Calendário de Eventos UFSC

abr
5
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

jun
20
qui
Curso: Vivências e Narrativas Decoloniais
jun 20@19:00 – jul 4@21:00

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.

O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulárioPara a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.

Mais informações no Instagram do projeto.

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.

 

out
15
ter
Seminário de Licenciatura em Geografia
out 15@8:45 – out 18@21:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o  objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral. 

> Confira a programação completa do Seminário

A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividadesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.

O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).