Calendário de Eventos UFSC

mar
11
seg
Recepção a estudantes 2024.1
mar 11 – abr 5 dia inteiro

Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.

Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Conheça o site Calouras e Calouros UFSC

Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1

Leia mais em sobre a recepção a estudantes.

 

mar
12
ter
Inauguração do calendário da Sociedade de Debates da UFSC
mar 12@18:30 – 20:00

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação. 

De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.

O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

mar
25
seg
Conferência ‘Desastres globais e sociedade mundial’
mar 25@14:00 – mar 27@18:00

O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistemas-Mundo (GPEPSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, entre 25 e 27 de março, a conferência Desastres globais e sociedade mundial: a dimensão ecológica da crise do sistema-mundo moderno.

O evento ocorrerá de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos ouvintes inscritos. A parte presencial da conferência será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá estudiosos, ativistas, políticos e representantes do poder público com o propósito de compartilhar ideias e análises sobre a crise climática atual, a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Segundo a organização, um dos objetivos é “discutir estratégias para enfrentamento e mitigação de desastres naturais e antropogênicos globais e locais, cada vez mais frequentes e graves, contribuindo para o estabelecimento de caminhos para uma sociedade mundial mais inclusiva, socialmente justa e democrática”.

O acesso remoto para palestrantes e público da América do Sul, África, Europa, América do Norte, Sul e Leste Asiático e Oceania será fornecido através da Plataforma Zoom. A conferência será principalmente em inglês, mas as legendas de tradução também estarão disponíveis.

Palestra ‘Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade’
mar 25@16:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.

No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.

 

abr
1
seg
DCE organiza evento sobre os 60 anos do golpe militar
abr 1 dia inteiro

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 1º de abril, um evento para marcar os 60 anos do golpe militar. Entre as atividades previstas está a reinauguração do memorial Ditadura nunca mais!às 14h30, entre o Restaurante Universitário e a sede do DCE, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. 

> Confira a programação completa:

9h – Aula Magna do DCE UFSC: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: a UFSC e a luta popular contra o avanço do fascismo, com Cecília Brancher (USP), Luiz Paiva (UFSC) e Gerônimo Machado (UFSC), em frente à reitoria

12h – Assembleia Geral Estudantil, em frente à reitoria

14h30 – Reinauguração do memorial Ditadura Nunca Mais!, entre o RU e o DCE UFSC

16h – concentração na UFSC para o ato em defesa da democracia

18h – ato em defesa da democracia, na Catedral Metropolitana de Florianópolis (Centro)

Para mais informações, acesse o perfil do DCE no Instagram.

abr
5
sex
Exposição e venda de artesanato – Abril Indígena e 25 anos de história do LABHIN
abr 5@9:00

O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, uma exposição de trabalhos e de artesanato indígena, que também estarão à venda. O evento ocorre a partir das 9h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.

Exibição de ‘Mulheres Araucárias’ – Abril Indígena e 25 anos de história do LABHIN
abr 5@18:00

O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, o relançamento do documentário Mulheres Araucárias. O evento ocorre às 18h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.

Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim
abr 5@19:00

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Praça Santos Dumont, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, o evento Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim. Será uma mesa redonda com Waldir Rampinelli e João Vicente Goulart, com mediação de Nildo Ouriques. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. A entrada será liberada por ordem de chegada, com limite máximo de 80 pessoas.

Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cine Meridianum: ‘A Lenda do Cavaleiro Verde’
abr 12@14:00
Cine Meridianum: 'A Lenda do Cavaleiro Verde' @ Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza neste semestre mais uma edição do Cine Meridianum, um ciclo de exibições e debates sobre filmes com temáticas relacionadas à Idade Média. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária e ao público em geral.

A primeira sessão ocorre nesta sexta-feira, 12 de abril, com o filme A Lenda do Cavaleiro Verde (2021) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis, a partir das 14h. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pela professora Aline Dias da Silveira.

Estrelado por Dev Patel, A Lenda do Cavaleiro Verde é um filme de fantasia inspirado nas lendas arturianas e conta a história de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur. As demais sessões do Cine Meridianum estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho, no CFH. Os filmes e os locais de exibição serão divulgados em breve nas redes sociais do Meridianum.

Serviço:
O quê: Exibição do filme A lenda do Cavaleiro Verde
Quando: Sexta-feira, 12/04, às 14h
Onde: Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://meridianum.ufsc.br/

CNDH: Diálogo com a Imprensa e Comunicadores
abr 12@18:30

Com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CDDH) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina (CEDH/SC) organizam nesta sexta-feira, 12 de abril, uma roda de diálogo com a imprensa e comunicadores do estado acerca do tema: Território, Cultura, Instituições e Enfrentamento ao Neonazismo e Manifestações de Caráter Neonazista em Santa Catarina.

O evento será às 18h30 na Sala dos Conselhos. localizada no térreo do prédio da Reitoria I da UFSC, no Campus de Florianópolis. 

 

abr
13
sáb
Trote Ecológico Integração Ambiental
abr 13@9:00 – 13:00

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Trote Ecológico – Integração Ambiental. A atividade ocorre em 13 de abril, das 9h às 13h, na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Durante o evento, os participantes se dedicarão à manutenção de uma área de recuperação ambiental na praça do CTC, e aos canteiros de horta e viveiros. Além disso, será realizado um piquenique coletivo. Mais informações no Instagram do NEAmb.

Onde fica o Centro
Tecnológico (CTC) de Florianópolis.

abr
15
seg
Feira de carreiras Work Week 2024
abr 15@11:00 – abr 16@20:30

A Universidade Federal de Santa Catarina sediará, nos dias 15 e 16 de abril, a feira de carreiras Work Week 2024. O evento, que é aberto ao público e ocorre na Praça da Cidadania, no campus da Trindade, ocorrerá das 11h às 20h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

A Work Week é organizada pelo Ampera Racing, Fundo Catarina e Start Carreiras e tem por objetivo conectar estudantes com empresas do mercado nacional.

Mais informações na página do evento e pelo Instagram.

abr
17
qua
Aula inaugural de Agroecologia
abr 17@13:00 – 17:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a A’ iny Elementos Da Terra – Escola de Alimentação Viva e Vegana, promove uma aula inaugural do curso de extensão de Agroecologia e Alimentação Viva.

Um dos principais focos da atividade é promover uma alimentação baseada no consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais crus. O curso de extensão em Agroecologia e Alimentação Viva desenvolve habilidades práticas nessa área e estimula reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de estimular práticas naturais de cuidados com a saúde e a natureza. 

O público-alvo dessas iniciativas é composto por pessoas interessadas em mudar seus hábitos de vida, especialmente os alimentares, e em contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso é aberto a todos, sem exigência de escolaridade específica. 

A aula inaugural será na quarta-feira, 17 de abril, na sede do Grupo Escoteiro Desterro 52°SC, localizada no Campus de Florianópolis. evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, contando com palestras, oficina e a abertura oficial da horta do PET EduCampo. A participação é aberta, mas pede-se que confirme presença por e-mail.

Os palestrantes são:

  • Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
  • Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde”  Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande – SP.
  • Camila de Santis, nutricionista, Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Pós graduanda em Nutrição Clínica pela USP e Coordenadora do Projeto Terrapia- Fiocruz/RJ (Alimentação viva e Agroecologia na promoção da saúde).
Encontro: Laboratório Feminista de Literatura Atual
abr 17@13:00

O projeto de extensão LOLA – Laboratório Feminista de Literatura Atual, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quarta-feira, 17 de abril, a partir das 13h, um encontro presencial para debater a obra O Acontecimento (2022), de Annie Ernaux. O evento organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), será realizado na Sala 217, do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O LOLA é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. Qualquer pessoa interessada pode participar do encontro, não é necessário possuir vínculo com a Universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com.

Sinopse do livro:
Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois, quando já é uma das principais escritoras de seu país.

Mais informações pelo perfil do projeto no Instagram.

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

abr
20
sáb
Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo
abr 20@9:00 – 17:00

O Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade (SandS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria da Associação Onda Azul organiza o III Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo. O evento busca disseminar conhecimento acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o surfe adaptado como ferramenta de inclusão social para crianças com deficiência. O seminário ocorre sábado, 20 de abril, na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Canasvieiras, Florianópolis, das 9h às 17h.

Durante o evento, a equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará emitindo a carteira de identidade azul para crianças e adultos autistas, que garante, às pessoas diagnosticadas com TEA, gratuidade no transporte intermunicipal e prioridade no atendimento pessoal em todas as instituições públicas do Estado. Para emitir a carteira é preciso: certidão de nascimento original ou cópia autenticada; CPF; uma foto 3×4 (caso menor de três anos) no padrão ICAO recente (máximo 90 dias); e atestado/relatório médico comprovando a situação.

As inscrições para o seminário são gratuitas e há emissão de certificado de 10 horas.

Mais informações no site.

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento.
9h – Abertura.
9h45 – O potencial da cannabis medicinal como adjuvante nas comorbidades do TEA –  Carolina Chaves, médica da família, especialista em terapias alternativas.
10h45 – A Importância da Psicomotricidade no desenvolvimento de pessoas com TEA – Patrícia dos Anjos Souza, professora de Educação Física especialista em Psicomotricidade.
11h15 – Uma Onda de Amor no Autismo – Coordenadores das localidades do Onda Azul.
12h – Almoço.
14h – Sonhando sob as ondas – O surfe como ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência autismo – Cisco Araña, idealizador e coordenador da primeira escola de surf pública do Brasil (fundada em 1991 em Santos, SP) e inventor da prancha adaptada para PcD.
15h00 – Roda de conversa com autistas sobre suas rotinas diárias (estudo, trabalho, família).
16h00 – Apresentação artística/encerramento.

Coordenado pelo professor Marcos Bosquetti, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC, o grupo Sands é pioneiro no Brasil em estudos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais do surfe. Aborda também as inovações socioambientais, como o surfe adaptado para pessoas com deficiência e a criação das reservas de surfe para preservação do ecossistema local.

A associação parceira, Onda Azul, foi criada em 2015 por pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a missão de proporcionar uma abordagem inovadora de lazer e inclusão por meio das aulas de surfterapia, atividade que promove: interação social, comunicação, coordenação motora, aspectos sensoriais, equilíbrio e persistência às crianças autistas.