Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.
Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.
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Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1
Leia mais em sobre a recepção a estudantes.
“O que há entre a vida e a morte?” é o tema do evento que ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). A atividade é promovida pelo Laboratório de Processos Psicológicos do Luto (LAPPSILu/UFSC), pela Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI – UNIPAPI/UFSC) e pelo Laboratório da Psicologia da Comunicação (Laccos/UFSC). O evento é aberto a todos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
No evento, será exibido o documentário “Quantos dias, quantas noites” (dirigido por Cacau Rhoden), seguido de debate. A discussão será mediada pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações pelo e-mail lappsilu@gmail.com ou pelo instagram @lappsilu_ufsc
O Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia, promove a Aula Pública Sobre a Greve e o Movimento Estudantil. O evento ocorre na quarta-feira, 24 de abril, das 17h30 às 19h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A participação é gratuita e não requer inscrições.
A aula abordará o histórico de lutas da UFSC, sindicalismo e movimento estudantil. Os convidados para a mesa são Jorge Cordeiro Balster, técnico administrativo em educação na UFSC, atualmente envolvido na organização do comando de greve do Sintufsc; Adriana D’Agostini, pesquisadora no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT); e Bárbara Baccin, ex-aluna de Biologia e pesquisadora do movimento estudantil no Programa em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).
Mais informações através dos perfis do Instagram @petbiologiaufsc e @cabioufsc ou do site.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.
A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.
A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.
Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
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- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
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- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
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- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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