A palestra “O resgate do princípio constitucional da Fraternidade no Sistema de Justiça” será proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca. A atividade, promovida pelo Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade e Núcleo de Estudos Jurídicos, Sociais da Criança e do Adolescente (Nejusca) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ocorre dia 27 de março, às 10h30, no auditório do Fórum Norte, localizado no campus da UFSC na Trindade.
O evento é gratuito e aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, procuradores e promotores de Justiça, juízes, advogados, assessores e assistentes jurídicos, servidores da UFSC e comunidade jurídica e acadêmica em geral. Para participar, basta enviar inscrição, através do link, até o dia 23 de março (ou enquanto houver vagas disponíveis). O auditório possui capacidade para 100 pessoas.
O palestrante é Ministro do STJ desde maio de 2015. Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo (Fadisp), com pesquisa realizada na Universidade de Siena, Itália.
Mais informações:
Centro de Ciências Jurídicas/UFSC
Diretório Central Dos Estudantes (DCE) convida todas e todos para, no mês do Orgulho LGBT+, participar de um Cinedebate sobre o documentário “Depois do Fervo”, de Matheus Faisting, que aborda a realidade da população LGBT+ na cidade de Florianópolis. Participarão do debate o diretor do documentário, Matheus Faisting, a estudante de geografia Azânia Nogueira, a estudante de jornalismo Eduarda Pereira e o militante pelos direitos da população LGBT+, Matheus Martins.
Mais informações no evento do Facebook.
O Ciclo de Seminários ‘Mulheres na Ciência-SC’, promovido pelo grupo Mulheres na Ciência-SC, ocorrerá no dia 28 de agosto, terça-feira, às 16h, no Auditório Elke Hering (Biblioteca Central). O propósito dos seminários é criar um espaço de fala exclusivo para mulheres cientistas, onde estas têm a liberdade de escolher o tema de suas palestras, desde sua experiência na academia até a comunicação de resultados de suas pesquisas.
Palestras confirmadas:
‘Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente’ com Marcia Barbosa (Departamento de Física-UFRGS)
‘Quem são as mulheres na ciência?’ com Rafaela Falaschi (Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética-UEPG)
O grupo ‘Mulheres na Ciência-SC’ dispõe de reuniões organizativas periódicas abertas a todas as mulheres que queiram participar do projeto. O próximo encontro acontecerá no dia 13 de agosto, às 12h, na sala Harry Laus (Biblioteca Central). Interessadas em participar do grupo de emails do projeto devem entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos para solicitar seu cadastramento: e
Mais informações:
https://www.facebook.com/mulheresnacienciasc/
https://mulheresnacienciasc.wixsite.com/site
O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (Ius Gentium/UFSC), coordenado pelos professores Arno Dal Ri Júnior e Aline Beltrame de Moura, realizará a palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”, nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CFH/UFSC). A palestra garantirá certificado de quatro horas.
O palestrante convidado, Professor Doutor Lucas C. Lima, é egresso do Curso de Direito da UFSC, doutor pela Universidade de Macerata (Itália) e, atualmente, professor adjunto ao Curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou perante a Corte Internacional de Justiça no caso das Ilhas Marshall.
Mais informações no link, ou pelo contato: (48) 9962-13730.
Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.
A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação.
De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.
O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.
Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.
O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistemas-Mundo (GPEPSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, entre 25 e 27 de março, a conferência Desastres globais e sociedade mundial: a dimensão ecológica da crise do sistema-mundo moderno.
O evento ocorrerá de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos ouvintes inscritos. A parte presencial da conferência será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá estudiosos, ativistas, políticos e representantes do poder público com o propósito de compartilhar ideias e análises sobre a crise climática atual, a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Segundo a organização, um dos objetivos é “discutir estratégias para enfrentamento e mitigação de desastres naturais e antropogênicos globais e locais, cada vez mais frequentes e graves, contribuindo para o estabelecimento de caminhos para uma sociedade mundial mais inclusiva, socialmente justa e democrática”.
O acesso remoto para palestrantes e público da América do Sul, África, Europa, América do Norte, Sul e Leste Asiático e Oceania será fornecido através da Plataforma Zoom. A conferência será principalmente em inglês, mas as legendas de tradução também estarão disponíveis.
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.
Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.
> Confira a programação do Congresso
Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com