Departamento de Farmacologia participa de Simpósio da Rede Novos Talentos

13/06/2011 16:21
Entre os dias 29 de maio e 1° de junho a UFSC foi representada no Simpósio de Criatividade, Interatividade e Difusão em Ciências da Rede de Educação e Ciência: Novos Talentos pelo Departamento de Farmacologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O encontro aconteceu na Casa de Cultura da cidade fluminense de Paraty e reuniu representantes das 18 universidades que integram o projeto com o objetivo de estimular o ensino criativo das Ciências no Ensino Médio através de cursos experimentais de pequena duração – proposta deste programa apoiado pelo Ministério da Educação e apoiado pela Finep e pela Capes. A discussão de novas metodologias de ensino e das dificuldades encontradas no trabalho desenvolvido permeou os quatro dias de palestras e apresentações culturais.O coordenador-geral da Rede Novos Talentos e do departamento de Farmacologia da UFSC João Batista Calixto deu início às atividades do Simpósio na noite de domingo. Calixto relembrou a história da Rede, iniciada em 1985 pelo professor da UFRJ Leopoldo De Meis. No mesmo dia, o coordenador ainda resumiu as atividades feitas por cada grupo e o público pôde assistir à apresentação “Dançando para não dançar”, de Tereza Aguilar.

Na manhã de segunda-feira, 30/05, o presidente da Capes Jorge Guimarães palestrou a respeito da atuação da instituição na Educação Básica no Brasil e da importância do ensino diferenciado e prático, para que os alunos cheguem ao meio acadêmico estimulados. O destaque seguinte ficou por conta da fala do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende a respeito do ensino das Ciências no Brasil. Para Sérgio, é essencial que novos pesquisadores sejam incentivados e descobertos desde a Educação Básica. “O Brasil se encontra em uma fase próspera e para que isso seja consolidado é necessário dar continuidade ao fomento tecnológico e científico” avalia.

Encerrando a programação da manhã, o professor Antônio Pavão da UFPE – criador do Espaço Ciência – foi o responsável pela dinâmica “Observar, registrar e descobrir”. Após o intervalo, aconteceu a primeira Plenária de avaliação da Rede, que se repetiu no segundo dia do evento. Já durante a noite o sambista Paulo Barros trouxe a palestra “Ciência na Sapucaí” – em que foi exibido o desfile da Unidos da Tijuca, aliada à explicação de Paulo acerca de todos os aparatos desenvolvidos para o desfile do ano de 2010.

Na terça-feira a programação foi dominada por integrantes da Rede. Coordenadores de diversas universidades como UFRJ e Fiocruz, puderam expor suas principais atividades desenvolvidas – livros, DVD’s, vídeos, hipermídias, jogos, gibis – para incrementar o ensino científico aos estudantes. A avaliação final – feita pela Finep e pela Capes – aconteceu na segunda pela manhã, junto ao encerramento promovido pelo professor Calixto. “O Simpósio foi ótimo para traçarmos novas estratégias para ampliar ainda mais o número de universidades integrantes e aprimorar o trabalho desenvolvido nos grupos que já pertencem ao projeto” pontua o coordenador-geral, que ainda acrescenta a visibilidade nacional e a dificuldade de entrada nas escolas públicas como os maiores desafios para a Rede de Educação e Ciência: Novos Talentos.

A Rede – Os cursos de férias oferecidos apostam na praticidade e no dinamismo do ensino, através de DVD’s, história em quadrinhos, livros, manuais, literatura de cordel, peças teatrais e outras atividades. A última inovação foi a do glossário científico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), desenvolvido e incentivado pela professora Vivian Rumjanek, da UFRJ.

O projeto contempla atualmente 18 universidades em todo o país e 23 grupos que oferecem os cursos experimentais. 2.885 alunos e 927 professores já foram beneficiados com bolsas de estágio nos laboratórios. Na UFSC, o departamento de Farmacologia é responsável por cursos de férias e workshops destinados a alunos e professores de escolas públicas da Grande Florianópolis. A temática abordada pelos bolsistas atuais – Rodrigo Marcon, Mariane Ventura e Robson Puel – é a de “Como surgem e agem os medicamentos”, expondo a aplicabilidade da teoria aos alunos.

Por Gabriele Duarte/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

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