Calendário de Eventos UFSC

ago
13
seg
3º Work Week: Feira de Estágios e Oportunidades
ago 13@18:00 – ago 15@22:00

A terceira edição da Work Week, feira de oportunidades que integra estudantes com o mercado de trabalho em um ambiente informal, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2018 na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O espaço visa apresentar aos estudantes de graduação do estado catarinense, nas diversas áreas do conhecimento, um pouco sobre as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.

Estão programadas palestras, visitas técnicas, capacitação sobre liderança, oficina de realização de currículo, workshop de autoconhecimento, além da feira envolvendo cerca de 40 empresas que visam conhecer os universitários e apresentar-lhes oportunidades dentro e fora da universidade.

Mais informações na página do evento.
ago
28
ter
Cineclube apresenta “Moulin Rouge”, de Baz Luhrmann
ago 28@14:30
  

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte’ retorna com a apresentação do filme “Moulin Rouge”, dia 28 de agosto, às 14h30, na sala de projeção do cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse:
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Projeto Fora do Circuito exibe filme de produção teuto-saudita, ‘O Sonho de Wadjda’
ago 28@19:00

O projeto Fora do Circuito exibe o filme “O Sonho de Wadjda”, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC).  Este é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema, que busca trazer obras de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga até 60 pessoas.

Sobre o filme

“O Sonho de Wadjda” foi indicado como melhor filme de língua estrangeira no British Academy of Film and Television Arts em 2014.

Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide, então, fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Direção: Haifaa Al Mansour
Elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohanimais
Duração: 1h 37min
abr
3
qua
Exibição do documentário ‘Quantos dias, quantas noites’ seguida de debate
abr 3@14:00 – 18:00

“O que há entre a vida e a morte?” é o tema do evento que ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). A atividade é promovida pelo Laboratório de Processos Psicológicos do Luto (LAPPSILu/UFSC), pela Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI – UNIPAPI/UFSC) e pelo Laboratório da Psicologia da Comunicação (Laccos/UFSC). O evento é aberto a todos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

No evento, será exibido o documentário “Quantos dias, quantas noites” (dirigido por Cacau Rhoden), seguido de debate. A discussão será mediada pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail lappsilu@gmail.com ou pelo instagram @lappsilu_ufsc

abr
5
sex
Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim
abr 5@19:00

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Praça Santos Dumont, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, o evento Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim. Será uma mesa redonda com Waldir Rampinelli e João Vicente Goulart, com mediação de Nildo Ouriques. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. A entrada será liberada por ordem de chegada, com limite máximo de 80 pessoas.

abr
15
seg
Feira de carreiras Work Week 2024
abr 15@11:00 – abr 16@20:30

A Universidade Federal de Santa Catarina sediará, nos dias 15 e 16 de abril, a feira de carreiras Work Week 2024. O evento, que é aberto ao público e ocorre na Praça da Cidadania, no campus da Trindade, ocorrerá das 11h às 20h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

A Work Week é organizada pelo Ampera Racing, Fundo Catarina e Start Carreiras e tem por objetivo conectar estudantes com empresas do mercado nacional.

Mais informações na página do evento e pelo Instagram.

abr
30
ter
África no Cinema
abr 30@19:00 – 21:00

 O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.

Na sessão de abril haverá a exibição do filme Burning Casablanca, de Ismaël El Iraki. O longa marroquino estreou em 2020 na seleção oficial do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Selecionado para mais de trinta festivais internacionais, ganhou vários prêmios entre 2020 a 2022.

A sinopse indica que Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.

França, Marrocos, Bélgica | 2021 | 2h00 | Drama |

jul
30
ter
Exibição de filme ‘A Árvore Sem Fruto’
jul 30@19:00

O Laboratório de Estudos em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC), organiza o evento África no Cinema, que acontecerá em 30 de julho, às 19h, no Auditório do SESC Prainha, em Florianópolis.

O encontro será marcado pela exibição do filme: A Árvore Sem Fruto, com inscrições gratuitas e abertas ao público em geral.

O África no Cinema é um projeto de extensão organizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC. Além disso, tem por objetivo a divulgação de filmes africanos e o fomento da cultura cinematográfica na cidade.

Para mais informações, acesse o site.

ago
28
qua
África no Cinema
ago 28@19:00

O projeto África no Cinema exibirá gratuitamente no dia 28 de agosto uma sessão do filme “Sobre a Tábua”, de Leïla Kilani, às 19 horas. O evento ocorrerá no Teatro Sesc Prainha, no centro de Florianópolis, e tem como público-alvo a comunidade universitária.

Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.

África no Cinema é uma projeto de extensão universitária do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) do Departamento de História da UFSC, sob a supervisão do professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O projeto conta com o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do SESC.

Sinopse do filme: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Para mais informações, acesse o site.

ago
29
qui
Ciclo de conferências ‘Do Museu do Outro ao Museu de Si’
ago 29@19:00 – 21:00
Ciclo de conferências 'Do Museu do Outro ao Museu de Si' @ Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Ciclo de Conferências “Do Museu do Outro ao Museu de Si” é uma atividade de extensão universitária organizada pelo Laboratório de Estudos em História da África do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) que ocorre uma vez por mês, nos dias 29 de agosto, 25 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro de 2024. As conferências são realizadas sempre às 19h no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

As inscrições são gratuitas, abertas a todos, e devem ser feitas pelo formulário on-line. Será fornecido certificado de participação. O evento conta com o apoio  do Núcleo de Ação Educativa do MASC. As conferências abordarão os seguintes temas: “As coleções africanas em museus do Brasil”; “Matrioshka ou da história de encaixes do MASC”; “O modelo negro no acervo do MASC”; “O modelo negro no atelier de Martinho de Haro”. A programação completa está disponível aqui.

A pesquisa “Do Museu do Outro ao Museu de Si” fez parte das atividades de pós-doutorado do professor da UFSC Sílvio Marcus de Souza Correa, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (USP). Em 2023, o pesquisador coletou dados de uma dezena de museus no Brasil, que contêm aproximadamente 5 mil objetos de arte africana. O estudo também foi realizado em museus de Portugal, França, Bélgica e Senegal durante um estágio no exterior. A pesquisa  segue em andamento em 2024 e uma última etapa está prevista para 2025 no Instituto Nacional de História da Arte (INHA) de Paris, França.

Mais informações na página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).