Calendário de Eventos UFSC

mar
12
qua
Aula inaugural de Jornalismo: ‘Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!’
mar 12@9:00 – 12:00

Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.

Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.

“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

mar
25
ter
Teatro ‘Lagoa de Pássaros’
mar 25@18:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

 

Cineclube África no Cinema
mar 25@19:00

O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.

O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Sobre o filme

O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.

mar
27
qui
Roda de conversa sobre sânscrito, yoga e vaishnavismo
mar 27@14:00 – 18:00

O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.

O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.

O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.

Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.

Exibição do documentário: ‘Hidrelétricas na Amazônia. E depois?’
mar 27@16:30 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.

A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.

A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.

O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).

O trailer do documentário está disponível por meio deste link.

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

abr
4
sex
Palestra: Oportunidade de estudos na Alemanha
abr 4@17:30 – 19:30
Palestra: Oportunidade de estudos na Alemanha @ Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é a maior organização de financiamento do mundo para o intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores. A professora Elaine Cristina Roschel Nunes, de Letras Alemão, desenvolve uma atividade para apresentá-lo como associação sem fins lucrativos e que promove intercâmbio entre universidades em diferentes espaços. O encontro terá a participação da leitora do DAAD e professora visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jenny Fischer.

Ciclo de cinema alemão: ‘Soul Kitchen’
abr 4@19:00 – 21:00

O projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão” (Deutsches Kino) promove a exibição do filme Soul Kitchen (2009) nesta sexta-feira, 04 de abril, às 19h, na sala de projeções do LEC, no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos.

O projeto é coordenado pela professora Izabela D. Broering e está vinculado ao curso de Letras Alemão. São exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português, sempre às sextas-feiras, a cada 15 dias.

Soul Kitchen (2009) é uma comédia dirigida por Fatih Akın, coproduzida por Alemanha e França. O filme narra a história de Zinos, dono de um restaurante em Hamburgo. O negócio não anda bem, pois os clientes não aprovam a comida feita pelo novo chef. Além disso, uma terrível dor nas costas o atormenta e Nadine, sua namorada, resolveu se mudar para Xangai. Zinos decide ir atrás da amada, mas para isso precisa deixar o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.

Acesse o trailer aqui.

Mais informações pelo e-mail izabela.broering@ufsc.br

abr
11
sex
CineBuñuel: ‘La Estrategia del Caracol’
abr 11@19:00

O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme colombiano La Estrategia del Caracol (1993), do diretor Sergio Cabrera, na sexta-feira, 11 de abril. A exibição ocorrerá a partir das 19h, no Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A sessão faz parte de uma curadoria que recebe o nome de Ciclo Coraje del Pueblo, com uma seleção de obras que trazem à cena a força coletiva como resistência às injustiças, e conta com uma conversa sobre o tema e o filme ao final.

La Estrategia del Caracol conta a história de um grupo de moradores que, prestes a sofrer um despejo de sua casa, reúne-se e realiza um plano contra os interesses do milionário responsável pela medida. Em um cenário de aparente falta de saída para a violência da expulsão, os personagens aparecem com uma estratégia misteriosa e criativa, que só se revelará ao final do enredo. O processo de construção coletiva entre os moradores é a proposta da obra que, por meio da organização social, demonstra a efetividade possível na reivindicação da própria dignidade.

Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público e que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Já contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, Entre Nós, ¡Que Viva la Musica!. Neste ano, foca no tema da resistência coletiva, com Coraje del Pueblo, e já apresentou o filme boliviano Yawar Mallku, de 1969.

abr
23
qua
Seminário ‘Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização’
abr 23@9:30 – 12:00

O curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 23 de abril, o seminário Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização, que acontece às 9h30, na Sala Machado de Assis, 4º andar, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

O evento será uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a interpretação comunitária no Brasil, abordando temas como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática essencial para a mediação linguística em contextos sociais diversos.

As convidadas Mylene Queiroz e Jaqueline Nordin, reconhecidas por suas pesquisas e atuações na área, irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios e perspectivas de profissionalização da interpretação comunitária.

 

abr
25
sex
CineBuñuel: ‘Noche de Fuego’
abr 25@19:00

O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.

Sinopse

O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.

Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.

O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

maio
9
sex
Cine Paredão: ‘Wild At Heart’
maio 9@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
29
qui
Cineclube Cinecittà
maio 29@16:00

O Cineclube Cinecittà, promovido pelo Leitorado in loco de língua italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida a comunidade acadêmica para a exibição do filme La Chimera, da diretora italiana Alice Rohrwacher. A atividade será realizada na quarta-feira, dia 29 de maio, às 16h, na Sala Machado de Assis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.

Com um olhar poético e ao mesmo tempo político, Alice Rohrwacher mergulha nas raízes da cultura italiana para falar de temas universais: o pertencimento, o sagrado, o invisível, o abandono e a beleza escondida nas margens da história oficial. Em La Chimera, Rohrwacher nos conduz por uma Itália arqueológica e espiritual, onde fantasmas, memórias e desejos se misturam numa jornada sensível e arrebatadora.

Mais informações sobre o Cinecittà podem ser encontradas nos perfis do Instagram @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc.

maio
30
sex
CineBuñuel: ‘Siembra’
maio 30@19:00 – 20:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Siembra, de Ángela Osorio e Santiago Lozano, nesta sexta-feira, 30 de maio. A sessão ocorre às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis. Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, e a entrada é franca. Após o filme, haverá uma conversa com os programadores do cineclube.

O longa-metragem Siembra narra a história de Turco, um pescador da costa pacífica colombiana, que anseia voltar para a terra que abandonou anos atrás por causa do conflito armado. No entanto, a morte de seu filho frustra esse desejo. Enquanto se realizam os rituais tradicionais de velório, Turco se distancia e vagueia pela cidade para fazer seu próprio luto, mas o tempo passa, e ele precisa encontrar um lugar para enterrar seu filho. A exibição de Siembra é parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas.

O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados à língua, à cultura e à história.

Mais informações no Instagram do projeto.

jun
4
qua
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 4@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.

jun
5
qui
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 5@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.

jun
6
sex
Cine Paredão: ‘Bird’
jun 6@19:00 – 22:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.

Mais informações no instagram do projeto.

jun
10
ter
Palestra: ‘Dentro ai tuoi occhi’: um olhar para a música brasileira através da tradução
jun 10@10:00

O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Língua e Literatura Italiana (NECLIT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra ‘Dentro ai tuoi occhi’: um olhar para a música brasileira através da tradução, no dia 10 de junho, às 10h, na sala 236 do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento contará com a participação de Max De Tomassi e será dedicado às relações culturais e musicais entre Itália e Brasil.

Max De Tomassi é crítico e produtor musical, responsável pelo programa Stereonotte Brasil, da emissora italiana Rai 1. Em reconhecimento ao seu trabalho de divulgação da cultura brasileira no exterior, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, destinada a cidadãos estrangeiros que se destacam nesse campo.

Mais informações sobre o núcleo estão disponíveis no site oficial.

 

jul
11
sex
Cinecittá: ‘O trem italiano da felicidade’
jul 11@15:00

O Cinecittá, cineclube do leitorado in loco do curso de letras italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade, Il treno dei bambini, no dia 11 de julho, às 15h, na sala Machado de Assis, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.

O  filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.

Os interessados podem obter mais informações através do instagram.

Cine Paredão: ‘Away’
jul 11@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Away, de Gints Zilbalodis, na sexta-feira, 11 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Sinopse

Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho ele vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.

Mais informações no Instagram do projeto.