Serviço:
O QUÊ: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: Diálogo com os Determinantes Sociais em diversos cenários
QUANDO: 23 e 24 de novembro
ONDE: Hotel Quinta da Bica D`Agua
Saiba mais.
Serviço:
O QUÊ: Audiência Pública: verificação de autodeclaracao de negros e indígenas e combate a fraudes
QUANDO: 23 de novembro, às 19h
ONDE: auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Saiba mais.
A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN), promove a campanha ‘A UFSC diz não à violência contra a mulher’. Serão nove dias de ativismo desenvolvidas entre os dias 24 de novembro e 6 de dezembro. O evento busca mobilizar e conscientizar a comunidade acadêmica dos campi da UFSC sobre a necessidade de combater todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres na comunidade interna e externa.
Saiba mais.
Serviço:
O QUÊ: CineParedão exibe filme “Pária” (2011) de Dee Rees
QUANDO: 24 de novembro, às 20h
ONDE: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva, auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Saiba mais.
A Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (MAÇÃ), evento realizado por estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá de 26 de novembro a 7 de dezembro de 2017. O tema deste ano será “MAÇÃ SISUda Cênicas Resiste” que, segundo os organizadores, “foi pensando na movimentação politica atual, nos golpes e retrocessos que o país vem sofrendo e nas repercussões de censuras e ataques contra a arte, assim como na politica do nosso curso”. A abertura do evento será no domingo, 26 de novembro, às 17h, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Mais informações na página do curso ou pelo Facebook.
O Grupo Teatral Abaporu, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estreia neste final de semana o espetáculo “Clownsificados”. A estreia será domingo, 26 de novembro, às 18h, na Caixa Preta – térreo do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local a partir de uma hora antes da apresentação. O espetáculo não possui falas, sendo acessível para o público surdo.
Foram quatro meses de processo para levar aos palcos um divertido enredo, onde cinco palhaços desempregados buscam uma nova fonte de sustento diante do público. Valendo-se de uma dose certa de humor, o trabalho questiona o fazer artístico e a dura realidade de não se poder ganhar a vida somente com a arte.
Com mais de três anos de pesquisas em torno das máscaras (da neutra ao clown), este é o segundo espetáculo do grupo – que no primeiro semestre estreou “Pegando do Resto”, espetáculo que também segue no repertório da companhia.
Em “Clownsificados” é explorada a linguagem da menor máscara do mundo: o nariz vermelho. A peça apresenta palhaços em situações atrapalhadas, nas quais tentam desempenhar um papel que não lhes foi vocacionado. O trabalho foi realizado durante as disciplinas de Atuação e Encenação IV do curso de Artes Cênicas da UFSC, que completa neste semestre dez anos de sua criação.
A vida nem sempre é feita de sorrisos, nem mesmo quando você nasceu para ser palhaço. Quando faltam as gargalhadas, falta também o papel-moeda. O que seria do artista se ele fosse forçado a não mais fazer arte? Como se sairia tendo que performar um papel que não o de sua natureza? Em Clownsificados os palhaços do Grupo Abaporu tentam ganhar a vida em outros trabalhos, porém seus desempenhos são questionáveis. Cinco clowns à procura de um emprego encontram em uma folha de jornal a solução: uma plateia!
Ficha técnica
Diretoras: Blenda Trindade e Laura Wilbert Gedoz
Elenco: Gleydson Garcia, Igor Gomes, João Quinalha, Maykon José e Pitita Blasius.
Dramaturgia, trilha sonora e engenhocas: Grupo Abaporu
Produção Executiva: Olivia Dias
Classificação etária: a partir de 6 anos
Duração: 45 minutos
Serviço:
O QUÊ: CineBuñuel exive filme Neruda (Chile, 2016), de Pablo Larraín
QUANDO: 28 de novembro, às 14h
ONDE: auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU)
Saiba mais.
Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), professor de Filosofia e psicanalista, é o palestrante convidado da III Aula Magna do Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina (CERP-SC). O evento será realizado no dia 29 de novembro, às 18h30, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Aberto ao público e não é necessária inscrição.
Com o tema “Brasil: democracia ou barbárie?”, a aula faz parte do terceiro módulo do curso “Como lidar com os efeitos psicossociais da violência?”, que já trouxe a Florianópolis nomes como Marilena Chaui, Marcelo Freixo e Luiz Eduardo Soares. O curso é realizado em parceria com a UFSC, por meio do grupo “Psicologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas”, linha de pesquisa do NUPRA, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina e o International Centre for Health and Human Rights.
Mais informações no site do CERP.
Serviço:
O QUÊ: Projeto ‘Mundo Autista’ realiza evento de capacitação para profissionais de Saúde e Educação
QUANDO: 30 de novembro, das 13h30 às 18h
ONDE: auditório da Reitoria
Saiba mais.
Serviço:
O QUÊ: Ciclo 3 do projeto Café com Dança promove palestra “Dança e Deficiência – Destravando Indagações”
QUANDO: 4 de dezembro, às 14h30
ONDE: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos
Saiba mais.
Os educadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e das demais redes de ensino, acadêmicos e pesquisadores podem realizar as inscrições, até o dia 31 de janeiro, para a 7ª edição do Congresso de Educação Básica (COEB). O encontro ocorre de 5 a 6 de fevereiro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema do congresso deste ano é Docência na sociedade multitelas e tem como objetivo provocar mudanças práticas no cotidiano escolar. Até o dia 31 de janeiro o endereço eletrônico http://www.pmf.sc.gov.br/sites/coeb2018/ estará disponível para cadastramento das 1371 vagas.
A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em SC realizará sua primeira reunião ampliada no interior do estado, para a qual todos os professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas do Planalto Catarinense estão convidados. O encontro ocorrerá no Salão de Atos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da UDESC de Lages no dia 27 de fevereiro às 14h.
Mais informações no facebook, site ou pelo e-mail: sbpc.sc@sbpcnet.org.br.