Calendário de Eventos UFSC

mar
11
seg
Recepção a estudantes 2024.1
mar 11 – abr 5 dia inteiro

Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.

Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Conheça o site Calouras e Calouros UFSC

Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1

Leia mais em sobre a recepção a estudantes.

 

abr
24
qua
Aula pública: Greve e o Movimento Estudantil
abr 24@17:30 – 19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia, promove a Aula Pública Sobre a Greve e o Movimento Estudantil. O evento ocorre na quarta-feira, 24 de abril, das 17h30 às 19h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A participação é gratuita e não requer inscrições.

A aula abordará o histórico de lutas da UFSC, sindicalismo e movimento estudantil. Os convidados para a mesa são Jorge Cordeiro Balster, técnico administrativo em educação na UFSC, atualmente envolvido na organização do comando de greve do Sintufsc; Adriana D’Agostini, pesquisadora no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT); e Bárbara Baccin, ex-aluna de Biologia e pesquisadora do movimento estudantil no Programa em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

Mais informações através dos perfis do Instagram @petbiologiaufsc e @cabioufsc ou do site.

ago
9
sex
Aula aberta: Mulheres, Revolução e Música pop no Caribe
ago 9@10:30

O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.

A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.

ago
15
qui
Mitos e verdades sobre alimentação na gestação
ago 15@19:30

O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.

A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?

A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
9
seg
Apresentação do projeto de intercâmbio BRAFITEC
set 9@11:00 – 12:00

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.

O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.

O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.

O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.

set
19
qui
Apresentação da revisão da Resolução Normativa 017
set 19@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.

A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.

A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.

A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.

Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

set
25
qua
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC
set 25@8:00 – 17:00
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC @ Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC)

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.

A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.

Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.