Calendário de Eventos UFSC

set
25
qua
Cineclube Presença
set 25@18:30

O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.

Confira a programação:

  • 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
  • 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
  • 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)

Mais informações no Instagram.

set
27
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘Lene e os espíritos da Floresta’
set 27@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):