Calendário de Eventos UFSC

mar
17
sex
Palestra ‘Compaixão e amizade entre Schopenhauer e Nietzsche’ – CFH
mar 17@18:30 – 21:00

image10A palestra “Compaixão e amizade entre Schopenhauer e Nietzsche”, com o professor Jelson Roberto de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ocorre nesta sexta-feira, 17 de março, às 18h30. O evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil), será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e  é aberto a todos.

Mais informações na página do PPGFil ou pelos telefones (48) 3721-8803 e (48) 3721.2929.

ago
13
seg
3º Work Week: Feira de Estágios e Oportunidades
ago 13@18:00 – ago 15@22:00

A terceira edição da Work Week, feira de oportunidades que integra estudantes com o mercado de trabalho em um ambiente informal, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2018 na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O espaço visa apresentar aos estudantes de graduação do estado catarinense, nas diversas áreas do conhecimento, um pouco sobre as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.

Estão programadas palestras, visitas técnicas, capacitação sobre liderança, oficina de realização de currículo, workshop de autoconhecimento, além da feira envolvendo cerca de 40 empresas que visam conhecer os universitários e apresentar-lhes oportunidades dentro e fora da universidade.

Mais informações na página do evento.
set
11
ter
Cineclube Rogério Sganzerla exibe Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman
set 11@19:00

Nesta terça-feira, 11/09, será exibido o filme Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. A entrada é gratuita.

Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
abr
20
sáb
Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo
abr 20@9:00 – 17:00

O Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade (SandS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria da Associação Onda Azul organiza o III Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo. O evento busca disseminar conhecimento acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o surfe adaptado como ferramenta de inclusão social para crianças com deficiência. O seminário ocorre sábado, 20 de abril, na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Canasvieiras, Florianópolis, das 9h às 17h.

Durante o evento, a equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará emitindo a carteira de identidade azul para crianças e adultos autistas, que garante, às pessoas diagnosticadas com TEA, gratuidade no transporte intermunicipal e prioridade no atendimento pessoal em todas as instituições públicas do Estado. Para emitir a carteira é preciso: certidão de nascimento original ou cópia autenticada; CPF; uma foto 3×4 (caso menor de três anos) no padrão ICAO recente (máximo 90 dias); e atestado/relatório médico comprovando a situação.

As inscrições para o seminário são gratuitas e há emissão de certificado de 10 horas.

Mais informações no site.

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento.
9h – Abertura.
9h45 – O potencial da cannabis medicinal como adjuvante nas comorbidades do TEA –  Carolina Chaves, médica da família, especialista em terapias alternativas.
10h45 – A Importância da Psicomotricidade no desenvolvimento de pessoas com TEA – Patrícia dos Anjos Souza, professora de Educação Física especialista em Psicomotricidade.
11h15 – Uma Onda de Amor no Autismo – Coordenadores das localidades do Onda Azul.
12h – Almoço.
14h – Sonhando sob as ondas – O surfe como ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência autismo – Cisco Araña, idealizador e coordenador da primeira escola de surf pública do Brasil (fundada em 1991 em Santos, SP) e inventor da prancha adaptada para PcD.
15h00 – Roda de conversa com autistas sobre suas rotinas diárias (estudo, trabalho, família).
16h00 – Apresentação artística/encerramento.

Coordenado pelo professor Marcos Bosquetti, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC, o grupo Sands é pioneiro no Brasil em estudos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais do surfe. Aborda também as inovações socioambientais, como o surfe adaptado para pessoas com deficiência e a criação das reservas de surfe para preservação do ecossistema local.

A associação parceira, Onda Azul, foi criada em 2015 por pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a missão de proporcionar uma abordagem inovadora de lazer e inclusão por meio das aulas de surfterapia, atividade que promove: interação social, comunicação, coordenação motora, aspectos sensoriais, equilíbrio e persistência às crianças autistas.

 

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Campus de Florianópolis.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.