Calendário de Eventos UFSC

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

nov
8
qui
Projeto Cinema Mundo exibe ‘Salò ou os 120 Dias de Sodoma’
nov 8@18:30

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) apresenta “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta à época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá no quinta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. O evento contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.

Sinopse:

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Mais informações sobre o evento no site.

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
fev
19
seg
Exposição ‘Aves da UFSC’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

exposição BU aves da UFSC

A Biblioteca Central da UFSC recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação, a exposição Aves da UFSC, do fotógrafo Lauro Cesar Voltolini de Almeida. A exposição ocorre de 19 de fevereiro a 29 de março.

O artista Lauro Cesar Voltolini de Almeida é formado em história e criador do perfil Aves da UFSC no Instagram. Seu intuito é registrar as aves que podem ser encontradas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina e deixar um pequeno relato dos desafios de fotografá-las.

Saiba mais no Instagram @aves.daufsc

Realização: BU Exposições

Exposição ‘Onde voam os vaga-lumes’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

A Biblioteca Central da UFSC recebe de 19 de fevereiro a 29 de março, no Hall do Auditório, a exposição Onde voam os vaga-lumes: desenho a lápis, aquarela e aguadas de nanquim de MC Coelho, do artista Mário Coelho.

A exposição tem como objeto apresentar os quadros como as páginas de um livro, contando uma história dividida em cinco capítulos. As imagens que podem resumir esta história numa possível sequência mostram o burburinho das águas, uma flor comum, o coração da mata, um espinheiro ao entardecer, e a chegada dos vaga-lumes.

As técnicas utilizadas foram de desenho com lápis aquarelável, aguado com nanquim. As obras são, na maior parte, do início do ano 2021, desenhadas com o artista sozinho, no meio da vegetação do Sertão do Córrego Grande. Segundo Mário Coelho, “foi um lugar contemplativo que permitiu muita reflexão”.

Mais informações no site da Biblioteca.

abr
16
ter
Ciclo de debates: Tecnologias Digitais e Educação
abr 16@14:00 – 17:00

O 4º seminário do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios ocorre na próxima terça-feira, 16 de abril,  às 14h, com a palestra Cerebros y algoritmos, abordar el aprendizaje en la era de la IA. A palestra será ministrada pela professora Mariona Grané, professora em Educação e Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade de Barcelona e investigadora do grupo Learning, Media & Social Interactions (LMI). Grané é especialista em design de interação de recursos digitais e integração de TIC em ambientes de aprendizagem. O evento será on-line com transmissão via YouTube pelo link.

O evento é organizado por três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): REPERCUTE – Rede de Pesquisa, Currículo e TecnologiaCOMUNIC – grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional, e Tema Didático (UFSC). Os grupos atuam junto com parceiros de pesquisa de outras instituições: Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).

O objetivo do encontro é promover um diálogo entre pesquisadores e sociedade interessada. Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação. Para assistir ao vivo, acesse aqui.

Mais informação na página do grupo REPERCUTE, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com