Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.
Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.
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Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1
Leia mais em sobre a recepção a estudantes.
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.
No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.
O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel. A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).
A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc
Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação. O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.
O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.
Pesquisadores e estudantes da área de Psicologia, Educação, Sociologia, Economia, Ciência Política, História, entre outros, irão discutir temas como migração, desigualdade, discriminação, educação de cidadãos, durante evento internacional, na Grécia, que tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 2ª edição do International Conference Political and Economic Self-Constitution: Migration, Inequalities and Discrimination ocorre em 7 e 8 de junho, na Universidade do Peloponeso, na Grécia, mas terá também transmissão online. A conferência é co-organizada por parceiros de 15 países, incluindo o Brasil, via projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC.
As inscrições estão abertas. Outras informações no site do evento.
O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.
O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Para a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.
Mais informações no Instagram do projeto.