Calendário de Eventos UFSC

ago
28
ter
Projeto Fora do Circuito exibe filme de produção teuto-saudita, ‘O Sonho de Wadjda’
ago 28@19:00

O projeto Fora do Circuito exibe o filme “O Sonho de Wadjda”, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC).  Este é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema, que busca trazer obras de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga até 60 pessoas.

Sobre o filme

“O Sonho de Wadjda” foi indicado como melhor filme de língua estrangeira no British Academy of Film and Television Arts em 2014.

Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide, então, fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Direção: Haifaa Al Mansour
Elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohanimais
Duração: 1h 37min
ago
31
sex
Cine Paredão exibe ‘Crepúsculo dos deuses’, de Billy Wilder
ago 31@20:00 – 22:00

O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.

Sobre o filme

Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson

Ano: 1950

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

out
22
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com exibição de filmes – BU
out 22@12:30 – out 26@2:30

A Biblioteca Universitária (BU), por meio do projeto Livro Câmera e Ação, promove a exibição de filmes às 12h30 na semana de 22 a 26 de outubro, como parte das atividades comemorativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).

Confira a programação completa das atividades comemorativas no link.

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
fev
18
seg
5ª Escola de Verão de Refrigeração
fev 18@14:07

O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.

No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

abr
27
sáb
Trote Ecológico Integração Ambiental
abr 27@9:00 – 13:00

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Trote Ecológico – Integração Ambiental. A atividade ocorre em 27 de abril, das 9h às 13h, na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Durante o evento, os participantes se dedicarão à manutenção de uma área de recuperação ambiental na praça do CTC, e aos canteiros de horta e viveiros. Além disso, será realizado um piquenique coletivo. Mais informações no Instagram do NEAmb.

Onde fica o Centro

Tecnológico (CTC) de Florianópolis.

*Evento atualizado em 24/4/2024, às 14h42, para inclusão de nova data.

jun
3
seg
Roda de Conversa na horta do Neamb
jun 3@10:00

O Núcleo de Estudo em Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 3 de junho, às 10h, uma roda de conversa sobre a greve e manejo agroecológicos na horta do Neamb, com a participação do professor Paulo Horta, coordenador do projeto de extensão Mãos à Horta. A atividade irá ocorrer na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Mais informações no Instagram do NEAmb.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

ago
5
seg
Exposição: “Conexões afetivas: a arte bem humorada de Lilly Motta”
ago 5 – set 6 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia a exposição Conexões afetivas: a arte bem humorada de Lilly Motta. Liliane Motta Silveira, ou Lilly Motta, é Diretora de Arte, produtora e artista visual.  Apaixonada pelas cores desde sempre, descobriu a magia das tintas aos quatro anos, enchendo cadernos, paredes, lençóis, cobertores e tudo o que via pela frente com seus tons fortes e vibrantes. Traz para a temática de suas obras as memórias de infância, suas experiências pessoais, culturais e vivências profissionais.

As cadeiras multicoloridas que estarão expostas exibem figuras que fazem parte do universo interior da artista, representando desde cantores e artistas plásticos até músicos, amigos e pessoas comuns que deixaram uma marca afetiva em sua vida. A habilidade de Lilly Motta em expressar sua paixão pela vida por meio de cores exuberantes e contrastes únicos, tem recebido elogios da crítica especializada, que destaca a mescla de estilos, evidenciando elementos do Expressionismo contemporâneo, a anarquia instintiva do Dadaísmo e as cores fortes e puras do Fauvismo.

A exposição terá sua abertura oficial na segunda-feira, 5 de agosto, que contará com a presença da artista às 15h. As obras ficarão expostas até 6 de setembro no Hall do Auditório da BU, com visitas abertas e gratuitas durante os horários de funcionamento da biblioteca.

ago
29
qui
Cine Ciência UFSC
ago 29@19:00

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.

Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.

O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.

ago
31
sáb
Maratona de Programação
ago 31@9:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará na sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 9h, a Etapa Regional de Florianópolis da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, no Bloco B do Centro Tecnológico (CTC), no Campus da Trindade, em Florianópolis.  O evento consiste na seletiva brasileira para o International Collegiate Programming Contest (ICPC), a “Copa do Mundo da Computação”, uma competição de programação de computadores que ocorre anualmente e envolve universidades do mundo inteiro.

> Acesse o site da Maratona em Florianópolis

Cada universidade pode competir com várias equipes na Maratona, sendo que as equipes são compostas de três estudantes de cursos de graduação e ingressantes em pós-graduação na área de Computação e afins. Durante esta etapa regional, os competidores devem resolver diversos problemas desafiadores, propondo um algoritmo para cada um deles, que é verificado através de testes automatizados e por juízes humanos.

A competição tenta promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções algorítmicas de qualidade para resolução de problemas sob pressão. Este ano, a etapa foi organizada pelo Departamento de Informática e Estatística (INE), com apoio do CTC/UFSC e patrocínio da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, por meio do programa Conexões para Inovar.

set
16
seg
Inteligência Artificial e Blockchain
set 16@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
17
ter
Inteligência Artificial e Blockchain
set 17@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
19
qui
Inteligência Artificial e Blockchain
set 19@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).