Calendário de Eventos UFSC

abr
23
qua
Seminário ‘Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização’
abr 23@9:30 – 12:00

O curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 23 de abril, o seminário Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização, que acontece às 9h30, na Sala Machado de Assis, 4º andar, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

O evento será uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a interpretação comunitária no Brasil, abordando temas como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática essencial para a mediação linguística em contextos sociais diversos.

As convidadas Mylene Queiroz e Jaqueline Nordin, reconhecidas por suas pesquisas e atuações na área, irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios e perspectivas de profissionalização da interpretação comunitária.

 

abr
25
sex
Cine Paredão: ‘Onda Nova’
abr 25@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.

Onda Nova 

O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

 

CineBuñuel: ‘Noche de Fuego’
abr 25@19:00

O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.

Sinopse

O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.

Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.

O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

maio
9
sex
Cine Paredão: ‘Wild At Heart’
maio 9@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
16
sex
Ciclo de Cinema Alemão: ‘Os Falsários’
maio 16@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Os Falsários (2007) nesta sexta-feira, 16 de maio, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

Em 1944, após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) é obrigado a ajudar nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Neste processo, mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Os Falsários (2007):

 

Cine Paredão: La Cocina
maio 16@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.

Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
23
sex
Cine Paredão: ‘El Jockey’
maio 23@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

maio
29
qui
Cineclube Cinecittà
maio 29@16:00

O Cineclube Cinecittà, promovido pelo Leitorado in loco de língua italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida a comunidade acadêmica para a exibição do filme La Chimera, da diretora italiana Alice Rohrwacher. A atividade será realizada na quarta-feira, dia 29 de maio, às 16h, na Sala Machado de Assis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.

Com um olhar poético e ao mesmo tempo político, Alice Rohrwacher mergulha nas raízes da cultura italiana para falar de temas universais: o pertencimento, o sagrado, o invisível, o abandono e a beleza escondida nas margens da história oficial. Em La Chimera, Rohrwacher nos conduz por uma Itália arqueológica e espiritual, onde fantasmas, memórias e desejos se misturam numa jornada sensível e arrebatadora.

Mais informações sobre o Cinecittà podem ser encontradas nos perfis do Instagram @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc.

maio
30
sex
Cine Paredão: ‘O Crepúsculo do Pé Grande’
maio 30@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme O Crepúsculo do Pé Grande, de 2024, dos diretores David e Nathan Zellner, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Esta edição comemora o aniversário de 17 anos do projeto Cine Paredão, o cineclube há mais tempo em atividade ininterrupta em Santa Catarina.

A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site UFSC Sustentável.

O Crepúsculo do Pé Grande

Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

CineBuñuel: ‘Siembra’
maio 30@19:00 – 20:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Siembra, de Ángela Osorio e Santiago Lozano, nesta sexta-feira, 30 de maio. A sessão ocorre às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis. Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, e a entrada é franca. Após o filme, haverá uma conversa com os programadores do cineclube.

O longa-metragem Siembra narra a história de Turco, um pescador da costa pacífica colombiana, que anseia voltar para a terra que abandonou anos atrás por causa do conflito armado. No entanto, a morte de seu filho frustra esse desejo. Enquanto se realizam os rituais tradicionais de velório, Turco se distancia e vagueia pela cidade para fazer seu próprio luto, mas o tempo passa, e ele precisa encontrar um lugar para enterrar seu filho. A exibição de Siembra é parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas.

O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados à língua, à cultura e à história.

Mais informações no Instagram do projeto.

jun
4
qua
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 4@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.

jun
5
qui
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 5@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.

jun
6
sex
Cine Paredão: ‘Bird’
jun 6@19:00 – 22:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.

Mais informações no instagram do projeto.

jun
10
ter
Palestra: ‘Dentro ai tuoi occhi’: um olhar para a música brasileira através da tradução
jun 10@10:00

O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Língua e Literatura Italiana (NECLIT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra ‘Dentro ai tuoi occhi’: um olhar para a música brasileira através da tradução, no dia 10 de junho, às 10h, na sala 236 do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento contará com a participação de Max De Tomassi e será dedicado às relações culturais e musicais entre Itália e Brasil.

Max De Tomassi é crítico e produtor musical, responsável pelo programa Stereonotte Brasil, da emissora italiana Rai 1. Em reconhecimento ao seu trabalho de divulgação da cultura brasileira no exterior, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, destinada a cidadãos estrangeiros que se destacam nesse campo.

Mais informações sobre o núcleo estão disponíveis no site oficial.

 

jun
13
sex
Cine Paredão: ‘Il Mare’
jun 13@19:00

O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sinopse

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.

Assista ao trailer de Il Mare:

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
18
qua
Cine Paredão: ‘Oeste outra vez’
jun 18@19:00

O Cine Paredão apresenta nesta quarta-feira, 18 de junho, o filme Oeste outra vez, de Erico Rassi, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Inicialmente marcada para o dia 20, a data da atividade foi alterada por conta do feriado prolongado e da previsão de chuva para sexta-feira. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Sinopse

Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.

Ficha técnica

Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo

*Notícia atualizada em 17 de junho, às 17:03, para alteração da data do evento.

jun
27
sex
Cine Paredão: ‘Homem Com H’
jun 27@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Homem com H, de Esmir Filho, em 27 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição corre no Bosque no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Homem com H conta a história do cantor e ícone queer Ney Matogrosso, interpretado por Jesuíta Barbosa, da infância à maturidade. Dono de uma voz inconfundível, Ney morava na pequena cidade de Bela Vista (MS), onde os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram-no a se afastar da família. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou na vida artística como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.

Mais informações no Instagram do projeto.

jul
4
sex
Cine Paredão: ‘The Phoenician Scheme’
jul 4@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.

Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.

Mais informações no Instagram do projeto.

jul
11
sex
Cinecittá: ‘O trem italiano da felicidade’
jul 11@15:00

O Cinecittá, cineclube do leitorado in loco do curso de letras italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade, Il treno dei bambini, no dia 11 de julho, às 15h, na sala Machado de Assis, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.

O  filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.

Os interessados podem obter mais informações através do instagram.

Cine Paredão: ‘Away’
jul 11@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Away, de Gints Zilbalodis, na sexta-feira, 11 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Sinopse

Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho ele vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.

Mais informações no Instagram do projeto.