Calendário de Eventos UFSC

set
15
qui
Palestra ‘Ritmo climático e precipitações: exemplos selecionados’
set 15@10:00 – 12:00

O Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), do Departamento de Geociências da UFSC, irá promover  a palestra “Ritmo climático e precipitações: exemplos selecionados”, com o professor  João Zavattini, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O evento faz parte do 1º Ciclo de Palestras de em Climatologia e será realizado no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no dia 15 de setembro, às 10h.

set
16
sex
Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe Cidadão Boilesen
set 16@19:00 – 22:00

O Ciclo de Cinema Brasileiro e Política irá exibir o filme Cidadão Boilesen, do diretor Chaim Litewski, no dia 16 de setembro, às 19h. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade, e será no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

ago
7
ter
Cineclube Rogério Sganzerla ‘Crônica de um Verão’ – CCE
ago 7@19:00 – 21:00

O Cineclube Rogério Sganzerla exibirá o filme “Crônica de um Verão”, dos diretores Jean Rouch e Edgar Morin. A sessão será na terça-feira, 7 de agosto, no auditório Henrique Fontes, no CCE, às 19h. O filme faz parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.

A mostra “Ventos de 68” busca trazer para as noites de terça obras que refletem os eventos de Maio de 68, que percorreram o globo: nos seus dilemas, aspectos existenciais e propostas.

ago
13
seg
3º Work Week: Feira de Estágios e Oportunidades
ago 13@18:00 – ago 15@22:00

A terceira edição da Work Week, feira de oportunidades que integra estudantes com o mercado de trabalho em um ambiente informal, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2018 na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O espaço visa apresentar aos estudantes de graduação do estado catarinense, nas diversas áreas do conhecimento, um pouco sobre as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.

Estão programadas palestras, visitas técnicas, capacitação sobre liderança, oficina de realização de currículo, workshop de autoconhecimento, além da feira envolvendo cerca de 40 empresas que visam conhecer os universitários e apresentar-lhes oportunidades dentro e fora da universidade.

Mais informações na página do evento.
ago
28
ter
Palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”
ago 28@18:30

O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (Ius Gentium/UFSC), coordenado pelos professores Arno Dal Ri Júnior e Aline Beltrame de Moura,  realizará a palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”, nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CFH/UFSC).  A palestra garantirá certificado de quatro horas.

O palestrante convidado, Professor Doutor Lucas C. Lima, é egresso do Curso de Direito da UFSC, doutor pela Universidade de Macerata (Itália) e, atualmente, professor adjunto ao Curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou perante a Corte Internacional de Justiça no caso das Ilhas Marshall.

Mais informações no link, ou pelo contato: (48) 9962-13730.

set
18
ter
Cineclube Sessão de Arte à Tarde exibe filme ‘Os Palhaços’
set 18@14:30

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte à Tarde’ exibe, no dia 18 de setembro, às 14:30, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), o filme ‘Os Palhaços’, de Federico Fellini. Este projeto é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), com apoio do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), e coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do CCE.

 Sobre o filme

O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando ” o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.

 

 

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

abr
30
ter
África no Cinema
abr 30@19:00 – 21:00

 O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.

Na sessão de abril haverá a exibição do filme Burning Casablanca, de Ismaël El Iraki. O longa marroquino estreou em 2020 na seleção oficial do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Selecionado para mais de trinta festivais internacionais, ganhou vários prêmios entre 2020 a 2022.

A sinopse indica que Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.

França, Marrocos, Bélgica | 2021 | 2h00 | Drama |

maio
14
ter
XVIII Congresso Direito UFSC
maio 14@18:00 – maio 17@22:00

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.

O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da  UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

jul
30
ter
Exibição de filme ‘A Árvore Sem Fruto’
jul 30@19:00

O Laboratório de Estudos em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC), organiza o evento África no Cinema, que acontecerá em 30 de julho, às 19h, no Auditório do SESC Prainha, em Florianópolis.

O encontro será marcado pela exibição do filme: A Árvore Sem Fruto, com inscrições gratuitas e abertas ao público em geral.

O África no Cinema é um projeto de extensão organizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC. Além disso, tem por objetivo a divulgação de filmes africanos e o fomento da cultura cinematográfica na cidade.

Para mais informações, acesse o site.

ago
28
qua
África no Cinema
ago 28@19:00

O projeto África no Cinema exibirá gratuitamente no dia 28 de agosto uma sessão do filme “Sobre a Tábua”, de Leïla Kilani, às 19 horas. O evento ocorrerá no Teatro Sesc Prainha, no centro de Florianópolis, e tem como público-alvo a comunidade universitária.

Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.

África no Cinema é uma projeto de extensão universitária do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) do Departamento de História da UFSC, sob a supervisão do professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O projeto conta com o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do SESC.

Sinopse do filme: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Para mais informações, acesse o site.

ago
29
qui
Cine Ciência UFSC
ago 29@19:00

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.

Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.

O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.

set
20
sex
Cine Buñuel: Café de los Maestros (2008)
set 20@19:00

Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.

Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

set
26
qui
África no Cinema: O Espectro do Boko Haram
set 26@19:00 – 21:00

O Laboratório de Estudos em História da África da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) promove o evento África no Cinema no dia 26 de setembro , às 19h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica, Florianópolis.

Na sessão de setembro, o projeto apresenta o documentário Le Spectre de Boko Haram (O Espectro do Boko Haram), da diretora camaronesa Cyrielle Raingou. Após o filme, haverá uma roda de conversa entre os mediadores e o público.

O projeto de extensão África no Cinema tem por objetivo a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e filmagens em África. O projeto divulga a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. A curadoria é do professor Sílvio Marcus de Souza Correa, vinculado ao LEHAf, e tem o apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som (MIS/CIC/FCC).

Sinopse

Um grupo de crianças transforma a própria realidade em meio aos perigos do conflito armado no extremo norte de Camarões, onde desde 2014 a organização terrorista Boko Haram lidera ataques contra aldeias e a população local. Falta, uma garota estudiosa e trabalhadora que tenta lidar com a morte do pai em um atentado, e seu colega de classe, Ibrahim —junto do irmão mais velho, Mohamad—, equilibram a energia da infância com um passado traumático que os afasta da inocência de seus 8 e 11 anos.

Mais informações pelo e-mail silvio.correa@ufsc.br