Calendário de Eventos UFSC

Mar
11
Mon
Recepção a estudantes 2024.1
Mar 11 – Apr 5 dia inteiro

Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.

Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Conheça o site Calouras e Calouros UFSC

Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1

Leia mais em sobre a recepção a estudantes.

 

Mar
24
Mon
Aula Magna com escritor Jeferson Tenório
Mar 24@18:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no dia 24 de março, a Aula Magna que marca o início do semestre letivo 2025.1. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), ocorrerá às 18h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.

Com o tema De onde eles vêm: uma reflexão sobre a formação de leitores no espaço acadêmico, a aula será ministrada pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 e autor das obras O avesso da pele e De onde eles vêm.

A atividade integra as ações de recepção e acolhimento dos estudantes e tem como proposta estimular uma reflexão sobre a trajetória universitária como um processo de aprendizado coletivo e construção de futuros possíveis. O evento é aberto a estudantes a toda a comunidade e não exige inscrição prévia.

A Prograd reforça a importância da participação da comunidade acadêmica, incentivando docentes a integrarem a atividade aos cronogramas de seus cursos. Além disso, as coordenações de curso são convidadas a orientar os estudantes ingressantes a acessarem a página calouros.ufsc.br, onde estão disponíveis informações sobre outras atividades de recepção.

> Serviço:
Data: 24 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, UFSC – Florianópolis
Palestrante: Jeferson Tenório

Para mais informações, acesse: calouros.ufsc.br.

Apr
25
Fri
Aula Magna ‘Formação em Design na Contemporaneidade’
Apr 25@9:30

O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às  9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.

Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.

Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.

Jun
3
Tue
Feira de Cursos UFSC 2025
Jun 3@8:00 – Jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

Jun
6
Fri
Palestras de recepção do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais
Jun 6@16:30

O Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGDN/UFSC) promove nesta sexta-feira, 6 de junho, a partir das 16h30, o evento de recepção acadêmica dos mestrandos ingressantes no ano de 2025.

O evento, realizado no Auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), contará com palestras sobre a gestão de riscos e de desastres e seus desafios atuais, com foco nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line. As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificado de horas.

Para mais informações, acesse o site do PPGDN.

 

Jul
9
Wed
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
Jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.