Calendário de Eventos UFSC

maio
21
ter
Palestra: A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?
maio 21@18:30 – 21:30

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego? no dia 21 de maio, às 18h30, no Auditório Castro, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Para participar é necessário se inscrever através do formulário

A palestra irá abordar sobre o background tecnológico da revolução da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia por trás das LLMs como ChatGPT e seu impacto atual e futuro em diversas profissões e Insights da jornada de construção do Smartbase desde 2022 e como se preparar para o futuro

A atividade será ministrada por Marcio Marchini, sócio fundador da OpenClick.ai, que contará um pouco sobre suas experiências e sobre o background tecnológico da revolução da IA.

Mais informações no Instaram do PET Engenharia de Produção.

nov
14
qui
Palestra sobre processos de geração de cheias fluviais com Günter Blöschl
nov 14@15:30

A palestra Processes of river flood generation: are they changing? vai ocorrer no dia 14 de novembro, às 15h30, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é organizada pelo Laboratório de Hidrologia (LabHidro) e  pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC.

A palestra vai abordar os mecanismos de geração de eventos de cheia e suas mudanças ao longo das últimas décadas, bem como o impacto destas mudanças na magnitude e frequência de ocorrência de eventos de cheia.

O palestrante será o professor Günter Blöschl, hidrólogo austríaco e diretor do Instituto de Engenharia Hidráulica e de Planejamento de Recursos Hídricos da Universidade Tecnológica de Viena. O professor já foi premiado duas vezes por suas contribuições na comunidade científica.

A palestra é gratuita e aberta a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.

Mais informações no Instagram do LabHidro.

nov
22
sex
Minicurso de Introdução à Linguística Forense
nov 22@14:00 – 18:00

O minicurso gratuito Diálogos entre Linguística e Direito: uma introdução à Linguística Forense ocorre no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é promovida pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas).

A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.

Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.

O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.

Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.

Mais informações na página do grupo PoLiTicas.

nov
25
seg
Ciclo de Debates do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística
nov 25@9:00 – nov 26@18:00

O Ciclo de Debates NuPILL 2024 ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 18h, na Sala Hassis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), que promove o ciclo de debates.

O evento é anual e tem como objetivo proporcionar um ambiente de construção de conhecimento e de trocas de ideias sobre as temáticas desenvolvidas pelos membros de sua equipe, além da presença de palestrantes convidados.

Esta edição terá 11 apresentações, com a participação de Regina Dalcastagnè (UnB), com a palestra “Como escrever a história da literatura do século XXI”, mediada por Isabela Melim Borges (UFSC), e com a participação de Ricardo Gaiotto de Moraes (UFSC), com a palestra “Os dois gumes do punhal: a recepção de Torto Arado (Charrue Tordue) na França”, com mediação de Alckmar Luiz dos Santos.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade interessada em Letras e Literatura. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. A participação dá direito a certificado de 10 horas.

Mais informações na página do NuPILL.

Programação:

dez
13
sex
Posse e premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
dez 13@19:30

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA). 

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.