Calendário de Eventos UFSC

jun
30
sex
Projeto de extensão de Letras Alemão apresenta “O Homem Ideal”
jun 30@18:55

O Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino)”, que exibe filmes em língua alemã com legendas em português. Nesta sexta-feira,  30 de junho, a partir das 18h55, o filme exibido será “O Homem Ideal (Ich bin dein Mensch)”, de 2021, com direção de Maria Schrader.

O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de cinema (LEC), no CCE, Bloco D, 1º andar, Campus Trindade, em Florianópolis. O filme conta a história de uma antropóloga que participa de um experimento com um robô humanoide, que se transforma no parceiro dos seus sonhos. A sessão tem duração de aproximadamente 1h30 e dá direito a certificado de 1h5.

Mais informações sobre o filme no site.

Grupo de Estudos de Astronomia e Planetário da UFSC apresenta palestra sobre constelações e estrelas
jun 30@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da UFSC promovem nesta sexta-feira, 30 de junho, às 20h, no Planetário a palestra sobre “Constelações e Estrelas mais importantes!”. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade, e não dá direito a certificado. Mais informações através do link.

Resumo da palestra:   

Ao se observar, a olho nu, o céu estrelado, percebe-se imediatamente dois aspectos: as estrelas se distribuem em direções variadas, bem como apresentam brilhos diferentes. Estes aspectos também impressionaram nossos ancestrais e levaram a dois critérios de classificação: o primeiro conforme a direção (constelações), e o segundo conforme o brilho aparente (escala de magnitudes).

São discutidos brevemente alguns critérios (inclusive os subjetivos) para classificar tanto as constelações quanto as estrelas segundo uma “escala de importância”.

fev
19
seg
Exposição ‘Aves da UFSC’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

exposição BU aves da UFSC

A Biblioteca Central da UFSC recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação, a exposição Aves da UFSC, do fotógrafo Lauro Cesar Voltolini de Almeida. A exposição ocorre de 19 de fevereiro a 29 de março.

O artista Lauro Cesar Voltolini de Almeida é formado em história e criador do perfil Aves da UFSC no Instagram. Seu intuito é registrar as aves que podem ser encontradas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina e deixar um pequeno relato dos desafios de fotografá-las.

Saiba mais no Instagram @aves.daufsc

Realização: BU Exposições

Exposição ‘Onde voam os vaga-lumes’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

A Biblioteca Central da UFSC recebe de 19 de fevereiro a 29 de março, no Hall do Auditório, a exposição Onde voam os vaga-lumes: desenho a lápis, aquarela e aguadas de nanquim de MC Coelho, do artista Mário Coelho.

A exposição tem como objeto apresentar os quadros como as páginas de um livro, contando uma história dividida em cinco capítulos. As imagens que podem resumir esta história numa possível sequência mostram o burburinho das águas, uma flor comum, o coração da mata, um espinheiro ao entardecer, e a chegada dos vaga-lumes.

As técnicas utilizadas foram de desenho com lápis aquarelável, aguado com nanquim. As obras são, na maior parte, do início do ano 2021, desenhadas com o artista sozinho, no meio da vegetação do Sertão do Córrego Grande. Segundo Mário Coelho, “foi um lugar contemplativo que permitiu muita reflexão”.

Mais informações no site da Biblioteca.

fev
28
qua
Guia Ilustrado AlterNativas
fev 28@13:00 – 14:00

Capa do guia ilustrado Alternativas.

O guia ilustrado Alternativas, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renato Fiacador de Lima, será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em uma reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento é aberto ao público e ocorre na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.

O trabalho teve orientação de Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC). O TCC que originou o guia – cujo título é “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais” – teve por objetivo indicar espécies nativas de plantas da restinga e da floresta do litoral em Santa Catarina que possam ser utilizadas como alternativas às plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais no estado.

A seleção das plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais e com ocorrência em Santa Catarina foi feita a partir da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Já as espécies nativas foram selecionadas em duas etapas: (1) um primeiro grupo de espécies foi definido por serem da mesma família botânica e apresentarem a mesma forma de vida das respectivas plantas exóticas invasoras a serem substituídas, (2) a lista de plantas exóticas invasoras foi enviada a profissionais da área do paisagismo, e juntamente com consulta a outros materiais técnicos, novas espécies puderam ser indicadas para substituição.

A professora Michele destaca o potencial do guia: “Esperamos que este guia seja utilizado como uma referência para as pessoas que buscam jardins mais integrados à paisagem natural e que querem contribuir para a conservação da biodiversidade. Esperamos também que possa ser utilizado como fonte de inspiração por profissionais paisagistas e do setor de produção de plantas ornamentais.”

O guia está disponível aqui.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

mar
2
sáb
Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024
mar 2 – mar 3 dia inteiro

Atletismo será uma das modalidades em disputa. Foto: Alessandra Cabral/CPB/Divulgação

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Florianópolis neste fim de semana, em uma parceria com o Centro de Desporto (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 520 participantes em competições promovidas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, no sábado e no domingo, 2 e 3 de março. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Há cerca de um mês, a Universidade assinou acordo de cooperação com o CPB para implantação do Centro de Referência Paralímpico na UFSC, o que viabilizou a promoção do evento em Florianópolis.

Leia mais em sobre o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024.

 

mar
4
seg
Exposição ‘Expressão da Mulher’
mar 4@7:30 – mar 27@20:00

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 4 a 27 de março, das 7h30 às 20h, a exposição Expressão da Mulher, da artista visual Ellis Blum. O evento ocorre no espaço expositivo da galeria do hall principal da BU. A abertura oficial da exposição ocorre no dia 6 de março, às 14h. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

Natural de Blumenau, Ellis Blum é artista visual formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Frequentou a Oficina Linguagens da Pintura (2019-2022), no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, sob a orientação do artista visual, ensaísta e teórico de arte Jayro Schmidt.

Na pintura, Ellis transita do figurativo ao não figurativo, explorando o corpo como lugar da alma feminina. Na fotografia autoral, traz como tema o próprio corpo e incorpora elementos naturais em suas composições, utilizando-os de maneira simbólica para traduzir sentimentos e emoções.

Mais informações sobre o evento no site da BU.

Para conhecer mais sobre Ellis, acompanhe seu perfil no Instagram.

mar
8
sex
Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência
mar 8@10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B, no Campus de Florianópolis.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, divulgando-as de forma ampla. O prêmio é outorgado a pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC e dividido em três áreas do conhecimento e em categorias de premiação, de acordo com o tempo de carreira acadêmica de cada pesquisadora.

Confira as contempladas na terceira edição do Prêmio:

Área do conhecimento Humanidades

Categoria Junior
Lia Vainer Schucman – Departamento de Psicologia – CFH

Categoria Plena
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – CCE

Categoria Sênior
Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política – CFH

Área do conhecimento Vida

Categoria Junior
Michele de Sá Dechoum – Departamento de Ecologia e Zoologia – CCB

Categoria Plena
Eleonora D’Orsi – Departamento de Saúde Pública – CCS

Área do conhecimento Exatas e da Terra

Categoria Junior
Adriana Passarella Gerola – Departamento de Química – CFM

Categoria Plena
Débora de Oliveira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – CTC

Mais informações no site da premiação.

mar
9
sáb
Busca e Exposição de Cogumelos, XI Rick Foray
mar 9@8:00

O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.

Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.

Especialistas:

Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.

Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.

Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.

João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.

mar
14
qui
Palestra ‘Amamentação e retorno ao trabalho/estudo’
mar 14@10:00

O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove em 14 de março, quinta-feira, às 10h, a palestra Amamentação e retorno ao trabalho/estudo, voltada a gestantes, lactantes e rede de apoio. O evento é gratuito e ocorre na Sala H006, no Bloco H, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus de Florianópolis.

O encontro é uma atividade do Grupo de Apoio à Amamentação (GAAM) e abordará assuntos relacionados à coleta, ao estoque e à oferta de leite materno/humano para os bebês na ausência da lactante.

Mais informações em saam.paginas.ufsc.br.