Calendário de Eventos UFSC

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
maio
3
sex
Simpósio de saúde mental perinatal
maio 3@13:30 – 17:30

O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o 1° Simpósio Catarinense de Saúde Mental na Perinatalidade. O evento é realizado em razão do Maio Furta Cor,  uma campanha de apoio e valorização da saúde mental materna, e tem a finalidade de mobilizar profissionais da área e toda a comunidade para a importância desta causa. O simpósio conta com a parceria da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), do Serviço de Psicologia do HU/UFSC e de alguns coletivos de Florianópolis.

O simpósio acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, no Auditório Central do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado de quatro horas aos participantes.

Para mais informações, acessar o instagram @saudementalmaterna.floripa.

 

maio
15
qua
Seminário online Kadila Afrodiásporas
maio 15@9:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas – Estudos da Linguagem e Diálogos Brasil-Moçambique. O evento faz parte da comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.

Haverá um diálogo entre a convidada Ezra Alberto Chambal Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, e a professora Cristine Gorski Severo, do Instituto Kadila, pesquisadora dos temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; linguística colonial; políticas linguísticas críticas e sócio-história das línguas.

O seminário acontece na quarta-feira, 15 de maio, às 9h, pelo canal do Instituto Kadila no YouTube. Não é necessário realizar inscrições e será emitido um de certificado de 2 horas aos participantes.

Mais informações estão disponíveis no instagram do instituto. 

 

maio
23
qui
Seminário: Maracatu como prática de pertencimento
maio 23@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: o Maracatu enquanto prática Afro-diaspórica de pertencimento no Sul do Brasil. A atividade faz parte dos eventos em comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.

O seminário contará com os convidados Charles Raimundo da Silva, do grupo musical Maracatu Arrasta Ilha, e Alexandra Eliza Vieira Alencar, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da UFSC.

O evento acontecerá na quinta-feira, 23 de maio, de forma online no canal do Instituto Kadila no Youtube às 19h. Não é necessário realizar inscrições e haverá emissão de certificado de 2 horas.

Mais informações estão disponíveis no site kadila.cfh.ufsc.br, ou pelo instagram: @institutokadila

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

jul
1
seg
Curso: Endocanabinologia para profissionais da saúde
jul 1@0:00 – 0:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Dalla Instituto, organiza o curso de extensão “Endocanabinologia para profissionais de saúde”. O objetivo é capacitar profissionais e estudantes sobre o sistema endocanabinóide e suas diversas formas de modulação para atuarem em suas áreas com esse conhecimento. Os coordenadores do evento são o professor Rui Prediger, do Centro de Ciências Biológicas, e a professora Dalla Colletta, do Dalla Instituto.

O curso será on-line e terá duração de oito semanas, com início em 1º de julho até 30 de agosto. Após esse período, as aulas ainda ficarão disponíveis para revisão até 31 de outubro na plataforma Eduzz/Nutror.

As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser realizadas pelo site do evento. Para a comunidade da UFSC e do HU/UFSC/EBSERH (alunos, TAEs, professores e profissionais) a inscrição é gratuita, mediante comprovação de vínculo com a instituição. Demais profissionais devem pagar o valor de R$960 e alunos externos, R$480.

Serão oito módulos com mais de 70 aulas. Ao final do curso haverá emissão de certificado de 120 horas pela UFSC, após uma avaliação do conteúdo apresentado.

Mais informações estão disponíveis no mesmo site da inscrição.

jul
15
seg
Seminário ‘Ações afirmativas em concursos para negros’
jul 15@16:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Gabinete da Reitoria, está promovendo o seminário Ações afirmativas em concursos para negros: o contexto nacional e a UFSC, que acontecerá na segunda-feira, 15 de julho, às 16h, na Sala Aroeira, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento é gratuito e aberto ao público.

O seminário terá participação dos seguintes convidados:

  • Marcia Lima, da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) do Ministério da Igualdade Racial (MIR);
  • Analucia Hartmann, do Ministério Publico Federal (MPF);
  • Lia Vainer Schucman, do Departamento do Psicologia da UFSC;
  • Delton Aparecido Felipe, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá-Paraná (UEM-PR);
  • Juliano Scherner Rossi, da Procuradoria Federal junto à UFSC; e
  • Lindberg Nascimento Junior, do Departamento de Geociências da UFSC.

A mediação do seminário será feita pela professora Leslie Sedrez Chaves, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC. A abertura do evento será realizada pelo reitor Irineu Manuel de Souza e pela vice-reitora Joana Célia dos Passos.

jul
22
seg
Seminário ‘Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil’
jul 22@9:00 – 18:00
Seminário 'Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil'

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, promove o seminário Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil no dia 22 de julho às 9h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura Eventos, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário.

 

ago
29
qui
Dia Nacional de Combate ao Fumo
ago 29@8:30 – 12:00
Dia Nacional de Combate ao Fumo @ Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.

Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.

A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.

Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.

set
5
qui
Seminário ‘Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação’
set 5@18:30 – set 6@22:00

O Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Socioeconômico do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências de Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina  (NEATES/UFSC), promove o seminário Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação, que ocorrerá entre 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em formato híbrido.

De acordo com os organizadores, o evento também conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) e representa uma importante oportunidade para fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre as instituições, promovendo um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias sobre temas jurídicos contemporâneos.

As inscrições estão abertas desde 22 de julho e se estenderão até 2 de setembro. Além disso, são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.

Aos participantes, será disponibilizado uma certificado de 16 horas.

Mais informações através do e-mail: mostradoseminarioufscunivali@gmail.com.

 

set
9
seg
Seminário: Cooperação Acadêmica Brasil-China
set 9 – set 10 dia inteiro

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Confúcio (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove o evento Seminário Desafios e Potencialidades na Cooperação Acadêmica Brasil-China. A atividade ocorre de 9 a 10 de setembro, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, até o dia do evento. Os participantes têm direito a um certificado.

O seminário tem como objetivo celebrar os 50 anos de relacionamento Brasil-China, além de discutir os desafios e as potencialidades da cooperação acadêmica entre os países, com um foco especial na parceria entre a UFSC e as instituições chinesas.  

programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e uma aula pública de mandarim.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.

set
16
seg
Inteligência Artificial e Blockchain
set 16@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
17
ter
Inteligência Artificial e Blockchain
set 17@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
19
qui
Inteligência Artificial e Blockchain
set 19@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

out
8
ter
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 8@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
9
qua
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 9@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
10
qui
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 10@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
11
sex
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 11@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
12
sáb
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 12@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
15
ter
Seminário de Licenciatura em Geografia
out 15@8:45 – out 18@21:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o  objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral. 

> Confira a programação completa do Seminário

A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividadesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.

O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).