Estreia de curta-metragem: ‘O ET da Vargem Pequena’
Av. Gov. Irineu Bornhausen
5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
88025-201
Gravado em diversos locais da UFSC, com apoio de estudantes e servidores, o curta-metragem infantil O ET da Vargem Pequena estreia em 11 de outubro, na abertura oficial da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 16h, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Uma produção Vinil Filmes, em associação com a Ventura Filmes, o curta foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema e tem direção de Marko Martinz e produção de Loli Menezes.
O filme se passa num futuro não muito distante, no bucólico bairro rural de Vargem Pequena, onde a família de Ernesto enfrenta acontecimentos muito estranhos: todos estão sendo afetados por uma misteriosa catapora sintética que altera seus corpos de maneiras inesperadas. Ernesto desconfia que as pílulas produzidas pelo excêntrico Doutor Transgênix sejam a origem do problema que atinge não só sua família, mas todos os moradores da região. Quando faz contato com seres extraterrestres e recebe a inesperada ajuda de um galo, Ernesto e sua amiga Lola decidem agir. Juntos, eles embarcam em uma aventura cheia de coragem e humor para enfrentar o malfeitor e proteger sua comunidade.
A UFSC apoiou com cessão de locações para as filmagens, limpeza, base de produção e de catering, no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) do Centro Tecnológico (CTC) e no Restaurante Universitário (RU).
Houve, por exemplo, cenas gravadas no Planetário, com apoio de pessoal do CFH, e na Usina Piloto de Alimentos do CAL. Técnicos do departamento ajudaram na montagem do cenário de laboratório e orientaram os atores para a execução correta dos equipamentos, com o objetivo de dar mais veracidade às cenas. A produção também teve apoio do Laboratório de Robótica do EMC para construção de um galo mecânico. As gravações foram realizadas em outubro de 2024.
- Parte do filme foi gravada no Planetário da UFSC – Foto: divulgação
- Cenas de laboratório foram filmadas no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com apoio de técnicos da Universidade. Foto: divulgação
Mostra de Cinema Infantil
A 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 10 a 18 de outubro, no CIC. Serão exibidos 120 filmes, entre curtas-metragens, nacionais e internacionais, e sete longas convidados. Foram selecionadas 68 animações, 40 filmes de ficção, 10 documentários e 2 filmes experimentais, de 17 estados brasileiros e 14 países. Toda a programação é gratuita.
Serão nove dias consecutivos de cinema, e o público que for ao CIC nesse período também terá pipoca de graça. Serão realizadas, ainda, exibições em escolas e diversas comunidades da capital catarinense, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. Uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. Em 2022, adotou o formato híbrido, com programação presencial e uma seleção de filmes disponíveis on-line durante o período do evento.
A programação pode ser conferida no site da Mostra.