Exposição ‘Cascaes entre linhas’
Campus de Florianópolis
As relações entre um poema inédito de Franklin Cascaes e desenhos, esculturas e rendas de bilro do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) são o tema da exposição Cascaes entre linhas. A mostra está aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 7h às 19h (com entrada até as 18h30), no terceiro andar do Pavilhão de Exposições do MArquE, no Campus de Florianópolis. A entrada é gratuita. Em casos de grupos de mais de seis pessoas, a visitação deve ser agendada pelo (48) 3721-6421 (telefone fixo e WhatAapp para mensagens de texto).
A exposição tem curadoria do professor Ricardo Gaiotto de Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Literatura, e da mestranda em Literatura Katiely Michielin. Conforme os organizadores, da obra de Cascaes – artista multifacetado que viveu de 1908 a 1983, acompanhando e registrando as transformações e manifestações culturais locais – foram destacadas as produções que retratam a arte da renda e da tecelagem, em esculturas em gesso e desenhos a grafite e
nanquim.As obras fazem parte de um conjunto de mais de 2.800 itens do artista, que estão sob guarda do MArquE/UFSC.
A exposição foi elaborada em parceria com a equipe técnica do MArquE e com o laboratório Sigmo, e contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG-UFSC).
A exposição Cascaes entre linhas integra a programação do 2º Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si, de terça a sexta das 7h às 19h (com entrada até às 18h30) na sala Cascaes, localizada no terceiro andar do Pavilhão de Exposições.