Calendário de Eventos UFSC

fev
28
qua
Guia Ilustrado AlterNativas
fev 28@13:00 – 14:00

Capa do guia ilustrado Alternativas.

O guia ilustrado Alternativas, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renato Fiacador de Lima, será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em uma reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento é aberto ao público e ocorre na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.

O trabalho teve orientação de Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC). O TCC que originou o guia – cujo título é “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais” – teve por objetivo indicar espécies nativas de plantas da restinga e da floresta do litoral em Santa Catarina que possam ser utilizadas como alternativas às plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais no estado.

A seleção das plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais e com ocorrência em Santa Catarina foi feita a partir da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Já as espécies nativas foram selecionadas em duas etapas: (1) um primeiro grupo de espécies foi definido por serem da mesma família botânica e apresentarem a mesma forma de vida das respectivas plantas exóticas invasoras a serem substituídas, (2) a lista de plantas exóticas invasoras foi enviada a profissionais da área do paisagismo, e juntamente com consulta a outros materiais técnicos, novas espécies puderam ser indicadas para substituição.

A professora Michele destaca o potencial do guia: “Esperamos que este guia seja utilizado como uma referência para as pessoas que buscam jardins mais integrados à paisagem natural e que querem contribuir para a conservação da biodiversidade. Esperamos também que possa ser utilizado como fonte de inspiração por profissionais paisagistas e do setor de produção de plantas ornamentais.”

O guia está disponível aqui.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

maio
13
seg
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
maio 13@10:00 – maio 18@17:00
Semana de Educação Inclusiva na Biologia @ auditório do CCB

Estudantes dos cursos de graduação de Biologia e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 13 a 18 maio, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio), das 10h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) . A ação é gratuita e aberta a todos. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo formulário

O evento foi motivado pela percepção da necessidade de se ter espaços, falas, ambientes e sobretudo didáticas mais inclusivas e acessíveis para todos os públicos, o que não condiz com a realidade na qual estamos inseridos. Serão realizadas palestras, rodas de conversa e atividades interativas para discutir os desafios e soluções em torno da inclusão e acessibilidade na educação.

Para mais informações e a programação completa, acesse o instagram do evento.

 

jun
5
qua
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
jun 5@8:00 – jun 7@18:00
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil @ Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Auditório Garapuvu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 7 de junho, o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação. As atividades serão realizadas no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, das 8h às 18h.

O seminário é voltado para estudantes do ensino superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 40h de participação.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, exposição de pôsteres, oficinas, sessão de lançamentos e autógrafos. Nas atividades, estarão presentes pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário. O objetivo do evento é congregar professores de educação básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – LITERALISE (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.

Mais informações no site do LITERALISE, no Facebook e no Instagram