Calendário de Eventos UFSC

mar
27
ter
Palestra com Ministro do STJ – CCJ
mar 27 dia inteiro

A palestra “O resgate do princípio constitucional da Fraternidade no Sistema de Justiça” será proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca. A atividade, promovida pelo Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade e Núcleo de Estudos Jurídicos, Sociais da Criança e do Adolescente (Nejusca) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ocorre dia 27 de março, às 10h30, no auditório do Fórum Norte, localizado no campus da UFSC na Trindade.

O evento é gratuito e aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, procuradores e promotores de Justiça, juízes, advogados, assessores e assistentes jurídicos, servidores da UFSC e comunidade jurídica e acadêmica em geral. Para participar, basta enviar inscrição, através do link, até o dia 23 de março (ou enquanto houver vagas disponíveis). O auditório possui capacidade para 100 pessoas.

palestrante é Ministro do STJ desde maio de 2015. Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo (Fadisp), com pesquisa realizada na Universidade de Siena, Itália.

Mais informações:
Centro de Ciências Jurídicas/UFSC

ago
24
sex
Cine Paredão exibe ‘Ascensor Para o Cadafalso’, de Louis Malle
ago 24@20:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sobre o filme

Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.

Direção: Louis Malle

Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef

Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall

Ano: 1958

Duração: 1h31

Classificação indicativa: Livre

Sobre a Mostra de Cinema Noir

Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.

Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.

Serviço

O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.

set
27
qui
Eventos brasileiros de Hidroponia
set 27 – set 28 dia inteiro

O Laboratório de Hidroponia (LabHidro) da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC) realiza nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, o 12° Encontro Brasileiro de Hidroponia e o 4° Simpósio Brasileiro de Hidroponia.

Inscrição e informações podem ser verificadas no site www.encontrohidroponia.com.br

out
16
ter
Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme ‘Garotos de Fengkuei’
out 16@19:00

O Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 16 de outubro, o filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). A sessão será às 19h, seguida por um debate. O filme faz parte da Mostra MADE IN, que está sendo exibida durante o mês de outubro, e trata do cinema contemporâneo da China, Taiwan e Hong Kong.

Sinopse: Um grupo de quatro amigos de uma pequena vila de pescadores acaba de largar o ensino médio e passa os dias entre brigas e jogos de sinuca, sem perspectivas de vida e apenas esperando a chamada para o inevitável serviço militar. Cansados da monotonia, três destes amigos resolvem viajar para a metrópole portuária de Kaohsiung em busca de emprego; lá, um deles consegue com a irmã um pequeno apartamento para os três, cujo aluguel eles precisariam providenciar. Além dos problemas de emprego, um dos garotos acaba se apaixonando pela vizinha Hsiao-Hsing, amante de um criminoso.

Direção: Hsiao-Hsien Hou Elenco: Chun-Fang Chang, Shih Chang, Doze Niu.

Ano: 1983

Duração: 1h41min

 

Serviço

O quê: Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou.

Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B).

Quando: Terça-feira, dia 16 de outubro.

Horário: 19 horas.

 

Mais informações na página do evento.

out
25
qui
CineBuñuel exibe ‘Cabeza de Vaca’
out 25@19:00

O CineBuñuel exibirá o filme “Cabeza de Vaca” (México, 1991), escrito e dirigido por Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan, baseado na história de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um explorador espanhol. A sessão ocorrerá na quinta-feira,  dia 25 de outubro, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido com áudio original e legendas em português, e será seguido de um bate-papo. A sessão é franca e aberta ao público.

O filme é parte do ciclo “Abya Yala na Tela”, promovido pelo CineBuñuel, e traz como tema central as nações indígenas.

mar
9
sáb
Busca e Exposição de Cogumelos, XI Rick Foray
mar 9@8:00

O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.

Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.

Especialistas:

Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.

Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.

Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.

João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.

mar
12
ter
Inauguração do calendário da Sociedade de Debates da UFSC
mar 12@18:30 – 20:00

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação. 

De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.

O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).