Calendário de Eventos UFSC

mar
28
ter
Palestra ‘Intercâmbio Brasil-Japão’ – BU
mar 28@18:30 – 22:00

Intercambio Brasil-Japão“Intercâmbio Brasil-Japão: parceria sem fronteiras” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) nesta terça-feira, 28 de março, às 18h30. O objetivo da palestra é apresentar oportunidades de programas de  intercâmbio e bolsas de estudo e treinamento oferecidas por instituições e órgãos governamentais do Japão.

O evento ocorre no auditório Elke Hering da Biblioteca Central e é aberto a todos.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288.

jun
26
ter
DCE convida: Cinedebate LGBT+ ‘Depois do Fervo’
jun 26@18:30

Diretório Central Dos Estudantes (DCE) convida todas e todos para, no mês do Orgulho LGBT+, participar de um Cinedebate sobre o documentário “Depois do Fervo”, de Matheus Faisting, que aborda a realidade da população LGBT+ na cidade de Florianópolis. Participarão do debate o diretor do documentário, Matheus Faisting, a estudante de geografia Azânia Nogueira, a estudante de jornalismo Eduarda Pereira e o militante pelos direitos da população LGBT+, Matheus Martins.

Mais informações no evento do Facebook.

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

out
22
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com exibição de filmes – BU
out 22@12:30 – out 26@2:30

A Biblioteca Universitária (BU), por meio do projeto Livro Câmera e Ação, promove a exibição de filmes às 12h30 na semana de 22 a 26 de outubro, como parte das atividades comemorativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).

Confira a programação completa das atividades comemorativas no link.

nov
8
qui
Projeto Cinema Mundo exibe ‘Salò ou os 120 Dias de Sodoma’
nov 8@18:30

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) apresenta “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta à época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá no quinta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. O evento contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.

Sinopse:

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Mais informações sobre o evento no site.

abr
16
ter
Ciclo de debates: Tecnologias Digitais e Educação
abr 16@14:00 – 17:00

O 4º seminário do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios ocorre na próxima terça-feira, 16 de abril,  às 14h, com a palestra Cerebros y algoritmos, abordar el aprendizaje en la era de la IA. A palestra será ministrada pela professora Mariona Grané, professora em Educação e Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade de Barcelona e investigadora do grupo Learning, Media & Social Interactions (LMI). Grané é especialista em design de interação de recursos digitais e integração de TIC em ambientes de aprendizagem. O evento será on-line com transmissão via YouTube pelo link.

O evento é organizado por três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): REPERCUTE – Rede de Pesquisa, Currículo e TecnologiaCOMUNIC – grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional, e Tema Didático (UFSC). Os grupos atuam junto com parceiros de pesquisa de outras instituições: Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).

O objetivo do encontro é promover um diálogo entre pesquisadores e sociedade interessada. Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação. Para assistir ao vivo, acesse aqui.

Mais informação na página do grupo REPERCUTE, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

abr
19
sex
Palestra ‘A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica’
abr 19@20:00 – 22:00
Palestra 'A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica' @ Planetário da UFSC

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra “A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica” nesta sexta-feira, 19 de abril, às 20h. O evento ocorre no planetário e é aberto a todos. Não é preciso se inscrever.

Sinopse

A evolução da célula simples ou procariota (bactérias e arqueas) para a célula complexa ou eucariota é ainda pouco elucidada e mal compreendida. Este evento envolve o aparecimento de inúmeras inovações estruturais e bioquímicas/funcionais, o aumento expressivo do volume celular e o estabelecimento de simbioses que culminaram com o surgimento das organelas ligadas à energética celular (mitocôndrias e cloroplastos). Não existem fósseis e intermediários que atestem esta passagem evolutiva, que ocorreu uma única vez na história da vida. Ao longo do tempo, as células complexas abriram caminho para o surgimento da vida macroscópica, constituída de organismos pluricelulares dos mais diferentes tipos. Muito recentemente (há menos de 10 anos) foi identificado um grupo de arqueas, denominado Asgard, que compreende as células mais aparentadas filogeneticamente das células eucariotas: seria o Elo Perdido? Esta apresentação  focará no grupo Asgard e suas relações filogenéticas com a célula eucariota, além de apresentar um recente trabalho (2020) sobre o  isolamento e cultivo da primeira espécie de Asgard e que propõe um mecanismo alternativo para o controvertido processo da eucariogênese.

Mais informações na página do GEA.

jun
7
sex
Conferência internacional sobre migração e desigualdades
jun 7 – jun 8 dia inteiro

Pesquisadores e estudantes da área de Psicologia, Educação, Sociologia, Economia, Ciência Política, História, entre outros, irão discutir temas como migração, desigualdade, discriminação, educação de cidadãos, durante evento internacional, na Grécia, que tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 2ª edição do  International Conference Political and Economic Self-Constitution: Migration, Inequalities and Discrimination ocorre em 7 e 8 de junho, na Universidade do Peloponeso, na Grécia, mas terá também transmissão online. A conferência é co-organizada por parceiros de 15 países, incluindo o Brasil, via projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC.

As inscrições estão abertas. Outras informações no site do evento.