Calendário de Eventos UFSC

out
14
seg
Conferência: ‘Culpa coletiva do Holocausto e omissão do sujeito palestino na Áustria’
out 14@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC) promove a conferência “Culpa coletiva do Holocausto e omissão do sujeito palestino na Austria” no dia 14 de outubro, segunda-feira, das 14h às 15h45. O evento ocorre no Auditorio F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita, aberta a todos, e não é necessário fazer inscrição.

Sobre a conferência

A palestra será ministrada pelo professor Leonardo Schiocchet, da Universidade de Viena. Segundo ele, há um debate na Áustria sobre se os austríacos, como um grupo étnico-nacional, foram responsáveis pelo Holocausto judeu junto com os alemães e, se sim, se as gerações subsequentes de austríacos e alemães também devem carregar essa culpa.

O objetivo da palestra, portanto, é explicar como a “culpa coletiva” e outras noções conjugadas operam como um complexo emocional, amplamente inscrito no “espaço subjuntivo” étnico-germânico, afetando fortemente o “encontro” austro-palestino. Sua explanação estará baseada em um artigo que escreveu para uma edição especial de Public Anthropologist sobre o atual genocídio em Gaza.

Neste trabalho, o professor argumenta que, embora a dimensão legal da culpa coletiva tenha sido amplamente substituída no direito penal internacional pelo princípio da “responsabilidade individual”, suas dimensões política, psíquica e moral ainda moldam fortemente a maneira como aqueles que se identificam etnicamente como austríacos e alemães se envolvem com a Palestina e os palestinos, frequentemente levando à completa negação do sofrimento palestino, o que por sua vez tem indeléveis consequências políticas, sociais, morais e éticas.

“O artigo sugere que, diferentemente da responsabilidade coletiva, a culpa não é um passo necessário para expiar os crimes nazistas. Ao invés disso, a culpa frequentemente impede a expiação, enquanto replica cegamente parte da estrutura nazista de violência, dessa vez contra os palestinos. O artigo conclui que a mobilização desse complexo emocional é um componente-chave da estratégia de realpolitik do estado de Israel, servindo como legitimação para infligir ‘punição coletiva’ à população palestina e permanecer sem censura”, explica Leonardo Schiocchet.

nov
22
sex
Minicurso de Introdução à Linguística Forense
nov 22@14:00 – 18:00

O minicurso gratuito Diálogos entre Linguística e Direito: uma introdução à Linguística Forense ocorre no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é promovida pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas).

A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.

Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.

O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.

Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.

Mais informações na página do grupo PoLiTicas.

nov
25
seg
Ciclo de Debates do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística
nov 25@9:00 – nov 26@18:00

O Ciclo de Debates NuPILL 2024 ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 18h, na Sala Hassis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), que promove o ciclo de debates.

O evento é anual e tem como objetivo proporcionar um ambiente de construção de conhecimento e de trocas de ideias sobre as temáticas desenvolvidas pelos membros de sua equipe, além da presença de palestrantes convidados.

Esta edição terá 11 apresentações, com a participação de Regina Dalcastagnè (UnB), com a palestra “Como escrever a história da literatura do século XXI”, mediada por Isabela Melim Borges (UFSC), e com a participação de Ricardo Gaiotto de Moraes (UFSC), com a palestra “Os dois gumes do punhal: a recepção de Torto Arado (Charrue Tordue) na França”, com mediação de Alckmar Luiz dos Santos.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade interessada em Letras e Literatura. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. A participação dá direito a certificado de 10 horas.

Mais informações na página do NuPILL.

Programação:

nov
28
qui
Cine Meridianum: O Físico
nov 28@14:00 – 17:03

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove no dia 28 de novembro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Físico (2013), dirigido por Philipp Stölzl. O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

Ambientado na Inglaterra do século XI, O Físico oferece um olhar sobre os tratamentos médicos da época e a figura de Ibn Sina (Avicena), um renomado estudioso persa. Após a exibição, haverá um debate.

Sobre o Meridianum:

O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.

Mais informações no site do Meridianum.

dez
13
sex
Posse e premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
dez 13@19:30

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA). 

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.