10º Seminário de Educação Ambiental
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade acadêmica e externa para o 10º Seminário de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, no Auditório do CFH, Bloco B, na UFSC.
Com o tema Crise Climática, Conflitos Socioambientais e Extensão Universitária, o evento propõe uma reflexão crítica sobre os impactos do modelo capitalista na crise climática e nas desigualdades socioambientais, buscando promover o debate sobre o papel da extensão universitária na construção de soluções para esses desafios.
Programação
O seminário contará com duas mesas-redondas:
Mesa 1: A crise não é só climática, é de uma sociedade ‘estragada’ pela ‘monocultura de tudo
Descrição da mesa: A crise climática anuncia o fim do planeta tal como o conhecemos. As mudanças climáticas extremas são consequência de um modelo de civilização em colapso, sustentado por pilares como o capitalismo, a monocultura, o epistemicídio, a hegemonia e a colonialidade. A primeira etapa para uma transformação é a tomada de consciência. Ao reconhecermos as lógicas que sustentam esse modelo, podemos quebrá-las e abrir espaço para novas formas de pensamento e ação. Essa mesa propõe uma reflexão sobre essas questões e como podemos agir para gerar mudanças profundas em nossa sociedade.
Palestrantes:
- Manu Rocha – doutorando e mestre em Antropologia Social pela UFSC, vinculado a grupos como GESTO e CANOA.
- Marília Gaia – professora do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenadora do LECERA.
Mesa 2: Territorialidade e Racismo Ambiental: Possibilidades de Insurgência Frente aos Conflitos Socioambientais
Descrição da mesa: O racismo ambiental é um fenômeno enraizado nas desigualdades sociais e ambientais, afetando de forma desproporcional as comunidades negras, indígenas e periféricas. Este racismo se manifesta tanto nas práticas de exclusão quanto na concentração de atividades poluidoras e projetos de exploração nos territórios dessas populações, que frequentemente têm seus direitos territoriais e culturais violados. A crise climática intensifica esses conflitos, criando novas formas de injustiça. Esta mesa discutirá como o racismo ambiental se entrelaça com a crise climática e as formas de insurgência que estão surgindo a partir das comunidades afetadas, propondo alternativas para a construção de uma justiça socioambiental.
Palestrantes:
- Shirlen Vidal de Oliveira – líder comunitária do Quilombo Vidal Martins.
- Wera Mirim – jovem liderança guarani e coordenadora da Escola Indígena Yaka Porã.
- Lucas Ribeiro Guari – agrônomo e pesquisador sobre questões étnico-raciais no campo.
Durante os intervalos das mesas haverá um momento de interação com café com manjericão, onde os participantes poderão apreciar uma exposição organizada pelo NEAmb.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. O seminário oferece certificado de participação. Para mais informações, acompanhe o perfil do NEAmb no Instagram.