Calendário de Eventos UFSC

maio
9
qui
60 anos de Golpe e efeitos na Educação Pública
maio 9@19:00

O PET Pedagogia UFSC promove, no dia 9 de maio, às 19h, o evento 60 Anos De Golpe Empresarial-Militar E Os Seus Efeitos Na Educação Pública, com a presença da palestrante Elenira Oliveira Vilela, no Auditório do EFI, em Florianópolis. Para participar não é necessário inscrever-se e o evento é gratuito. Este será o primeiro evento do projeto Conversas de Escola e de Outros Lugares, em 2024, com foco na formação inicial e formação continuada.

Sobre a palestrante

Elenira Oliveira Vilela é professora e pesquisadora brasileira, concursada como professora de Matemática no IFSC de São José. É militante desde os 12 anos e professora desde os 19. Sua militância teve início no Movimento Estudantil e atualmente ela é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis e da Direção Nacional do Sindicato da Educação Básica Federal (SINASEFE). Também é militante feminista e pela democratização da educação, construindo uma trajetória acadêmica e profissional significativa em todas essas frentes de luta. Elenira nasceu na clandestinidade durante a ditadura, sua mãe precisou fugir para não ser presa e torturada, seu pai infelizmente foi preso, ambos militantes em defesa da democracia. E até o nome de Elenira, tem haver com luta, seus pais realizaram uma justa homenagem a Helenira Rezende, uma guerrilheira, integrante da Guerrilha do Araguaia, que morreu na luta em defesa da democracia, escolhendo esse nome para sua filha.

Para mais informações, entre em contato no Instagram @petpedagoufsc ou no site.

Universidade em Debate: Internacionalização
maio 9@19:00

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC (INPEAU) promove o Fórum Universidade em Debate, com o tema “Internacionalização” nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19h.

O evento acontecerá virtualmente, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC para toda a comunidade universitária, com a participação dos professores Luciane Stallivieri, Marília Morosini e Nicolas Maillard, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo.

Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.

maio
14
ter
XVIII Congresso Direito UFSC
maio 14@18:00 – maio 17@22:00

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.

O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da  UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

maio
15
qua
Universidade em Debate: Gestão por Competências em IES
maio 15@14:30 – 16:30
Universidade em Debate: Gestão por Competências em IES

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema Gestão por Competências em IES, com a participação dos professores Kelly Benetti Tosta e Marcos Dalmau, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo. O evento ocorre nesta quarta-feira, 15 de maio, às 14h30, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC.

Para assistir, acesse aqui.

Mais informações na página do INPEAU.

maio
23
qui
Palestra online sobre inovação em saúde
maio 23@19:30

O Grupo Inova + Saúde, do qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte, promove o evento Caminho da Inovação na Saúde: a história de Istvan Camargo do Grupo Sabin. A atividade ocorre em 23 de maio, às 19h30, de forma online, pela plataforma Zoom, com apoio da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 19h do dia do evento, através de formulário. Não haverá emissão de certificados. 

Istvan Camargo é influente em inovação no setor da saúde. Atualmente ele é o head de inovação do Grupo Sabin, onde lidera o Skyhub, além de atuar como senior advisor no Kortex Ventures e board member das startups investidas pela empresa. Istvan abordará o impacto que paixão, propósito e perseverança podem ter na transformação de um setor tão vital para a sociedade. Mais informações no site.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

jun
6
qui
Universidade em Debate: Evasão Estudantil
jun 6@19:00 – 21:00
Universidade em Debate: Evasão Estudantil

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.

Para assistir, acesse aqui.

Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br

jun
19
qua
Fórum Universidade em Debate
jun 19@15:00

Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.

Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.

As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.

ago
1
qui
Palestra: ‘On the Social Predestination of Failure’
ago 1@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas. 

Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi. 

A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.

Café Com Ciência: Enfermagem Dermatológica
ago 1@18:00 – 19:30

O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.

O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.

Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.

O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.

Mais informações pelo Instagram @grupoedccs

ago
12
seg
Jornadas Bolivarianas: Questão Nacional
ago 12@9:00 – 11:00

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 20 anos de existência com uma edição especial das Jornadas Bolivarianas, com uma série de atividades.

No dia 12 de setembro haverá um debate sobre a questão nacional com a presença de Antonio Risério, antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. A conferência pública será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 9h.

Antônio nasceu em Salvador, Bahia, integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa e as fundações Ondazul e Gregório de Matos, durante o governo municipal de Mário Kertész. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Risério tem vários livros sobre cultura brasileira, história da Bahia e também sobre a realidade brasileira.

Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Instituto, com um convite do professor Nildo Ouriques.

 

Mais informações estão disponíveis no site do IELA.

ago
22
qui
Universidade em Debate
ago 22@16:00

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 16h, o Fórum Universidade em Debate. Com o tema Desafios da Avaliação e da Garantia de Qualidade no Ensino Superior, o evento terá a participação dos professores Dilvo Ilvo Ristoff e Juan Samaniego, com mediação do professor Thiago Henrique Almino Francisco.

O evento será realizado em formato remoto e terá transmissão pelo canal do Inpeau/UFSC no YouTube. Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.

Debate sobre propriedade intelectual
ago 22@19:00

O Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos apoiadores do evento Debatendo a Propriedade Intelectual, a ser realizado na quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h, no auditório da Unisul, no Centro de Florianópolis. Promovido pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), o evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e é necessário fazer inscrição antecipada na plataforma Sympla. A programação prevê painéis que irão abordar os seguintes temas: Os principais erros cometidos pelos solicitantes junto ao Inpi; Violação de patente por contribuição; e Inteligência Artificial e Propriedade Industrial (PI).

Entre os participantes do evento, estão confirmados os nomes da advogada e perita judicial em PI, Francyelle Bueno Tork Schlemper; o chefe da seção de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Santa Catarina, Araken Lima; o advogado João Paulo de Mello Filippin, presidente da Comissão de Direito do Iasc; a doutora em Direito Civil, especialista em PI e professora da Mackenzie Rio, Lívia Barboza Lima; a advogada Maria Eduarda Lima, da Comissão de Combate à Pirataria da OAB/SC, e a advogada Laura Zandavalle Zopelaro, especialista em inteligência artificial.

Além do Sinova, o debate conta com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi) Sul. “Renomados profissionais de área vão participar como expositores para trazer o que há de mais atual na matéria sobre propriedade intelectual e inovação nesta área”, destaca o presidente do Iasc, Gilberto Lopes Teixeira.

Mais informações no endereço https://tinyurl.com/IascDebatePI.

ago
29
qui
Palestra: Proposta de valor ao meu negócio
ago 29@19:00 – 21:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.

set
11
qua
Recepção aos estudantes durante o Projeto 12:30
set 11@12:00 – 12:30

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).

O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.

Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.

Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.

Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 11@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
12
qui
Debate: Nova Resolução para professores
set 12@14:00

O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.

O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.

Para participar não é necessário inscrição prévia.

Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.

Universidade em Debate: Governança Universitária
set 12@14:00 – 16:00

O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.

O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.

Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.

set
14
sáb
Palestra: ‘Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais’
set 14@14:00 – 16:00

grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.

A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.

Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).

A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.

Acesse a palestra aqui.

Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.