Calendário de Eventos UFSC

set
25
qua
Show de Jezux Raggaman e DJ Andrea Lovesteady no Projeto 12:30
set 25@12:30

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Jezux Raggaman com a DJ Andrea Lovesteady. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e ocorre na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis. A apresentação faz parte da programação do Experimenta – Cirandar as Ruas, evento que reúne mais de 80 ações artísticas e culturais, nas mais diversas formas de expressão.

Músico e compositor Jezux Raggaman. Foto: divulgação

Jezux Raggaman 

Jezux Raggaman é músico, compositor e gestor cultural. Foi diretor de cultura da Central Única das Favelas (Cufa/SC) em 2009 e 2010 e diretor cultural da Associação Comunitária de Picadas do Sul (Acop). O músico tem dois discos: Da raiz ao solo, lançado em 2016, e Sempre em movimento, lançado em 2023.

Possui fortes influências da música afro e brasileira, como o reggae e o ragga, além da cultura hip hop. Atua na cena musical desde 2002. Foi vocalista da banda Jaws e atualmente vem trabalhando em novos singles, e pré-produzindo seu terceiro disco. Também está trabalhando na gravação de um clipe premiado pela Paulo Gustavo, e pré-produzindo mais dois videoclipes do disco atual.

Já fez abertura de grandes shows nacionais como Natiruts, Charlie Brown Jr, CPM 22, Mato Seco, Ponto de Equilíbrio, Maskavo e Ultramen, além de shows internacionais como Julian Marley e Israel Vibration. 

DJ Andrea Lovesteady. Foto: divulgação

Andrea Lovesteady

É DJ e colecionadora de discos de vinil, atuando há mais de uma década nas pistas do Brasil e da Europa. Conhecida por sua paixão pelo rocksteady e reggae, Lovesteady se destaca pela energia vibrante e pelas seleções musicais que misturam vertentes do reggae com referências musicais afetivas.

Ela leva representatividade feminina aos palcos e já se apresentou em festivais importantes como Coala (Brasil), Arvo (Brasil) BoomTown (Inglaterra), Rototom Sunsplash (Espanha), DubCamp Festival (França) e Dour Festival (Bélgica). Andrea gosta de dizer que toca “Rebel Muzik”, a revolução das mulheres na música reggae.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus da Trindade, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. No canal do Projeto no Youtube, também é possível conferir vídeos de apresentações anteriores e entrevistas, entre outros materiais.

Serviço

O quê: Apresentação musical com o músico Jezux Raggaman e a DJ Andrea Lovesteady
Quando: 25 de setembro, às 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497

Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

set
27
sex
Seminário ‘O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos’
set 27@9:00 – 17:00
Seminário 'O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos' @ Auditório Henrique Fontes

O grupo de pesquisa e extensão do Observatório da Ética Jornalística  da Universidade Federal de Santa Catarina (objETHOS/UFSC), coordenado pelas pesquisadoras Natália Huf e Kalianny Bezerra e pelo professor Samuel Pantoja Lima (JOR/UFSC) promove um seminário para celebrar seus 15 anos de atividade. A atividade ocorre no dia 27 de setembro, das 9h às 17h, no auditório Henrique Fontes do Centro de comunicação e Expressão (CCE/UFSC). Com o tema O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos, o evento é gratuito e voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo. Será fornecido certificado de 8 horas de participação.

Programação:

9h – Abertura

9h30 às 11h45 – Mesa 1: Reflexões e desafios sobre a crítica de mídia no Brasil
Debatedores: Rogério Christofoletti (UFSC) e Simone Pallone (Observatório da Imprensa). Mediadora: Aline Rios.

14h – Mesa 2: Debate – Quem faz e quem recebe a crítica de mídia
Debatedoras: Paulo Mueller (NDTV) + Paula Guimarães (Portal Catarinas) e professora Rafiza Varão (UnB/SOS Imprensa/Renoi)
Mediador: Samuel Pantoja Lima (objETHOS/UFSC)

Mais informações pelo e-mail samuel.lima@ufsc.br.

Ciclo de cinema alemão: ‘Lene e os espíritos da Floresta’
set 27@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):

out
22
ter
11ª Literar: Romances Gráficos e Narrativas Políticas
out 22 – nov 19 dia inteiro
11ª Literar: Romances Gráficos e Narrativas Políticas

O projeto de extensão Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá três encontros ao longo do segundo semestre de 2024. Com o tema “Romances Gráficos e Narrativas Políticas”, a 11ª edição do Literar irá debater os livros Angola Janga, de Marcelo D’Salete, e Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle. A participação é aberta a todos e as inscrições devem ser feitas neste link. O cronograma dos encontros está disponível aqui.

Coordenado pela professora Luana Renostro Heinen, o grupo foi criado em 2019 com o objetivo de questionar o formalismo e tecnicismo que prevalecem no ambiente jurídico por meio da arte. A análise crítica da literatura permite transportar o imaginativo das páginas para a realidade. O grupo pretende ser um espaço interdisciplinar de troca, onde seja possível construir, através de dilemas humanos (em especial políticos, éticos e jurídicos), um pensamento crítico em relação ao sistema normativo, a partir da arte da leitura, interpretação e escrita literária.

11ª Edição: Romances Gráficos e Narrativas Políticas

A literatura é expressão da liberdade, e essa liberdade reside também em sua forma. Na 11ª edição do Literar será debatido como as narrativas gráficas podem ampliar a consciência política. Nesse sentido, foram selecionadas obras com narrativas intensas e impactantes. Angola Janga, de Marcelo D’Salete, retrata a resistência do quilombo de Palmares, destacando a luta por liberdade e justiça em uma sociedade opressiva. D’Salete utiliza o poder das imagens e das palavras para nos levar a refletir sobre a resistência negra e a importância da memória. Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle, mergulha nas complexas relações entre arte e política, explorando a vida de artistas e suas lutas contra regimes autoritários. Através de uma narrativa envolvente, de la Calle nos mostra como a arte pode ser uma arma poderosa na resistência a toda forma de controle.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações na página do Literar ou no Instagram.