Calendário de Eventos UFSC

mar
12
ter
Inauguração do calendário da Sociedade de Debates da UFSC
mar 12@18:30 – 20:00

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação. 

De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.

O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

abr
3
qua
Cinedebate: O que há entre a vida e a morte?
abr 3@14:00 – 18:00

O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos do Luto (LAPPSILu), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o cine debate “O que há entre a vida e a morte?”. No evento será exibido o documentário Quantos dias, quantas noites, de Cacau Rhoden. A atividade ocorre quarta-feira, 3 de abril, das 14h às 18h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B, térreo. O evento é aberto a todos e dá direito a certificado. As inscrições podem ser feitas através do formulário.

O documentário aborda a conexão humana com a idade e o tempo a partir da reflexão de especialistas e pensadores sobre os dilemas e desafios da vida, longevidade, cuidados paliativos e as vulnerabilidades e potencialidades. O debate será mediado pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna. O evento é uma ação em conjunto com o Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (NETI- UNAPI).

Mais informações no Instagram, no site, ou por e-mail.

Exibição do documentário ‘Quantos dias, quantas noites’ seguida de debate
abr 3@14:00 – 18:00

“O que há entre a vida e a morte?” é o tema do evento que ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). A atividade é promovida pelo Laboratório de Processos Psicológicos do Luto (LAPPSILu/UFSC), pela Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI – UNIPAPI/UFSC) e pelo Laboratório da Psicologia da Comunicação (Laccos/UFSC). O evento é aberto a todos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

No evento, será exibido o documentário “Quantos dias, quantas noites” (dirigido por Cacau Rhoden), seguido de debate. A discussão será mediada pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail lappsilu@gmail.com ou pelo instagram @lappsilu_ufsc

abr
11
qui
45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho
abr 11@9:00 – 12:00

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o Departamento, o curso e o Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho. O evento ocorre  nesta quinta-feira, 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade. 

O debate terá a participação de Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsch, jornalistas com trajetórias sindicais. O objetivo do encontro é promover uma discussão sobre a carreira jornalística, as mudanças ao longo das últimas décadas, o papel dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil e as perspectivas para a profissão. O evento é gratuito e aberto a todos. 

abr
12
sex
Cine Meridianum: ‘A Lenda do Cavaleiro Verde’
abr 12@14:00
Cine Meridianum: 'A Lenda do Cavaleiro Verde' @ Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza neste semestre mais uma edição do Cine Meridianum, um ciclo de exibições e debates sobre filmes com temáticas relacionadas à Idade Média. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária e ao público em geral.

A primeira sessão ocorre nesta sexta-feira, 12 de abril, com o filme A Lenda do Cavaleiro Verde (2021) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis, a partir das 14h. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pela professora Aline Dias da Silveira.

Estrelado por Dev Patel, A Lenda do Cavaleiro Verde é um filme de fantasia inspirado nas lendas arturianas e conta a história de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur. As demais sessões do Cine Meridianum estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho, no CFH. Os filmes e os locais de exibição serão divulgados em breve nas redes sociais do Meridianum.

Serviço:
O quê: Exibição do filme A lenda do Cavaleiro Verde
Quando: Sexta-feira, 12/04, às 14h
Onde: Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://meridianum.ufsc.br/

abr
15
seg
Seminário: 60 anos do golpe de 1964
abr 15@14:00 – abr 16@21:00

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.

O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.

A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.

Programação

15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC

14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)

16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)

19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964 

16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV

9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)

Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B

14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)

16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)

19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar

abr
16
ter
Ciclo de debates: Tecnologias Digitais e Educação
abr 16@14:00 – 17:00

O 4º seminário do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios ocorre na próxima terça-feira, 16 de abril,  às 14h, com a palestra Cerebros y algoritmos, abordar el aprendizaje en la era de la IA. A palestra será ministrada pela professora Mariona Grané, professora em Educação e Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade de Barcelona e investigadora do grupo Learning, Media & Social Interactions (LMI). Grané é especialista em design de interação de recursos digitais e integração de TIC em ambientes de aprendizagem. O evento será on-line com transmissão via YouTube pelo link.

O evento é organizado por três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): REPERCUTE – Rede de Pesquisa, Currículo e TecnologiaCOMUNIC – grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional, e Tema Didático (UFSC). Os grupos atuam junto com parceiros de pesquisa de outras instituições: Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).

O objetivo do encontro é promover um diálogo entre pesquisadores e sociedade interessada. Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação. Para assistir ao vivo, acesse aqui.

Mais informação na página do grupo REPERCUTE, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com

abr
17
qua
Encontro: Laboratório Feminista de Literatura Atual
abr 17@13:00

O projeto de extensão LOLA – Laboratório Feminista de Literatura Atual, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quarta-feira, 17 de abril, a partir das 13h, um encontro presencial para debater a obra O Acontecimento (2022), de Annie Ernaux. O evento organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), será realizado na Sala 217, do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O LOLA é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. Qualquer pessoa interessada pode participar do encontro, não é necessário possuir vínculo com a Universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com.

Sinopse do livro:
Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois, quando já é uma das principais escritoras de seu país.

Mais informações pelo perfil do projeto no Instagram.

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

abr
24
qua
Aula com João Moreira Salles
abr 24@15:00 – 18:00

O curso de Graduação em Cinema da UFSC promove a aula Cinema feito de Quase Nada, com o cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre a obra de Eduardo Coutinho, na quarta-feira, 24 de abril, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis.

Ao final do encontro, será exibido o curta documental Máquinas de Lazer, Trabalho de Conclusão de Curso de Ítalo Zaccaron, e será promovido debate sobre as conexões entre a aula do cineasta e a obra do formando do curso de Cinema da UFSC.

“Se Eduardo Coutinho ainda estivesse por aqui, que filmes estaria dirigindo? Convivi com Coutinho por mais de 20 anos e sobre ele só tinha três certezas: que, marcado um encontro, ele não se atrasaria; que ele chegaria fumando; e que viria com uma bolsa a tiracolo. Qualquer outra previsão seria mais ou menos como apostar nos cavalos (ele gostava das corridas no Jóquei, achava aquilo bonito). Embora tenha sido o produtor de vários filmes dele, só retrospectivamente fui capaz de intuir o fio que unia o documentário seguinte ao anterior. Por que Jogo de cena (2007) depois de O fim e o princípio (2005)? Como, de Moscou (2009), se chega a As canções (2011)?”, reflete João Moreira Salles.

João Moreira Salles, dirigiu, como documentarista, os filmes Notícias de uma guerra particular (1999, em parceria com Kátia Lund), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017). Ele assinou a produção de vários filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Edifício Master (2002), Peões (2002) e Jogo de Cena (2007).

Em parceria com Jordana Berg, João também finalizou a obra que Coutinho realizava quando faleceu, em fevereiro de 2014, Últimas conversas (2015). Nesse filme, uma sequência de entrevistas com adolescentes, Coutinho, ele mesmo, dinamita a ponte que conecta jovens e velhos ao introduzir as regras do jogo da cena que começava para uma de suas entrevistadas: “Vou te fazer várias perguntas normais sobre a vida, e você pode responder com verdades ou mentira, dá na mesma. Eu já não sei se a verdade existe… Vocês, jovens, são complicados porque estão vivendo, mas, no entanto, não têm recordações. Não perderam ninguém, não amaram ninguém. Então, só perguntarei coisas idiotas, como se fosse um marciano ou uma criança de quatro anos…”.

Na aula, João nos desvendará um pouco da trajetória, da obra e da personalidade desta figura tão singular do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho.

Evento presencial – sujeito a lotação da sala (130 lugares)

abr
25
qui
Cine-debate do filme ‘Vida de Inseto’
abr 25@17:15 – 18:30

O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.

Mais informações no Instagram.

abr
29
seg
Mesa-redonda: ações afirmativas para pessoas trans
abr 29@14:00

A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.

A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.

O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.

 

maio
9
qui
60 anos de Golpe e efeitos na Educação Pública
maio 9@19:00

O PET Pedagogia UFSC promove, no dia 9 de maio, às 19h, o evento 60 Anos De Golpe Empresarial-Militar E Os Seus Efeitos Na Educação Pública, com a presença da palestrante Elenira Oliveira Vilela, no Auditório do EFI, em Florianópolis. Para participar não é necessário inscrever-se e o evento é gratuito. Este será o primeiro evento do projeto Conversas de Escola e de Outros Lugares, em 2024, com foco na formação inicial e formação continuada.

Sobre a palestrante

Elenira Oliveira Vilela é professora e pesquisadora brasileira, concursada como professora de Matemática no IFSC de São José. É militante desde os 12 anos e professora desde os 19. Sua militância teve início no Movimento Estudantil e atualmente ela é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis e da Direção Nacional do Sindicato da Educação Básica Federal (SINASEFE). Também é militante feminista e pela democratização da educação, construindo uma trajetória acadêmica e profissional significativa em todas essas frentes de luta. Elenira nasceu na clandestinidade durante a ditadura, sua mãe precisou fugir para não ser presa e torturada, seu pai infelizmente foi preso, ambos militantes em defesa da democracia. E até o nome de Elenira, tem haver com luta, seus pais realizaram uma justa homenagem a Helenira Rezende, uma guerrilheira, integrante da Guerrilha do Araguaia, que morreu na luta em defesa da democracia, escolhendo esse nome para sua filha.

Para mais informações, entre em contato no Instagram @petpedagoufsc ou no site.

Universidade em Debate: Internacionalização
maio 9@19:00

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC (INPEAU) promove o Fórum Universidade em Debate, com o tema “Internacionalização” nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19h.

O evento acontecerá virtualmente, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC para toda a comunidade universitária, com a participação dos professores Luciane Stallivieri, Marília Morosini e Nicolas Maillard, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo.

Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.

maio
14
ter
XVIII Congresso Direito UFSC
maio 14@18:00 – maio 17@22:00

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.

O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da  UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

maio
15
qua
Universidade em Debate: Gestão por Competências em IES
maio 15@14:30 – 16:30
Universidade em Debate: Gestão por Competências em IES

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema Gestão por Competências em IES, com a participação dos professores Kelly Benetti Tosta e Marcos Dalmau, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo. O evento ocorre nesta quarta-feira, 15 de maio, às 14h30, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC.

Para assistir, acesse aqui.

Mais informações na página do INPEAU.

jun
6
qui
Universidade em Debate: Evasão Estudantil
jun 6@19:00 – 21:00
Universidade em Debate: Evasão Estudantil

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.

Para assistir, acesse aqui.

Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br

jun
19
qua
Fórum Universidade em Debate
jun 19@15:00

Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.

Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.

As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.

ago
12
seg
Jornadas Bolivarianas: Questão Nacional
ago 12@9:00 – 11:00

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 20 anos de existência com uma edição especial das Jornadas Bolivarianas, com uma série de atividades.

No dia 12 de setembro haverá um debate sobre a questão nacional com a presença de Antonio Risério, antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. A conferência pública será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 9h.

Antônio nasceu em Salvador, Bahia, integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa e as fundações Ondazul e Gregório de Matos, durante o governo municipal de Mário Kertész. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Risério tem vários livros sobre cultura brasileira, história da Bahia e também sobre a realidade brasileira.

Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Instituto, com um convite do professor Nildo Ouriques.

 

Mais informações estão disponíveis no site do IELA.