Calendário de Eventos UFSC

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Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo
abr 20@9:00 – 17:00

O Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade (SandS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria da Associação Onda Azul organiza o III Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo. O evento busca disseminar conhecimento acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o surfe adaptado como ferramenta de inclusão social para crianças com deficiência. O seminário ocorre sábado, 20 de abril, na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Canasvieiras, Florianópolis, das 9h às 17h.

Durante o evento, a equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará emitindo a carteira de identidade azul para crianças e adultos autistas, que garante, às pessoas diagnosticadas com TEA, gratuidade no transporte intermunicipal e prioridade no atendimento pessoal em todas as instituições públicas do Estado. Para emitir a carteira é preciso: certidão de nascimento original ou cópia autenticada; CPF; uma foto 3×4 (caso menor de três anos) no padrão ICAO recente (máximo 90 dias); e atestado/relatório médico comprovando a situação.

As inscrições para o seminário são gratuitas e há emissão de certificado de 10 horas.

Mais informações no site.

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento.
9h – Abertura.
9h45 – O potencial da cannabis medicinal como adjuvante nas comorbidades do TEA –  Carolina Chaves, médica da família, especialista em terapias alternativas.
10h45 – A Importância da Psicomotricidade no desenvolvimento de pessoas com TEA – Patrícia dos Anjos Souza, professora de Educação Física especialista em Psicomotricidade.
11h15 – Uma Onda de Amor no Autismo – Coordenadores das localidades do Onda Azul.
12h – Almoço.
14h – Sonhando sob as ondas – O surfe como ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência autismo – Cisco Araña, idealizador e coordenador da primeira escola de surf pública do Brasil (fundada em 1991 em Santos, SP) e inventor da prancha adaptada para PcD.
15h00 – Roda de conversa com autistas sobre suas rotinas diárias (estudo, trabalho, família).
16h00 – Apresentação artística/encerramento.

Coordenado pelo professor Marcos Bosquetti, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC, o grupo Sands é pioneiro no Brasil em estudos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais do surfe. Aborda também as inovações socioambientais, como o surfe adaptado para pessoas com deficiência e a criação das reservas de surfe para preservação do ecossistema local.

A associação parceira, Onda Azul, foi criada em 2015 por pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a missão de proporcionar uma abordagem inovadora de lazer e inclusão por meio das aulas de surfterapia, atividade que promove: interação social, comunicação, coordenação motora, aspectos sensoriais, equilíbrio e persistência às crianças autistas.

 

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com