Calendário de Eventos UFSC

out
22
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com exibição de filmes – BU
out 22@12:30 – out 26@2:30

A Biblioteca Universitária (BU), por meio do projeto Livro Câmera e Ação, promove a exibição de filmes às 12h30 na semana de 22 a 26 de outubro, como parte das atividades comemorativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).

Confira a programação completa das atividades comemorativas no link.

fev
28
qua
Guia Ilustrado AlterNativas
fev 28@13:00 – 14:00

Capa do guia ilustrado Alternativas.

O guia ilustrado Alternativas, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renato Fiacador de Lima, será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em uma reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento é aberto ao público e ocorre na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.

O trabalho teve orientação de Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC). O TCC que originou o guia – cujo título é “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais” – teve por objetivo indicar espécies nativas de plantas da restinga e da floresta do litoral em Santa Catarina que possam ser utilizadas como alternativas às plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais no estado.

A seleção das plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais e com ocorrência em Santa Catarina foi feita a partir da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Já as espécies nativas foram selecionadas em duas etapas: (1) um primeiro grupo de espécies foi definido por serem da mesma família botânica e apresentarem a mesma forma de vida das respectivas plantas exóticas invasoras a serem substituídas, (2) a lista de plantas exóticas invasoras foi enviada a profissionais da área do paisagismo, e juntamente com consulta a outros materiais técnicos, novas espécies puderam ser indicadas para substituição.

A professora Michele destaca o potencial do guia: “Esperamos que este guia seja utilizado como uma referência para as pessoas que buscam jardins mais integrados à paisagem natural e que querem contribuir para a conservação da biodiversidade. Esperamos também que possa ser utilizado como fonte de inspiração por profissionais paisagistas e do setor de produção de plantas ornamentais.”

O guia está disponível aqui.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

maio
8
qua
Maio África
maio 8@15:30 – maio 29@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH), promove o evento Maio África, de 8 a 29 de maio, com atividades presenciais na UFSC e por meio de transmissão online no canal do YouTube.

Os encontros contam com a Oficina de Leitura, Seminário Kadila Afrodiásporas, estudos de linguagem e debates envolvendo os estudos africanos e das diásporas. Não é necessário fazer inscrição.

O instituto tem suas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. Articula-se com redes locais, nacionais e internacionais e com instituições e associações acadêmicas e da sociedade civil. Além disso, busca estar comprometido com sociedade democrática, baseada no respeito à diversidade e à pluralidade.

O evento é abertos para toda a comunidade. Mais informações no site ou no Instagram .

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

ago
5
seg
Exposição: “Conexões afetivas: a arte bem humorada de Lilly Motta”
ago 5 – set 6 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia a exposição Conexões afetivas: a arte bem humorada de Lilly Motta. Liliane Motta Silveira, ou Lilly Motta, é Diretora de Arte, produtora e artista visual.  Apaixonada pelas cores desde sempre, descobriu a magia das tintas aos quatro anos, enchendo cadernos, paredes, lençóis, cobertores e tudo o que via pela frente com seus tons fortes e vibrantes. Traz para a temática de suas obras as memórias de infância, suas experiências pessoais, culturais e vivências profissionais.

As cadeiras multicoloridas que estarão expostas exibem figuras que fazem parte do universo interior da artista, representando desde cantores e artistas plásticos até músicos, amigos e pessoas comuns que deixaram uma marca afetiva em sua vida. A habilidade de Lilly Motta em expressar sua paixão pela vida por meio de cores exuberantes e contrastes únicos, tem recebido elogios da crítica especializada, que destaca a mescla de estilos, evidenciando elementos do Expressionismo contemporâneo, a anarquia instintiva do Dadaísmo e as cores fortes e puras do Fauvismo.

A exposição terá sua abertura oficial na segunda-feira, 5 de agosto, que contará com a presença da artista às 15h. As obras ficarão expostas até 6 de setembro no Hall do Auditório da BU, com visitas abertas e gratuitas durante os horários de funcionamento da biblioteca.

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43. 

ago
29
qui
Cine Ciência UFSC
ago 29@19:00

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.

Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.

O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.