Calendário de Eventos UFSC

mar
11
seg
Recepção a estudantes 2024.1
mar 11 – abr 5 dia inteiro

Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.

Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Conheça o site Calouras e Calouros UFSC

Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1

Leia mais em sobre a recepção a estudantes.

 

mar
25
seg
Conferência ‘Desastres globais e sociedade mundial’
mar 25@14:00 – mar 27@18:00

O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistemas-Mundo (GPEPSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, entre 25 e 27 de março, a conferência Desastres globais e sociedade mundial: a dimensão ecológica da crise do sistema-mundo moderno.

O evento ocorrerá de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos ouvintes inscritos. A parte presencial da conferência será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá estudiosos, ativistas, políticos e representantes do poder público com o propósito de compartilhar ideias e análises sobre a crise climática atual, a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Segundo a organização, um dos objetivos é “discutir estratégias para enfrentamento e mitigação de desastres naturais e antropogênicos globais e locais, cada vez mais frequentes e graves, contribuindo para o estabelecimento de caminhos para uma sociedade mundial mais inclusiva, socialmente justa e democrática”.

O acesso remoto para palestrantes e público da América do Sul, África, Europa, América do Norte, Sul e Leste Asiático e Oceania será fornecido através da Plataforma Zoom. A conferência será principalmente em inglês, mas as legendas de tradução também estarão disponíveis.

abr
5
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

set
9
seg
Apresentação do projeto de intercâmbio BRAFITEC
set 9@11:00 – 12:00

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.

O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.

O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.

O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.