Calendário de Eventos UFSC

jun
5
qua
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
jun 5@8:00 – jun 7@18:00
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil @ Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Auditório Garapuvu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 7 de junho, o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação. As atividades serão realizadas no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, das 8h às 18h.

O seminário é voltado para estudantes do ensino superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 40h de participação.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, exposição de pôsteres, oficinas, sessão de lançamentos e autógrafos. Nas atividades, estarão presentes pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário. O objetivo do evento é congregar professores de educação básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – LITERALISE (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.

Mais informações no site do LITERALISE, no Facebook e no Instagram

jul
22
seg
Seminário ‘Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil’
jul 22@9:00 – 18:00
Seminário 'Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil'

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, promove o seminário Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil no dia 22 de julho às 9h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura Eventos, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário.

 

ago
26
seg
Desafios da Comunicação Política
ago 26@9:30 – 16:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na segunda-feira, 26 de agosto, às 9h30, a aula magna Desafios contemporâneos da comunicação política, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça. O evento, que abre o semestre 2024/2 e também faz parte das comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC, será realizado no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e é aberto a todos os interessados. A palestra abordará o ambiente em que as sociedades democráticas do século XXI estão inseridas, considerando as oportunidades e os riscos das mudanças recentes na estrutura e na dinâmica da comunica-ção e da política.

No mesmo dia e local, às 14h, o professor Fabrino apresenta a palestra Algorítimos Institucionais, objeto de seu mais recente livro, com pesquisadores do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP). A atividade também terá acesso liberado ao público.

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).

É um dos autores, com os professores Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), vencedor de melhor livro da ABCP/2024, além de organizador de Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.

> Programação
Dia – 26/08/2024
Local – Auditório do Bloco E – CFH
9h30 às 11h30 – Aula magna: Desafios contemporâneos da comunicação política
14h às 16h – Palestra: Algorítimos Institucionais

set
5
qui
Seminário ‘Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação’
set 5@18:30 – set 6@22:00

O Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Socioeconômico do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências de Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina  (NEATES/UFSC), promove o seminário Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação, que ocorrerá entre 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em formato híbrido.

De acordo com os organizadores, o evento também conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) e representa uma importante oportunidade para fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre as instituições, promovendo um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias sobre temas jurídicos contemporâneos.

As inscrições estão abertas desde 22 de julho e se estenderão até 2 de setembro. Além disso, são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.

Aos participantes, será disponibilizado uma certificado de 16 horas.

Mais informações através do e-mail: mostradoseminarioufscunivali@gmail.com.

 

set
9
seg
Seminário: Cooperação Acadêmica Brasil-China
set 9 – set 10 dia inteiro

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Confúcio (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove o evento Seminário Desafios e Potencialidades na Cooperação Acadêmica Brasil-China. A atividade ocorre de 9 a 10 de setembro, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, até o dia do evento. Os participantes têm direito a um certificado.

O seminário tem como objetivo celebrar os 50 anos de relacionamento Brasil-China, além de discutir os desafios e as potencialidades da cooperação acadêmica entre os países, com um foco especial na parceria entre a UFSC e as instituições chinesas.  

programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e uma aula pública de mandarim.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.

Aula Inaugural com filósofo alemão Thomas Pogge, da Yale University
set 9@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro,  às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.

Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.

Supervisão e Estágio em Serviço Social
set 9@18:30

O Departamento de Serviço Social (DSS) e  o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) promovem no dia 9 de setembro o Seminário Supervisão e estágio em serviço social: a experiência da UFSC e da Universidade Católica de Angola (UCAN), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 18h30.

O evento contará com a palestra do professor Amor António Monteiro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UCAN, que será mediada pelo professor Hélder Boska de Moraes Sarmento. O Seminário acontece como uma das atividades do docente da UCAN enquanto visita o PPGSS/UFSC. A iniciativa foi viabilizada a partir da aprovação no edital de seleção de candidatos às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita será de 2 a 20 de setembro, tendo como professora anfitriã Tânia Regina Krüger.

O evento é gratuito e tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social, mas é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição. O Seminário dá direito a certificado que deve ser solicitado.

Mais informações no site ou no Instagram da Coordenadoria de Estágios do DSS.

set
11
qua
SAPECO: Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC
set 11@8:30 – 17:00

A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.

O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.

Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.

De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.

Confira a programação:

Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.

Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.

Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado

Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.

set
12
qui
SAPECO: Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC
set 12@8:30 – 17:00

A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.

O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.

Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.

De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.

Confira a programação:

Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.

Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.

Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado

Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.

set
13
sex
SAPECO: Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC
set 13@8:30 – 17:00

A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.

O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.

Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.

De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.

Confira a programação:

Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.

Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.

Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado

Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.

set
16
seg
Inteligência Artificial e Blockchain
set 16@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
17
ter
Inteligência Artificial e Blockchain
set 17@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
19
qui
Inteligência Artificial e Blockchain
set 19@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

set
27
sex
Seminário ‘O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos’
set 27@9:00 – 17:00
Seminário 'O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos' @ Auditório Henrique Fontes

O grupo de pesquisa e extensão do Observatório da Ética Jornalística  da Universidade Federal de Santa Catarina (objETHOS/UFSC), coordenado pelas pesquisadoras Natália Huf e Kalianny Bezerra e pelo professor Samuel Pantoja Lima (JOR/UFSC) promove um seminário para celebrar seus 15 anos de atividade. A atividade ocorre no dia 27 de setembro, das 9h às 17h, no auditório Henrique Fontes do Centro de comunicação e Expressão (CCE/UFSC). Com o tema O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos, o evento é gratuito e voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo. Será fornecido certificado de 8 horas de participação.

Programação:

9h – Abertura

9h30 às 11h45 – Mesa 1: Reflexões e desafios sobre a crítica de mídia no Brasil
Debatedores: Rogério Christofoletti (UFSC) e Simone Pallone (Observatório da Imprensa). Mediadora: Aline Rios.

14h – Mesa 2: Debate – Quem faz e quem recebe a crítica de mídia
Debatedoras: Paulo Mueller (NDTV) + Paula Guimarães (Portal Catarinas) e professora Rafiza Varão (UnB/SOS Imprensa/Renoi)
Mediador: Samuel Pantoja Lima (objETHOS/UFSC)

Mais informações pelo e-mail samuel.lima@ufsc.br.

out
8
ter
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 8@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
9
qua
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 9@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
10
qui
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 10@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
11
sex
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 11@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
12
sáb
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 12@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.