em diversos componentes do aerogerador, principalmente na caixa de transmissão. “A correlação dos dados operacionais, como a velocidade e a direção do vento, a velocidade nas partes móveis e a potência gerada, com dados sensoriais, que capturam tais vibrações, nos permite diagnosticar a máquina enquanto ela opera”, explica o professor Antonio Augusto Fröhlich, coordenador dos trabalhos na UFSC.

    Uma das empresas parceiras do projeto, que atua no desenvolvimento de soluções de monitoramento e diagnóstico para o mercado de energia, instrumentou um conjunto de aerogeradores com sensores de vibração, incluindo vibrações acústicas. A instrumentação alinha-se com a plataforma do laboratório, e a telemetria permite a aplicação de técnicas de inteligência artificial em diversos estágios do monitoramento. O principal benefício da detecção de anomalias nos aerogeradores é a possibilidade de manutenção antecipada do ativo, e, consequentemente, o aumento da disponibilidade da máquina.

    Isso representa vantagem para o dono do ativo, com a redução dos custos de manutenção, e até mais renda, com o equipamento disponível por mais tempo. Já o impacto social mais relevante está relacionado ao aumento do uso de energias renováveis, principalmente em momentos de crise hídrica como a registrada recentemente no Brasil. “Com o aumento da geração eólica se reduz o uso de térmicas, e, consequentemente, diminuem o custo do MWh e os impactos ambientais”, observa o professor Fröhlich.

    O principal modo de falha detectado até o momento diz respeito a defeitos no eixo da alta velocidade da caixa de transmissão do aerogerador. As vibrações observadas dependem da velocidade de rotação, e o treinamento de modelos robustos que capturem as variações é considerada uma grande conquista para a equipe da UFSC. “Hoje conseguimos prever tais falhas com antecedência, alertando a empresa para que possa escalonar manutenções preventivas, evitando assim que a máquina sofra defeitos permanentes”, destaca o professor.

    Com todos os objetivos alcançados, a parceria agora parte para a ampliação do número de aerogeradores monitorados e para a ampliação do espectro de outros modos de falhas. E, claro, colaborar cada vez mais com o aumento acelerado da geração de energias renováveis e ambientalmente sustentáveis.

    A reportagem completa integra a edição número 13 da Revista da Fapeu disponível em https://abre.ai/revistadafapeu


  • Auditório da Reitoria da UFSC recebe ato cívico em defesa da democracia

    Publicado em 11/08/2022 às 17:47

    Discursos abordaram defesa da democracia e dos direitos sociais (Foto: Ítalo Padilha/Agecom)

    O auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou lotado nesta quinta-feira, 11 de agosto, para realização do ato em defesa do estado democrático de direito. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc) em conjunto com 27 entidades da sociedade civil. O reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos estiveram presentes.

    O ato foi realizado simultaneamente à leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Houve apresentações artístico-culturais e falas de representantes das entidades participantes.

    O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, o Bebeto, afirmou que o evento era um ato cívico suprapartidário em defesa da democracia.
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  • UFSC Explica: dark web

    Publicado em 11/08/2022 às 15:30

    Dark web é o tema do novo episódio da série de vídeos UFSC Explica. Três pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de diferentes áreas do conhecimento, abordam questões como segurança, anonimato e privacidade on-line em um mundo cada vez mais conectado e no qual os dados dos usuários se tornaram moeda de troca. 

    Quais as diferenças entre deep e dark web? O que garante o anonimato dos usuários da dark web? Como acessá-la? Quem e o que podemos encontrar por lá? Essas e outras perguntas são respondidas ao longo do vídeo.

    Conheça os entrevistados:

    Barbara Idaerla Santos Calderon: é bacharela e mestra em Relações Internacionais pela UFSC, além de estudante da graduação em Sistemas de Informação da mesma instituição. Seu mestrado teve foco em Economia Política Internacional, e sua dissertação incidiu-se sobre a área de intersecção entre as Relações Internacionais e os Sistemas de Informação. Em 2017, publicou o livro Deep e dark web: a internet que você conhece é apenas a ponta iceberg, pela editora Alta Books. Poder, economia política internacional, cibercultura e atuações do Estado e da sociedade na esfera cibernética estão entre seus interesses de pesquisa.

    Enrique Muriel-Torrado: professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC. É graduado em Biblioteconomía y Documentación e licenciado em Documentación pela Universidad de Extremadura, mestre em Documentación Digital pela Universitat Pompeu Fabra e mestre e doutor em Información Científica pela Universidad de Granada. Sua área de pesquisa abrange temas como direitos autorais, copyright, copyleft, desinformação, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação.

    Jean Everson Martina: professor do Departamento de Informática e Estatística e membro do Laboratório de Segurança em Computação (Labsec) da UFSC. Possui graduação e mestrado em Ciências da Computação pela UFSC e doutorado em Ciências da Computação pela University of Cambridge. Atua principalmente nos seguintes temas: assinaturas digitais, sistemas operacionais embarcados, execução segura de código, proteção de chaves criptográficas, computação forense, formalização de protocolos, verificação formal, modelagem de cerimônias de segurança e projeto de software seguro.

    Confira abaixo o vídeo, também disponível no canal da UFSC no Youtube.


  • Pós em Ciência da Computação é contemplada em edital de internacionalização

    Publicado em 11/08/2022 às 15:11

    Ampliar as parcerias do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com instituições estrangeiras é o objetivo do projeto Inteligência artificial para expansão do ecossistema tecnológico e de inovação de Santa Catarina e do Brasil, contemplado no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 24/2022, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa visa propiciar experiências de pesquisa no exterior aos doutorandos do PPGCC, além de receber estudantes de universidades estrangeiras. 

    “Entendemos que, para formar doutores altamente capacitados para atuar no desenvolvimento tecnológico do país, precisamos fazer com que eles tenham a vivência em grupos de pesquisa internacionais. Esse é um dos caminhos possíveis para fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil, e a Fapesc tem sido uma grande aliada da UFSC nesse desafio”, afirma a coordenadora do projeto, professora Patrícia Della Méa Plentz.

    Os doutorandos irão cursar disciplinas no exterior e participar de atividades do grupo de pesquisa da universidade estrangeira, avançando nas pesquisas iniciadas aqui no Brasil e fortalecendo a cooperação entre o PPGCC e a comunidade acadêmica internacional. Além disso, professores irão ministrar aulas em inglês, e serão recebidos três estudantes de universidades internacionais. “O contato deles com nossos grupos de pesquisa certamente irá gerar uma boa relação e fluxo de trabalho entre a UFSC e as outras instituições internacionais”, comenta Patrícia. 

    Nesse projeto, o contato inicial do programa é com a Universidade de Pisa, na Itália, mas a ideia é ampliar o escopo, envolvendo as demais instituições com que os professores do PPGCC possuem acordos de cooperação internacional. O projeto está previsto para durar até dezembro de 2023. 

    “Um dos nossos pontos fortes do PPGCC é a interação com a indústria catarinense, onde desenvolvemos projetos com empresas do ecossistema tecnológico de Santa Catarina, e este projeto reforça nossa importância e protagonismo neste cenário”, relata a coordenadora. Com caráter interdisciplinar, o PPGCC conta com professores de diferentes departamentos e campi da UFSC e de outras instituições, além de parcerias com os ministérios da Educação e da Saúde e com a Casa Civil.

    “O projeto ‘Inteligência artificial para expansão do ecossistema tecnológico e de inovação de Santa Catarina e do Brasil’ consolida o PPGCC como um dos grandes programas de pós-graduação do Sul do Brasil, ao mesmo tempo em que comemora 30 anos de existência. É uma satisfação chegar em 2022 com tantos avanços, atuando de forma concreta e inequívoca em prol do desenvolvimento tecnológico de Santa Catarina e do nosso país”, enfatiza Patrícia.

    O projeto Doutorado em Engenharia com Dupla Diplomação UFSC-FAU/Alemanha foi outro dos contemplados no edital da Fapesc. Liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC (PósENQ), a iniciativa conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) e com a parceria da universidade alemã Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU).


  • Semifinalista da Olimpíada Brasileira, equipe do Colégio de Aplicação concorre a oportunidade de lançar satélite próprio

    Publicado em 11/08/2022 às 12:27

    Obsat é gratuita para qualquer aluno matriculado em instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Crédito: Divulgação MCTI

    Matéria atualizada dia 23/08/2022, às 12h06

    A equipe Sagittarius A*, formada por estudantes do 9º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é semifinalista da Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat). Os quatro integrantes do grupo – Isabella de Freitas, Rosa Maria Miranda, João Vitor Caetano e Marcos Bueno – concorrerão à oportunidade de lançar o satélite que desenvolveram. Para isso, a equipe irá viajar até Santa Maria, no Rio Grande do Sul, nesta próxima sexta-feira, dia 12 de agosto. A equipe foi mentorada pelo estudante de graduação em Física da UFSC João Batista Vieira Sousa, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid).

    O projeto do time do Colégio de Aplicação tem como principal missão monitorar o ecossistema de manguezais no País. Após um ano de pesquisas, a equipe construiu um satélite capaz de medir o nível de gás carbônico (CO2) da estratosfera e comparar com outros locais, determinando o impacto da urbanização para aquele lugar e suas possíveis consequências. Os manguezais ocupam uma grande área do território brasileiro, mas sofrem pressão da expansão imobiliária nas grandes cidades litorâneas. Os objetivos da pesquisa são mostrar a importância dos mangues na absorção deste gás do “efeito estufa” e identificar áreas em desmatamento, contribuindo para a consciência da necessidade de preservação.

    A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma olimpíada científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

    A iniciativa busca promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante, e universitários. A Obsat é gratuita para qualquer aluno matriculado em instituições brasileiras de ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Como objeto de trabalho, e ao mesmo tempo ferramenta de aprendizado, utilizam-se pequenos satélites, chamados de CanSats, TubeSats, PocketSats ou CubeSats.


  • UFSC ganha quatro menções honrosas em Prêmio Capes de Tese

    Publicado em 11/08/2022 às 11:25

    A Universidade Federal de Santa Catarina conquistou quatro menções honrosas no Prêmio Capes de Tese – Edição de 2022, um dos mais tradicionais da pesquisa no Brasil. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira, 11 de agosto, no Diário Oficial, e trazem destaque a estudos da UFSC desenvolvidos em quatro áreas do conhecimento: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Linguística e Literatura e Nutrição. No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 96 receberam menção honrosa.

    Matheus Soares Geraldi recebeu o reconhecimento pela tese Building stock modelling for energy benchmarking of schools in Brazilque teve o objetivo de desenvolver métodos de obtenção de modelos representativos do estoque de edificações para aferir o desempenho energético das escolas brasileiras. A orientação foi de Enedir Ghisi. Já Ricardo Augusto Borsoi foi reconhecido pelo trabalho Spectral variability in hyperspectral unmixing: multiscale, tensor, and neural network-based approaches, que desenvolve estratégias para mitigar a variabilidade espectral na separação espectral. A orientação é de Jose Carlos Moreira Bermudez.

    A pesquisadora Cybelle Saffa Da Cunha Pereira Soares foi destaque na área de Inglês:Estudos Lingüísticos E Literários, com a tese From purification to preposterous violence: a corpus-based study on the semantic prosody of violence in the (re)translation and (re)writings of Jacobs’ fairy talesOrientada por Lincoln Paulo Fernandes, ela estudou as diferentes categorias de violência presentes nas retraduções de contos de fadas ao longo de sessenta e nove anos. No campo da Nutrição, a tese Formatos de informações sobre os açúcares na rotulagem de alimentos industrializados: estudo multimétodos do contexto brasileirode Tailane Scapin, recebeu a menção honrosa. Orientada por Rossana Pacheco da Costa Proença e coorientada por Ana Carolina Fernandes, ela avaliou as informações sobre os açúcares na rotulagem de alimentos industrializados e investigou formatos de rotulagem que sejam compreensíveis e auxiliem consumidores brasileiros nas suas escolhas alimentares.

    O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

     


  • Pesquisa da UFSC identifica e mapeia produtividade de energia solar em Santa Catarina

    Publicado em 11/08/2022 às 8:29

    Unidade consumidora capaz de produzir energia foi estudada em tese (Divulgação)

    Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal de Santa Catarina identificou que, apesar de apresentar um dos menores índices de irradiação do Brasil, o cenário para a utilização da fonte solar na matriz energética do Estado é favorável e promissor, podendo gerar impactos econômicos e ambientais, com destaque para a região Oeste. A tese defendida por Andrigo Filippo Gonçalves Antoniolli no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil analisou dados do Projeto Bônus Fotovoltaico da Celesc, que instalou 1.250 sistemas eficientes de geração de energia elétrica em todas as regiões catarinenses. “A produtividade média em Santa Catarina é boa quando comparada, por exemplo à Alemanha, pois a do Estado é 30% superior à das melhores regiões da Alemanha”, compara.

    Um algoritmo desenvolvido pelo pesquisador gerou dados que indicam que Santa Catarina apresenta valores médios de produtividade acima de 1.200 kWh/kWp por ano. Ou seja, cada 1 kWp instalado pode produzir em média, pelo menos 100 kWh/mês dentro do território catarinense. O estudo consolidou os números a partir de uma ferramenta de gestão e auxílio à tomada de decisão que analisa com cerca de 95% de precisão dados de um grande volume de microgeradores.

    A tese foi orientada pelo professor Ricardo Rüther, com co-corientação da professora Helena Flávia Naspolini. “A metodologia desenvolvida na tese pode ser utilizada para prever a geração mensal e anual de futuros sistemas fotovoltaicos a serem instalados em qualquer local para auxiliar no planejamento, além de servir de como subsídio para análises de retorno do investimento mais apuradas”, indica Antoniolli.

    O foco do estudo está no modelo de geração distribuída, que oferece energia no local de consumo – ou em local próximo – a partir de fontes renováveis. Os módulos fotovoltaicos instalados em 1250 casas espalhadas pelo Estado são um exemplo de como cada unidade consumidora pode vir a ser um potencial gerador de energia. Somadas, essas unidades representam valores consideráveis para o sistema de distribuição como um todo. No estudo, elas formaram o que se chama de “unidade prossumidora” e, juntas, têm potência instalada equivalente a da Usina Solar Cidade Azul, localizada no complexo de Jorge Lacerda, no município de Capivari de Baixo.

    O pesquisador decidiu estudar o assunto pensando no surgimento de uma nova figura: o prossumidor – ou o consumidor que também produz energia elétrica. Com a tecnologia de sistemas fotovoltaicos, os cidadãos estão aptos a produzirem a energia que consomem. “Antes, as grandes indústrias eram proprietárias das usinas geradoras, que enviavam para as empresas de transmissão/distribuição e então chegavam às residências. Agora o consumidor, na sua casa, pode ter um gerador e ser dono da sua própria energia ou compartilhar com outras pessoas”, explica.

    No caso do projeto da Celesc, a proposta era promover a geração distribuída a partir de 1.250 telhados residenciais. Os participantes foram selecionados via edital, pois precisavam respeitar a uma série de pré-requisitos, entre eles a angulação e orientação do telhado onde o sistema fotovoltaico seria instalado, com o objetivo de aproveitar melhor a irradiação solar. O consumo médio de 350 kWh por mês também era requisito obrigatório.

    Os consumidores tiveram acesso a um bônus de 60% na instalação dos sistemas. Em 2020, a Celesc divulgou que o benefício estimado foi a geração de energia de 4.464,36 MWh/ano, suficiente para abastecer mais de 22,3 mil residências durante um mês inteiro. O projeto também evitou o lançamento de 303 toneladas de CO2 na atmosfera, correspondente ao plantio de 2.170 árvores.

    Dados

    A média anual da geração fotovoltaica do conjunto de telhados analisados foi de 3.353 kWh/ano ou produtividade anual de 1.265 kWh para cada 1 kWp instalado, com oscilações entre as quatro regiões estudadas em Santa Catarina. No estudo, um mapa definido a partir dos níveis de irradiação situa o Oeste como o mais favorável à geração solar fotovoltaica seguida por uma faixa composta pela região litorânea, Serra e Meio-Oeste. Algumas regiões no Vale e no Sul apresentam menos produtividade.

    Mapa gerado pelo estudo registra regiões mais promissoras

    A exploração e análise estratégica de dados foi fundamentada em conceitos de Business Intelligence, proporcionando informações relevantes sobre a performance do sistema e ajudando no suporte à tomada de decisão de forma rápida e embasada. “A adoção do telhado fotovoltaico em residências no Brasil demonstrou ser vantajosa e, além disso, o tempo de retorno do investimento está em tendência de queda devido às contínuas reduções de preços da tecnologia e constantes aumentos na tarifa residencial”, pontua o pesquisador.

    A análise de Antoniolli destrincha os dados fornecidos de cinco em cinco minutos pelo projeto de janeiro a dezembro de 2019, mas também investiga o aproveitamento específico de uma das unidades que compõe o programa. O estudo detalhou, sob diferentes óticas, o caso de uma residência situada perto do campus da UFSC, em Florianópolis. Do ponto de vista da concessionária, o consumo anual da unidade analisada foi reduzido em 18% após a integração. Sob a ótica do consumidor, o consumo total anual aumentou 8% e a redução das despesas com energia elétrica foi de 54%.

    Segundo o pesquisador, os dados obtidos e a ferramenta elaborada durante a pesquisa, além de servirem como referência para profissionais da área de energia, também podem colaborar com o planejamento de cooperativas solares. “É possível prever de forma mais precisa e mais confiável o planejamento de uma cooperativa solar, pois conseguimos identificar a produtividade média por região e qual delas é a mais indicada para a implementação de uma cooperativa composta por pequenos produtores de energia”, finaliza.

    Amanda Miranda/Jornalista da Agecom


  • Abertas as inscrições para evento de inovação e empreendedorismo da UFSC Curitibanos

    Publicado em 10/08/2022 às 15:13

    Estão abertas as inscrições para o Conexão Contestado, 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo, que ocorre de forma híbrida, nos dias 14 e 15 de setembro, no Mercado Público Municipal de Curitibanos e no Youtube da UFSC Curitibanos. O público-alvo são estudantes de ensino médio, acadêmicos, empresários e público interessados na temática. A inscrição gratuita poderá ser feita por meio do site oficial do evento.

    A proposta é trazer palestrantes experientes na área e cases de empresas inovadoras na região. O objetivo principal do seminário é incentivar a cultura de inovação e empreendedorismo, instigando as pessoas a refletirem sobre ideias que possam reduzir problemas do cotidiano para gerar novos empreendimentos ou melhoria de processos.

    O evento é a primeira atividade ampliada do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária de Curitibanos e Região, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos, Universidade do Contestado – Campus Curitibanos, Associação Empresarial de Curitibanos, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, apoiado Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, e da Inovale, Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe.


  • DIVULGA UFSC – 10/08/2022 – Edição 1886

    Publicado em 10/08/2022 às 12:47

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 10/08/2022 – Edição 1886
    UFSC alerta sobre serviços durante passagem de ciclone nesta quarta-feira, dia 10

    A Administração Central da UFSC informa que, devido às condições meteorológicas atípicas, em virtude da passagem de um ciclone na região litorânea de Santa Catarina, os serviços infraestruturais de energia elétrica e internet em cidades onde a UFSC tem campus apresentam instabilidades, nesta quarta-feira, 10 de agosto. A mobilidade urbana segue conturbada, pois muitas vias encontram-se com árvores caídas e pontos de alagamento. Orientamos que as chefias imediatas de todos os campi avaliem as condições de acesso aos setores e se comuniquem com suas equipes para traçar as melhores estratégias de atendimento no momento, tendo em vista que tal medida visa resguardar a segurança da comunidade acadêmica. Continue a leitura>>. Leia também: Colégio de Aplicação suspende aulas no período da tarde.


    RU Trindade não funciona de 11 a 14 de agosto; refeições serão servidas no CCA

    O Restaurante Universitário (RU) da Trindade estará fechado de 11 a 14 de agosto para sua dedetização semestral. Durante o período, o serviço de alimentação (almoço e janta) será transferido para o refeitório do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A administração do RU solicita que, caso seja possível, o público agende as refeições para esse período por meio do Sistema de Agendamento de Refeição. Continue a leitura>>.

    UFSC divulga resultado do processo seletivo Letras Libras – EaD 2022

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) divulgou nesta terça-feira, 9 de agosto, o resultado do Processo Seletivo Letras Libras – EaD 2022, referente aos Polos Santo André, em São Paulo, Marabá, no Pará, e Macapá, no Amapá. A lista está disponível no site https://librasead2022.ufsc.br/. Os candidatos classificados deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas. Continue a leitura>>.


    Ensino

    Engenharias Química e de Materiais aprovam projeto de doutorado em dupla diplomação com universidade alemã

    O projeto Doutorado em Engenharia com Dupla Diplomação UFSC-FAU/Alemanha, coordenado pela professora do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Débora de Oliveira, foi um dos contemplados no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 24/2022. Liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ), o projeto conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) e com a parceria da universidade alemã Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU). Continue a leitura>>.

    Pós em Recursos Genéticos Vegetais prorroga inscrições de processo seletivo

    O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prorrogou, até 12 de agosto, as inscrições para seleção de alunos para os cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2022, conforme novo cronograma divulgado na página do curso. São 15 vagas para o mestrado, e para o doutorado, são 5 vagas. Mais informações na página do Programa.

    Programa de Pós-Graduação em Enfermagem abre inscrições para mestrado e doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de mestrado e de doutorado, com ingresso em 2023. As inscrições ocorrem até 31 de agosto de 2022, exclusivamente on-line. No total, são 34 vagas de mestrado e 28 vagas para o doutorado. Os editais descrevem a distribuição de vagas, documentação necessária, além de outras informações, e estão disponíveis neste link. Em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail ppgen@contato.ufsc.br.


    Extensão

    Colégio de Aplicação promove curso de introdução ao Moodle

    O Colégio de Aplicação da UFSC promove, de 11 a 18 de agosto, das 18h às 20h, o curso de extensão de Introdução ao Moodle, voltado para pessoas que tenham interesse em fazer uso da ferramenta em suas disciplinas e cursos. O público-alvo são professores, alunos de graduação e de pós-graduação e servidores de instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas no link. Continue a leitura>>.


    Pesquisa

    UFSC promove seminário sobre impactos econômicos e sociais da covid-19 em Santa Catarina

    O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá, nos dias 14 e 15 de setembro, o seminário Impactos Econômicos e Sociais da Covid-19 em Santa Catarina. O evento será realizado no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade, das 8h às 18h, em ambos os dias. Os interessados podem se inscrever no site do evento até 9 de setembro (o número de vagas é limitado a 120 participantes).  Clique AQUI para se inscrever.

     


    Cultura

    Editora da UFSC lança livro sobre falhas do sistema de saúde dos EUA

    A Editora da UFSC (Edufsc) lançou o livro Nossa moléstia: lições sobre a liberdade extraídas de um diário hospitalar, de autoria de Timothy Snyder. A obra está à venda nas livrarias virtual  e física da EdUFSC. Snyder é historiador, professor da Universidade de Yale e especialista em história da Europa Central e Oriental. Continue a leitura>>.

     

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  • UFSC oferece cursos gratuitos de matemática básica e introdução ao cálculo nas férias de agosto

    Publicado em 10/08/2022 às 11:57

    Os cursos de férias são gratuitos e abertos à comunidade. Crédito: Antoine Dautry | Unsplash

    O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 19 e 24 de agosto, cursos concentrados e gratuitos de Matemática Básica (120 vagas) e Introdução ao Cálculo (120 vagas). Cada curso será oferecido em dois turnos, com 60 vagas cada (confira o cronograma abaixo).

    As inscrições podem ser feitas até as 23h59min da próxima quarta-feira, 17 de agosto. Os cursos serão ministrados por doutorandos em Física. Os pós-graduandos são estagiários de docência, que estão aprendendo a serem professores, e estarão sob a supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.

    “As disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I/A e Física 1 apresentam grandes níveis de repetência. Por outro lado, vários ingressantes apresentam dificuldades para trabalhar com conceitos básicos de matemática. Essas disciplinas exigem muita dedicação no estudo do conteúdo após a aula, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio”, justifica o docente do Programa de Pós-Graduação em Física.

    De acordo com o professor Marcelo, esses cursos de férias estão voltados tanto para calouros se prepararem para essas disciplinas quanto para alunos que repetiram em alguma delas. Estão também abertos à comunidade.

    As aulas de Matemática Básica abordam fatoração, frações, potenciação, radiciação, equações, polinômios, trigonometria, funções, sistemas de equações. Já as aulas de Introdução ao Cálculo compreendem revisão de funções, limites e derivadas.
    Continue a leitura » »


  • UFSC alerta sobre serviços durante passagem de ciclone nesta quarta-feira, dia 10

    Publicado em 10/08/2022 às 11:33

    A Administração Central da UFSC informa que, devido às condições meteorológicas atípicas, em virtude da passagem de um ciclone na região litorânea de Santa Catarina, os serviços infraestruturais de energia elétrica e internet em cidades onde a UFSC tem campus apresentam instabilidades, nesta quarta-feira, 10 de agosto.

    A mobilidade urbana segue conturbada, pois muitas vias encontram-se com árvores caídas e pontos de alagamento. Orientamos que as chefias imediatas de todos os campi avaliem as condições de acesso aos setores e se comuniquem com suas equipes para traçar as melhores estratégias de atendimento no momento, tendo em vista que tal medida visa resguardar a segurança da comunidade acadêmica.

    Ademais, pedimos cautela, pois a Defesa Civil emitiu alerta máximo para risco de deslizamentos em Florianópolis e outras regiões do Estado, com chuvas persistentes, rajadas de vento, maré alta e ressaca até a manhã de quinta-feira (11 de agosto) – acompanhe aqui. Em caso de emergência, ligue 199.


  • Laboratório de Moluscos Marinhos comercializa excedente de sementes de ostras

    Publicado em 10/08/2022 às 11:16

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, nº 503, na Barra da Lagoa, em Florianópolis.

    Em atendimento à Portaria Normativa no 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a oferta para comercialização do excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias.

    Encontra-se disponível para venda um lote de 600.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 32 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Mais informações podem ser obtidas pelo número (48) 3721 6387 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.


  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem abre inscrições para mestrado e doutorado

    Publicado em 10/08/2022 às 10:28

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de mestrado e de doutorado, com ingresso em 2023.

    As inscrições ocorrem até 31 de agosto de 2022, exclusivamente on-line. No total, são 34 vagas de mestrado e 28 vagas para o doutorado. Os editais descrevem a distribuição de vagas, documentação necessária, além de outras informações, e estão disponíveis neste link.

    Em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail ppgen@contato.ufsc.br.


  • Coperve apresenta relatório oficial do Vestibular UFSC 2022

    Publicado em 09/08/2022 às 16:58

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) tornou público o relatório oficial do Vestibular UFSC 2022. O documento traz, em textos, tabelas e gráficos, informações importantes para as comunidades interna e externa da Universidade. São dados valiosos para as coordenações e colegiados dos cursos, que podem delinear o perfil dos alunos ingressantes, e também para escolas de Ensino Médio do Estado e futuros candidatos ao Vestibular da UFSC.

    O Vestibular 2022 da UFSC foi o primeiro processo seletivo presencial da UFSC desde dezembro de 2019. Realizado ainda em um contexto de pandemia de Covid-19, o concurso passou por diversas adaptações em busca de garantir a segurança sanitária dos participantes.

    Entre as mudanças adotadas estavam a realização de provas em apenas dois dias (29 e 30 de janeiro de 2022) em vez dos três dias tradicionais; adaptação do tamanho das provas e supressão das questões discursivas; adoção de medidas sanitárias individuais e coletivas, como a exigência de comprovante de vacinação para os candidatos e colaboradores, o uso de máscara durante as provas e a redução do número de candidatos por sala.

    O Vestibular UFSC 2022 ofereceu 4.521 vagas e teve um total de 18.141 inscritos, dos quais 1.074 foram candidatos por experiência – o número de candidatos concorrentes ficou em 17.067. A isenção da taxa de inscrição foi concedida a 2.007 candidatos, e 390 destes se classificaram.

    Das 4.521 vagas oferecidas, 3.231 foram ocupadas por candidatos classificados no concurso Vestibular 2022. As 1.290 vagas remanescentes foram preenchidas por outros processos seletivos: 542 foram ocupadas por reopção de curso e as restantes destinadas ao Processo Seletivo de vagas remanescentes UFSC 2022, realizado no mês de julho.
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  • Engenharias Química e de Materiais aprovam projeto de doutorado em dupla diplomação com universidade alemã

    Publicado em 09/08/2022 às 15:26

    O projeto Doutorado em Engenharia com Dupla Diplomação UFSC-FAU/Alemanha, coordenado pela professora do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Débora de Oliveira, foi um dos contemplados no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 24/2022. Liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ), o projeto conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) e com a parceria da universidade alemã Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU). No âmbito da instituição europeia, a coordenação é do professor Aldo Boccaccini.

    Até seis doutorandos da UFSC e da FAU receberão bolsas e passagens para estágios de até 12 meses nas universidades anfitriãs. Além desses, outros estudantes de mestrado e doutorado serão incentivados a participar de atividades de intercâmbio entre as universidades parceiras, por meio do compartilhamento de disciplinas e orientadores. 

    Também serão beneficiados com bolsas até seis docentes do PósENQ que oferecerão disciplinas, na língua inglesa, a estudantes brasileiros e alemães. Atualmente, as disciplinas em inglês disponíveis no PósENQ pertencem tanto ao elenco de obrigatórias (*) quanto ao de eletivas:

    • Advanced Chemical Reaction Engineering
    • Biochemical Engineering (*)
    • Biological Waste Treatment
    • Emulsion and Miniemulsion Polymerization Processes
    • Kinetics of Chemical Processes (*)
    • Polymeric Nanomaterials Characterization
    • Principles of Ceramics Processing
    • Transport Phenomena (*)

    A UFSC e a FAU têm um histórico de mais de 20 anos de cooperação na área de Engenharias. Entre os resultados dessa cooperação, destaca-se uma tese desenvolvida em regime de cotutela entre o PGMAT e a universidade alemã. Defendido e aprovado em 2020 por Tobias Benitez, o trabalho aborda o processamento de vitrocerâmicas transparentes com alta resistência ao impacto. 

    A partir do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a ideia do novo projeto é facilitar os trâmites burocráticos e a mobilidade interinstitucional a partir da implementação de uma convenção geral entre a UFSC e a FAU para a dupla diplomação de doutorado, cuja minuta já foi elaborada e está em trâmite nas respectivas instituições.

    Ao final do projeto, os estudantes que atenderem os requisitos exigidos pelas universidades signatárias da convenção receberão, respectivamente, os títulos de “Doutor em Engenharia Química” ou “Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais” por parte da UFSC e de “PhD in Engineering” (“Doktor der Ingenieurwissenschaften” – Dr.-Ing.), por parte da FAU.


  • RU Trindade não funciona de 11 a 14 de agosto; refeições são transferidas para o CCA

    Publicado em 09/08/2022 às 13:43

    O Restaurante Universitário (RU) da Trindade estará fechado de 11 a 14 de agosto, quinta-feira a domingo, para sua dedetização semestral. Durante o período, o serviço de alimentação (almoço e janta) será transferido para o refeitório do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

    A administração do RU solicita que, caso seja possível, o público agende as refeições para esse período por meio do Sistema de Agendamento de Refeição. Apesar de não ser obrigatório, o agendamento contribui com o princípio de economicidade institucional. 

    Ressalta-se, ainda, que não será possível conceder o transporte coletivo da Trindade ao CCA nessas datas, pois o cronograma do setor de transporte da UFSC  já está comprometido com outros agendamentos.


  • DIVULGA UFSC – 09/08/2022 – Edição 1885

    Publicado em 09/08/2022 às 10:24

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 09/08/2022 – Edição 1885
    UFSC sediará evento de leitura da Carta pela democracia

    A leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” será transmitida em evento presencial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na próxima quinta-feira, 11 de agosto, às 10h, no Auditório da Reitoria. A leitura ocorre na Universidade de São Paulo (USP) e eventos presenciais como o da UFSC estão sendo planejados para acontecerem concomitantemente em diversos campi universitários em todo o Brasil. Na UFSC, a leitura da Carta tem apoio do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical). A leitura da Carta na UFSC e as manifestações presenciais da comunidade universitária no Auditório da Reitoria serão transmitidas pelo canal da Apufsc no YouTube. O documento, idealizado por egressos da Faculdade de Direito da USP, é apartidário e recebe ampla adesão, com mais de 800 mil assinaturas. Continue a leitura>>.

    Abertas as inscrições para programa de apadrinhamento de estudantes estrangeiros

    A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prorrogou as inscrições para o programa de apadrinhamento dos estudantes estrangeiros de graduação que realizarão intercâmbio na instituição no semestre em 2022.2. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de agosto de 2022. Continue a leitura >>.


    Pesquisa

     

    UFSC e Udesc promovem segunda edição do Encontro Memória e Direitos Humanos

    O Instituto Memória e Direitos Humanos, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), irá promover a segunda edição do Encontro Memória e Direitos Humanos, com o tema geral Direitos humanos e democracia em Santa Catarina: lutas e protagonistas. O evento será presencial na UFSC nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022. Os trabalhos serão apresentados nas manhãs de quarta e quinta-feira, entre 9h e 12h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Florianópolis. Submissão de resumos até 22 de agosto de 2022. Continue a leitura >>.

    UFSC na mídia: doutoranda participa de programa sobre estética nas redes sociais

    A pesquisadora Larisse Louise Pontes Gomes, doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou de uma discussão sobre estética nas redes sociais no programa Hiperconectado, apresentado pelo biólogo Atila Iamarino. O episódio foi ao ar no último sábado, 6 de agosto, na TV Cultura, e também está disponível no Youtube. Continue a leitura>>.

    Casos ativos de covid-19 em SC sofreram redução de 15% na última semana, aponta boletim Necat

    O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) publicou a 31ª edição do Informe Semanal sobre a covid-19 no estado. O documento analisou os dados, do período entre 30 de julho e 5 de agosto, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, além de informações obtidas em outras fontes, especialmente no Ministério da Saúde.  Na semana em análise, os casos ativos sofreram uma redução de 15%, indicando que 1.382 pessoas deixaram de fazer parte do contingente de contaminados existentes no estado. De acordo com o Informe, esse patamar de registros oficiais ativos demonstra a continuidade da expansão da doença, ainda que a uma velocidade de contaminação ligeiramente inferior àquela documentada na semana anterior. Continue a leitura>>.

    Professor da UFSC lança livro gratuito sobre análise linguística e semiótica

    A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes é o título do livro gratuito lançado pelo professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, Rodrigo Acosta Pereira. A obra reflete sobre o trabalho com a prática de análise linguística e semiótica sob uma perspectiva dialógica e está disponível aqui. Continue a leitura>>.

     


    Extensão

    Exposição virtual do curso de Museologia traz como tema mulheres na artes urbanas

    O curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a exposição curricular Rua: Substantivo Feminino. A iniciativa virtual tem como tema mulheres nas artes urbanas e está disponível no endereço https://www.exporua.art/. A exposição tem participação de seis artistas nacionais e aborda assuntos como as “técnicas, inspirações, obstáculos e admirações de todo o processo da arte de rua”. O trabalho é fruto da disciplina de prática de exposição, obrigatória no curso de Museologia. Mais informações no perfil @ruasubstantivofeminino. Continue a leitura>>.

     


    Cultura

    Comunicado: fechamento temporário da Fortaleza de São José da Ponta Grossa

    A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) comunica a necessidade de fechamento temporário à visitação e da suspensão da realização de eventos e de ensaios fotográficos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. Assim, o local estará fechado a partir do dia 10 de agosto até, ao menos, o final deste mês.
    A suspensão das atividades se faz necessária em decorrências da finalização das obras de restauração e requalificação. Leia o comunicado na íntegra. Continue a leitura>>.

    EdUFSC participa da 4ª Feira virtual das Editoras Universitárias da ABEU

    A EdUFSC está presente, de 08 a 12 de agosto, na 4ª Feira Virtual das Editoras Universitárias. Evento organizado pela  Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), com o objetivo de aproximar as editoras de seu público alvo em todo o país, contará este ano com 79 editoras. Nesta edição a EdUFSC participará com seu acervo de livros virtuais de acesso aberto. Para acessar a feira virtual basta acessar o site: https://www.feirabeu.com.br/.

     

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  • UFSC divulga resultado do processo seletivo Letras Libras – EaD 2022

    Publicado em 09/08/2022 às 10:18

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta terça-feira, 9 de agosto, o resultado do Processo Seletivo Letras Libras – EaD 2022, referente aos Polos Santo André, em São Paulo, Marabá, no Pará, e Macapá, no Amapá. A lista está disponível no site https://librasead2022.ufsc.br/.

    Os candidatos, classificados para o segundo semestre letivo de 2022, deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas: a Etapa Online, para confirmação de interesse de matrícula; e a Etapa Documental, para envio de documentos comprobatórios.

    Para efetuar a matrícula na primeira etapa, entre 12 e 15 de agosto, o candidato deve acessar os sites librasead2022.ufsc.br ou simig.sistemas.ufsc.br. Já na segunda, é obrigatório o envio da documentação constante do art. 5° da Portaria nº 17/PROGRAD/SAAD/UFSC, de forma digitalizada para o link do formulário eletrônico disponibilizado pela coordenadoria do curso de Letras Libras EaD, no prazo entre 17 de agosto e 2 de setembro.

    Os classificados pela Política de Ações Afirmativas deverão primeiramente encaminhar os documentos comprobatórios por meio do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida), conforme a listagem da documentação do Anexo I da Portaria, entre 17 e 19 de agosto. Somente após o recebimento da sua autodeclaração deferida pela respectiva comissão, os candidatos deverão enviar a documentação de matrícula, nos termos do art. 5°, para a coordenadoria de curso.

    Mais informações na Portaria nº 17/PROGRAD/SAAD/UFSC.


  • Editora da UFSC participa de feira virtual da associação de editoras universitárias

    Publicado em 09/08/2022 às 10:10

    A Editora da UFSC está presente, de 8 a 12 de agosto, na quarta edição da Feira Virtual das Editoras Universitárias. O evento é organizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), com o objetivo de aproximar as editoras de seu público alvo em todo o país. A feira reúne 79 editoras. Nesta edição a Edufsc participa com um acervo de livros virtuais de acesso aberto. As obras estão disponíveis no site https://www.feirabeu.com.br/.

    Os títulos da UFSC podem ser acessados diretamente aqui. A Abeu começou em 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, a sua Feira Virtual, que teve a terceira edição realizada setembro de 2021. O objetivo do evento é apostar na modalidade virtual considerando a falta de barreiras geográficas impostas pelos eventos presenciais. A missão da entidade é atuar no desenvolvimento da cultura editorial universitária e fornecer soluções, produtos e serviços,contribuindo para as políticas do livro e da leitura no país.

     


  • UFSC sediará evento de leitura da Carta pela democracia

    Publicado em 09/08/2022 às 9:20

    A leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” será transmitida em evento presencial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na próxima quinta-feira, 11 de agosto, às 10h, no Auditório da Reitoria. A leitura ocorre na Universidade de São Paulo (USP) e eventos presenciais como o da UFSC estão sendo planejados para acontecerem concomitantemente em diversos campi universitários em todo o Brasil. Na UFSC, a leitura da Carta tem apoio do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical).

    A leitura da Carta na UFSC e as manifestações presenciais da comunidade universitária no Auditório da Reitoria serão transmitidas pelo canal da Apufsc no YouTube. O documento, idealizado por egressos da Faculdade de Direito da USP, é apartidário e recebe ampla adesão, com mais de 800 mil assinaturas. A inspiração veio da “Carta aos Brasileiros”, lida em 8 de agosto de 1977, e escrita pelo professor da USP Goffredo da Silva Telles Junior.

     

    Mais informações:
    www.estadodedireitosempre.com
    Jornal da USP – “Um movimento pela Democracia”
    Apufsc convida comunidade acadêmica para ato em defesa da democracia