Calendário de Eventos UFSC

dez
18
qua
Movimento para um Caminho de Paz e Transformação
dez 18@14:00 – 19:30

O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.

> Confira a programação:

14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC

Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.

mar
10
seg
Projeto Cinema e Alzheimer
mar 10@18:30 – 21:00

O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.

O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no  PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.

Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.

mar
20
qui
Debate ‘Sobre a China’
mar 20@17:00
Debate 'Sobre a China' @ Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur)

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Sobre a China, um debate sobre a influência e os desafios da potência asiática no cenário global, no dia 20 de março, quinta-feira, às 17h. O encontro será híbrido, realizado no Labeur, na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, e transmitido pelo canal do Labeur no Youtube.

A mesa contará com a participação de Vítor Silveira, vice-presidente do PT de Santa Catarina, e dos pesquisadores Bruno Saggiorato e Otávio Cascaes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Também estará presente Filipe Calueio, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O evento é uma realização do Instituto Rangel, do Labeur e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Ao reunir pesquisadores e dirigentes que conheceram e estudam a China e suas relações políticas e econômicas, a iniciativa busca fomentar reflexões acadêmicas e políticas sobre o papel do país no cenário internacional.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Os participantes terão direito a certificado.

Mais informações pelo Instagram @inst.rangel.

mar
25
ter
Teatro ‘Lagoa de Pássaros’
mar 25@18:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

 

Cineclube África no Cinema
mar 25@19:00

O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.

O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Sobre o filme

O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.

mar
27
qui
Exibição do documentário: ‘Hidrelétricas na Amazônia. E depois?’
mar 27@16:30 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.

A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.

A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.

O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).

O trailer do documentário está disponível por meio deste link.

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

abr
4
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘Soul Kitchen’
abr 4@19:00 – 21:00

O projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão” (Deutsches Kino) promove a exibição do filme Soul Kitchen (2009) nesta sexta-feira, 04 de abril, às 19h, na sala de projeções do LEC, no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos.

O projeto é coordenado pela professora Izabela D. Broering e está vinculado ao curso de Letras Alemão. São exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português, sempre às sextas-feiras, a cada 15 dias.

Soul Kitchen (2009) é uma comédia dirigida por Fatih Akın, coproduzida por Alemanha e França. O filme narra a história de Zinos, dono de um restaurante em Hamburgo. O negócio não anda bem, pois os clientes não aprovam a comida feita pelo novo chef. Além disso, uma terrível dor nas costas o atormenta e Nadine, sua namorada, resolveu se mudar para Xangai. Zinos decide ir atrás da amada, mas para isso precisa deixar o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.

Acesse o trailer aqui.

Mais informações pelo e-mail izabela.broering@ufsc.br

abr
14
seg
Oficina de leitura ‘África em diálogos: literatura e cinema’
abr 14@14:00 – abr 15@17:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a terceira edição da Oficina de Leitura, intitulada África em diálogos: literatura e cinema. O evento ocorre de 14 de abril a 7 de julho, com encontros quinzenais, sempre das 14h às 17h, no bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no 2º andar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de abril por meio do link. Os participantes receberão certificado de 21 horas.

A oficina tem como proposta o compartilhamento de leituras de obras de autores das literaturas africanas e afrodiaspóricas. Nesta edição, além dos debates sobre textos previamente selecionados, serão exibidos filmes de cineastas africanos, promovendo um diálogo entre literatura e cinema. A atividade será ministrada pela professora Simone Pereira Schmidt (CCE) e organizada pela professora Ilka Boaventura Leite (CFH), ambas pesquisadoras com vasta experiência em estudos literários e antropologia com enfoque na produção cultural africana e afrodiaspórica.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Kadila ou o perfil no Instagram.

abr
25
sex
Palestra ‘A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas’
abr 25@10:00
Palestra 'A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas' @ Auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) - sétimo andar

O Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (Canoa) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas em 25 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – sétimo andar. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A palestrante é a pós-doutoranda Camila Pierobon, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora falará sobre a antropologia da água, com destaque para o estado da arte e as lacunas presentes nesse campo de pesquisa, e discutirá a centralidade da água em múltiplas dimensões da vida social. 

“Inicialmente, abordarei seu papel na organização do orçamento doméstico e nas dinâmicas de conflito envolvendo vizinhanças e grupos armados, como milícias e o tráfico de drogas. Em seguida, examinarei como a água se articula a práticas de cuidado — de si e dos outros —, evidenciando como atos íntimos de cuidado estão atravessados pela distribuição desigual da água na cidade. Proponho, na sequência, pensar a água como lente para repensar questões sobre a violência urbana e como elemento-chave na materialização cotidiana das mudanças climáticas. Concluo com a hipótese de que a privatização dos serviços de abastecimento pode intensificar a atuação de grupos armados nas periferias, aprofundando desigualdades sociais, especialmente de raça e gênero.”

Mais informações pelo Instagram do Canoa.

CineBuñuel: ‘Noche de Fuego’
abr 25@19:00

O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.

Sinopse

O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.

Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.

O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

maio
14
qua
Roda de conversa ‘Situação e crise: miséria humana na sociedade global’
maio 14@15:00

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.

José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.

Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.

O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).

maio
31
sáb
Lançamento do livro ‘A África e suas relações internacionais’
maio 31@10:00

A Livraria Desterrados e o Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) farão o lançamento do livro A África e suas relações internacionais no dia 31 de maio, sábado, às 10h na Livraria Desterrados, no Centro de Florianópolis (Rua Tiradentes, 204).

A obra faz parte da série Relações Internacionais da editora Blucher, de São Paulo, e trata-se de uma leitura ligeira para quem deseja se inteirar dos desafios africanos. O livro conta a história recente da África a partir de uma abordagem nova, na qual o continente africano não é apenas considerado o grande teatro para ações decisivas ao futuro, mas também a gênese de um contingente humano com papel protagonista no drama atual da humanidade. O autor, Sílvio Marcus de Souza Correa, é professor do Departamento de História da UFSC e coordenador do LEHAf.

Para mais informações acesse o site da editora

jun
2
seg
Cinema e Alzheimer: ‘Black Daisies’ e ‘Ex-Memoria’
jun 2@18:30 – 21:00

O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe as obras Black Daisies for the BrideEx-Memoria na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 18h30. A quinta edição do projeto, coordenado pelo professor André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit), com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, ocorre no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, em Florianópolis.

Black Daisies for the Bride é uma obra audiovisual que mistura poesia, ópera e cinema documental, escrita pelo poeta Tony Harrison. Foi exibida pela primeira vez na BBC e conta a história de mulheres residentes em uma instituição geriátrica. Ex-Memoria é um curta-metragem realizado em colaboração com o Grupo Bradford de Demência do Reino Unido e conta a história de Eva, que sofre da condição, a partir da tentativa cinematográfica de recriar sua perspectiva.

A professora Alessandra Brandão, do curso de Cinema, será a convidada debatedora.

Mais informações no Instagram @narrar.o.alzheimer.

Documentário ‘Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias’
jun 2@18:30

O projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do curta-metragem documental Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias nesta segunda-feira, 2 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto Fazendo Cruzos, realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.

Segundo as organizadoras, desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico-científico-artístico-cultural de cunho interdisciplinar, com ênfase na produção e na circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. O documentário é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo, afirmam.

Na 1° edição, teve como tema Onde estão os artistas negros em Santa Catarina e, a partir da 2° edição, segue as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros do curso de Ciências Sociais da UFSC, realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.

Ao longo de suas cinco edições, a iniciativa tem promovido a ocupação dos espaços físicos – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que transcendem os limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.

Vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer) e ao Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), o Ebó Epistêmico é ministrado e coordenado pelas professoras Flávia Medeiros e Alexandra Alencar, do Departamento de Antropologia, em parceria com a professora Thainá Castro, do curso de Museologia da UFSC.

Para mais informações, acesse o Instagram @eboepistemicoufsc.

jun
6
sex
Cine Paredão: ‘Bird’
jun 6@19:00 – 22:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.

Mais informações no instagram do projeto.

jun
13
sex
Seminário sobre migrações, refúgio e deslocamentos humanos
jun 13@14:00 – 17:30

O Projeto de Extensão UFSC Sem Fronteiras, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com as inscrições abertas para toda comunidade para participar do seminário sobre migrações, refúgio e deslocamentos humanos em alusão à Semana do Migrante e do Refugiado. O evento acontecerá na sexta-feira, 13 de junho, às 14h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) da UFSC.

A Semana do Migrante e do Refugiado no Brasil é comemorada anualmente entre os dias 19 e 23 de junho. Os objetivos são discutir o fenômeno migratório humanizado sob diversas perspectivas, com ênfase na participação das pessoas migrantes e refugiadas na formação do Estado brasileiro, promover e difundir os direitos, as liberdades, as obrigações e as garantias dos migrantes e dos refugiados, e  incentivar entidades da sociedade civil a debater e propor políticas públicas, com a apresentação de alternativas de empregabilidade e de integração cultural de migrantes e refugiados.

Para mais informações e programação completa acessar a página UFSC sem fronteiras. Para a realização das inscrições acesse o formulário.

 

jun
18
qua
Cine Paredão: ‘Oeste outra vez’
jun 18@19:00

O Cine Paredão apresenta nesta quarta-feira, 18 de junho, o filme Oeste outra vez, de Erico Rassi, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Inicialmente marcada para o dia 20, a data da atividade foi alterada por conta do feriado prolongado e da previsão de chuva para sexta-feira. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Sinopse

Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.

Ficha técnica

Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo

*Notícia atualizada em 17 de junho, às 17:03, para alteração da data do evento.

jul
5
sáb
Oficina de orientação profissional
jul 5@8:30 – 11:30

O Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove em 5 de julho uma oficina de orientação profissional. A atividade é voltada a estudantes e recém formados no Ensino Médio, vestibulandos e jovens que precisam de auxílio para escolher uma carreira profissional.

As vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever pelo formulário on-line até 2 de julho. A oficina será realizada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, das 8h30 às 11h30.

Mais informações pelo Instagram

Serviço

O quê: Oficina de orientação profissional
Quando: sábado, 5 de julho de 2025, das 8h30 às 11h30
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 440)
Inscrições: até 2 de julho de 2025, pelo formulário on-line

jul
11
sex
Cine Paredão: ‘Away’
jul 11@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Away, de Gints Zilbalodis, na sexta-feira, 11 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Sinopse

Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho ele vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.

Mais informações no Instagram do projeto.