Seminário: Soberania Alimentar e Abastecimento Popular
UFSC
campus Trindade
Florianópolis
O Seminário Soberania Alimentar e Abastecimento Popular ocorre na próxima sexta-feira, 12 de setembro, das 12h às 18h, no auditório da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A iniciativa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do coletivo Raízes do Brasil de Santa Catarina reunirá agricultores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais para debater alternativas de produção e distribuição de alimentos em tempos de crise climática e insegurança alimentar.
A programação inicia às 12h, com a Feira de Saberes e Sabores, trazendo música e a comercialização de produtos da agricultura camponesa. Às 14h, acontece a Mesa de Formação, com a troca de experiências sobre a construção de territórios de soberania alimentar e o lançamento do Raízes do Brasil/SC. Encerrando o dia, às 17h, será realizado o Café Camponês, espaço de convivência que une cultura, alimento e arte militante.
Segundo os organizadores, a proposta do seminário é reforçar que “comer é um ato político” e que a agricultura camponesa é um caminho fundamental diante dos desafios impostos pela crise climática.
O seminário conta com o apoio da Fiocruz, da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN), do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Florianópolis (COMSEAS), do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF/UFSC), da Cáritas Santa Catarina, além do coletivo Terra Trabalho Resistência (TTR/UFSC) e de parlamentares como o deputado federal Pedro Uczai, a deputada estadual Luciane Carminatti, o deputado estadual Marquito e a vereadora Ingrid Sateré Mawé.
Mais informações no Instagram.