10º Experimenta – Rufar os Tambores
Campus Trindade - Florianópolis
A 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, evento que reúne manifestações artísticas, culturais e esportivas em diferentes espaços da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro. A programação se estende até domingo, 28 de setembro, com mais de 50 atrações gratuitas e abertas ao público.
O Experimenta oferece produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, literatura, esportes e manifestações urbanas. Inspirada no samba, a edição deste ano celebra a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que marcam a identidade nacional. O evento é uma promoção da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
Entre as atividades, oficinas e ações que exigem inscrição prévia estão disponíveis no site oficial do evento , algumas delas possuem número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
Concurso fotográfico
A programação também inclui o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, voltado à comunidade universitária da UFSC – discentes, trabalhadores terceirizados e servidores. As melhores imagens registradas durante o evento receberão premiações não monetárias. O edital para participar está disponível aqui.
Parceiros
Nesta edição, o Experimenta acolhe ainda o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF). O encontro será realizado entre 26 e 28 de setembro.
Outro destaque é a conexão do evento com a Planeta.Doc, que acontece na UFSC entre 22 e 25 de setembro, reunindo 50 especialistas em temas ambientais. O encontro resultará em uma carta-manifesto a ser apresentada (COP 30), em novembro, na capital do Pará, Belém.
Para mais informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte – secarte.ufsc.br | 48 3721-2376